Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 10 de junho de 2003

Courier: Uma solução para as novas exigências logísticas

Os serviços de courier prosperam por atenderem às necessidades das empresas, já que a concorrência está dependente, cada vez mais, da vantagem competitiva dos sistemas logísticos do que dos custos de produção, dos produtos ou dos canais de vendas.

Qual a importância das empresas de courier/entrega expressa na logística das empresas, hoje em dia?
“As empresas de transporte expresso e provedoras de soluções de logística estão vendo aumentar sua importância no mercado global porque importadores e exportadores estão procurando por serviços e soluções integradas que os ajudem a obter acesso ao mercado global e facilitar o envio e a distribuição de produtos com velocidade e segurança”, diz Luis Mauri, gerente sênior de liberação alfandegária e operações da FedEx Express Brasil.
Já Claudio Fernando Czarnobai , diretor comercial da DHL Express, informa que, em função das necessidades de estoques cada vez menores na indústria, as empresas de entrega expressa passam a ser vitais na cadeia de suprimentos das empresas. Segundo ele, muitas vezes o custo dos estoques é significativamente maior do que os custos de logística expressa e, por isso, cresce a importância das remessas expressas. “Hoje – diz ele – a concorrência entre as empresas está cada vez mais dependente da vantagem competitiva dos sistemas logísticos do que dos custos de produção, dos produtos ou dos canais de vendas.”
Economia na redução dos estoques também é apontada por Rubens Luiz Pereira, diretor comercial da Exato Transportes Urgentes, como uma das vantagens proporcionadas pelo uso das empresas de courier “Os ganhos logísticos decorrentes desta economia estão contribuindo para que os volumes dos pedidos de compras sejam cada vez menores”, enfatiza ele.
Por sua vez, Rogerio Talebb, diretor da Tacex International Courier, destaca que a importância das empresas de courier cresce à medida que as relações comerciais entre os países se intensificam. Assim, dentro do contexto de uma economia globalizada, o courier passa a ser um dos principais meios pelo qual o Brasil estará conectado ao mundo no terceiro milênio. “O principal objetivo do courier internacional é incentivar as empresas a realizarem mais negócios”, destaca ele.
Por seu turno, Paulo Nogueirão, gerente de vendas da TNT Express do Brasil, diz que processos tradicionais de operação e controle centrados em preocupação exclusiva quanto a uma única atividade não têm mais vez no atual cenário. “É aí que o transporte expresso é a solução da vez para garantir a competitividade. É a complementação mais eficiente e rápida ao processo logístico, que é bastante complexo”, completa.

Agilidade

Pelo fato de as empresas de courier oferecerem serviços diferenciados, que agregam valor à cadeia produtiva de seus clientes, muitas vezes, os benefícios gerados ultrapassam os maiores custos das remessas expressas.
E estas mesmas empresas de logística expressa são usadas, por diversas vezes, para “apagar incêndios” na área de logística ou para fazer a entrega dos materiais os mais “estranhos” possíveis. Por exemplo, no período de final de ano, um dos pontos críticos das empresas é entregar brindes aos seus clientes. Algumas têm brindes muitos especializados, diz o gerente de vendas da TNT Express.
“Um cliente pediu, certa vez, que entregássemos uma pista de corrida de Fórmula 1 com alguns carrinhos. Fizemos uma embalagem bastante personalizada e cada diretor de empresa presenteado recebeu o brinde das mãos de uma recepcionista vestida de macacão de Fórmula 1. Já os brindes da Vivara, por exemplo, tiveram um tratamento bastante especializado, envolvendo seguros específicos e transporte com rastreamento. Por sua vez, a Imedeen enviou espelhos para seus clientes no Natal. A TNT Express elaborou uma embalagem especial e um gerenciamento da entrega bem específico. A Nestlé enviou vasinhos de barro e chocolates que precisavam de cuidados especiais e bastante rapidez na entrega, afinal o produto poderia derreter. Já a BMF – Bolsa de Mercadorias pediu, certa vez, a entrega de quadros. O brinde não poderia ser colocado um sobre o outro, além de requerer uma embalagem bastante minuciosa”, exemplifica ele.
Outra situação é descrita por Taleb, da Tacex. “Um cliente nos ligou numa quinta-feira e precisava entregar um documento urgente, até domingo pela manhã (corrida de Indianápolis). Então, tínhamos duas alternativas: enviar um courier on board (passageiro iria entregar em mãos o documento), com alto custo para o cliente, ou retirar tal documento no cliente às 17 horas da quinta-feira (algumas empresas grandes só fazem exportação no mesmo dia para coletas até as 12 horas) para exportar até Miami e, lá, o nosso gerente operacional retirar no aeroporto e fazer o redespacho imediato por outra companhia, utilizando o serviço priority. Esta foi a opção que oferecemos. O documento foi entregue com quase 24 horas de antecedência e o custo do serviço adequado às condições do cliente.”
Realmente, Nogueirão, da TNT Express, diz que, muitas vezes, uma peça importante de um equipamento crucial de uma indústria tem que estar em determinado local no momento em que o técnico o está consertando. Uma fábrica de impressora, um cliente que precise de reposição de equipamentos, fitas ou materiais especializados que necessitem estar na hora certa em que o profissional especializado está no local para a resolução de determinado problema. O fator trânsito deste material neste momento torna-se preponderante.
Linhas de montagem paralisadas por falta de peças são outro exemplo onde a contratação de uma empresa de logística expressa pode ser fundamental, segundo Czarnobai, da DHL Express. “O custo de paralisação nestes casos pode ser de milhares ou até milhões de dólares por dia. Portanto, ter uma solução em algumas horas ou em um ou dois dias pode ser a diferença na lucratividade do negócio”, ressalta.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal