Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 27 de julho de 2005

Congresso sobre emergência ambientais também enfoca o transporte

A Interação Ambiental Consultoria em Meio Ambiente e a revista Meio Ambiente Industrial vão promover, nos dias 4 e 5 de agosto próximo, em São Paulo, o “1º Congresso Brasileiro de Emergências Ambientais”.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

1º DIA – 04/08

7h30 – 8h30
Recepção dos Participantes

8h30 – 8h40
Abertura do Evento

Julio Tocalino Neto – Diretor Executivo da revista Meio Ambiente Industrial e da FIMAI (Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial)
Fernando Altino – Vice-diretor do Instituto de Química da UERJ e consultor da Interação Ambiental

8h30 – 10h30
Mesa Redonda: A Atuação das Agências Ambientais nas Situações de Emergência

Moderador: Fernando Tabet – advogado responsável pelo Setor Ambiental do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados; coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Comércio França-Brasil; representante brasileiro na RIELA – Rede Interamericana de Especialistas em Legislação Ambiental.

Debatedores:

Dr.Edson Haddad – Trabalha na CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental desde 1983, tendo sempre atuado na área de prevenção, preparação e resposta a acidentes ambientais com substâncias químicas. A partir de 2000 passou a gerenciar o Setor de Operações de Emergência da CETESB.
Mauro Gomes de Moura – Químico – Formado pela Pontifícia Universidade Católica -1978. Atuou na vigilância sanitária do Estado, área de saneamento ambiental, período 1979/1981. assessoria nos anos 80 ao Ministério da Saúde, nos Programas de Vigilância da Qualidade para Consumo Humano. Exerce sua atividade desde 1981 no Órgão Ambiental do Estado do Rio Grande do Sul, tendo exercido as chefias da Divisão de Vigilância Ambiental, Serviço de Emergência Ambiental, Departamento de Qualidade Ambiental e atualmente Diretor Técnico da instituição.
Recebeu condecoração por relevantes serviços prestados à Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul.

10h30 – 10h50
Intervalo

10h50 – 12h30
Painel: Emergências Ambientais – Aspectos Jurídicos e de Comunicação
Mauricio Taam – Engenheiro de formação, com pós graduação em Planejamento de Sistemas e também em Engenharia Econômica, Gerência Ambiental pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, vêm trabalhando na área ambiental já fazem 15 anos, tendo experiência acumulada na condução de diversos projetos ambientais e na gerência de processos de licenciamento de projetos do setor energético, tendo atuado inclusive por diversos anos como Gerente da Área Ambiental de Furnas Centrais Elétricas. Na ANP, desempenhando a função de Especialista de Meio Ambiente, tendo participado da concepção e da redação da Resolução CONAMA 273/00 sobre licenciamento de postos de revenda de derivados de petróleo e armazenamento de combustíveis, e também da recente Resolução CONAMA 293/01 que dispõe sobre requisitos mínimos para Plano de Emergência Individual de Instalações da indústria do petróleo e das instalações portuárias. Sendo também representante da ANP junto ao MMA para a definição e implantação do Plano Nacional de Contingência para incidentes de poluição por óleo, e também é o representante da ANP junto ao Conselho Nacional de Política Energética – CNPE no Grupo de Meio Ambiente.
Fernando Altino – IQ/UERJ; Interação Ambiental – Engenheiro Químico formado pela UERJ em 1987 e mestre em Gestão Ambiental da Produção pela COPPE–UFRJ (2001). Atualmente, é doutorando na mesma instituição (COPPE-UFRJ) desenvolvendo uma tese na área de comunicação ambiental. Efetiva experiência na indústria química – 17 anos na Bayer S.A – tendo atuado na produção Farmoquímica, Química e, principalmente, na área ambiental. Vice Diretor do Instituto de Química da UERJ, no qual é professor desde 1992. Atua diretamente com Meio Ambiente desde 1995 já tendo realizado diversos trabalhos de consultoria para dezenas de grandes empresas, especialmente do ramo industrial.

12h30 – 14h00
Almoço

14h00 – 15h40
Painel: Acidentes com Produtos Perigosos nas Rodovias Brasileiras
Dra. Glória Benazzi – Engenheira Química formada em 1975 pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora da comissão de Transporte Terrestre Produtos Perigosos da Associação Brasileira de Normas técnicas – ABNT desde 1981.Superintendente do Comitê Brasileiro de Transporte e Tráfego-CB-16 da ABNT desde 1998. Membro do Conselho Deliberativo da ABNT (representando o Conselho Técnico – 2000/2001 e 2003/2004). Assessora Técnica do SINCOQUIM/ASSOCIQUIM desde 1999.Assessora Técnica da NTC desde 2002.
Dra. Ângela Parente – Coordenadora geral de meio ambiente DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes / Ministério dos transportes).

15h40 – 16h00
Intervalo

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal