Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 10 de janeiro de 2004

Confenar: a maior rede de distribuição de bebidas do país

Criada para atender a mais de 1 milhão
de pontos-de-venda em todo o território nacional, a Confenar
– Confederação Nacional das Revendas AmBev e
das Empresas de Logística da Distribuição visa
a otimizar as atividades do segmento e garantir sua representatividade,
além de gerar negócios que beneficiem os mais de 400
revendedores associados. Atua nacionalmente através de 10
associações regionais e é considerada a maior
rede de logística e distribuição de bebidas
do pais, tendo 35 mil funcionários e gerando 105 mil empregos
indiretos.
Para conhecer um pouco deste processo voltado para a entrega de
bebidas nos mais variados pontos do país, fomos ouvir Guilherme
Henrique Ramos Marconi, conselheiro da Confenar e responsável
pela Área de Negócios da Confederação.

Várias atividades

LogWeb:
Explique como funciona a logística da Confenar, envolvendo
infra-estrutura e pessoal, e como são feitos os pedidos e
o envio das cervejas e dos refrigerantes?

Marconi: A logística da Revenda Confenar engloba as seguintes
atividades: Puxada – É a operação de transferência
dos produtos da fábrica para dentro da revenda. A distribuidora
faz a marcação de retirada pelo site da AmBev. A área
responsável recebe a marcação (pedido) e passa
para a fábrica. A fábrica recebe a marcação
e autoriza a retirada dos produtos pela revenda. Armazenagem – Começa
a acontecer assim que o produto chega da fábrica. Na revenda,
são negociados volumes de vendas e preços junto ao
ponto-de-venda, com suporte e envolvimento de gerentes, supervisores
e vendedores. O armazém organiza o estoque conforme quantidades,
marcas, perfil do ponto-de-venda, áreas de entrega e rotas
praticadas por sua frota. Venda e Entrega – Os vendedores saem a
campo com metas estabelecidas em relação ao número
de pontos-de-venda a serem visitados e à quantidade de produtos
a serem vendidos. Também saem informados quanto a possíveis
descontos, histórico dos pontos-de-venda, possibilidade de
promoção ou bonificação e ações
de marketing, considerando a época do ano ou algum lançamento
de produto. Após esta consolidação, ele repassa
seus resultados para a revenda, para que esta providencie a entrega
conforme os pedidos.

LogWeb:
Quais as tecnologias usadas para a distribuição? Quais
os benefícios?

Marconi: Na fase da armazenagem, já há softwares para
orientar qual a melhor logística de armazenagem dos produtos
dentro das revendas. Também são empregadas diversas
técnicas, instrumentos e tecnologias junto ao time de vendedores
na abordagem aos pontos-de-venda, como os PDAs. Essas tecnologias
wireless permitem aos vendedores saber o histórico dos clientes
e a avaliação da capacidade de venda de cada ponto,
o que acarreta promoções, bonificações
e descontos. Com os PDAs, há uma maior agilidade nos pedidos
capturados junto aos pontos-de-venda. Através da descarga
remota desses pedidos, as revendas os conhecem praticamente em tempo
real. A fase de entrega também está mais sofisticada,
pois os revendedores contam com instrumentos específicos
que lhe garantem qual a melhor rota a ser praticada nos diversos
pontos-de-venda, considerando aspectos como horários, fluxo
de trânsito e itinerários.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal