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Conteúdo 10 de setembro de 2004

Como operar com baterias tracionárias

Considerando que a operação correta das baterias tracionárias é de suma importância para se manter às condições ideais de trabalho das empilhadeiras elétricas, convidamos Luiz Antonio Gallo, gerente comercial da Skam Empilhadeiras Elétricas, a desenvolver este tema, que resultou nesta matéria especial.

Relação bateria & carregador (quantidade por equipamento)
Quantidade adequada de baterias e carregadores para cada equipamento:
å Para 1 turno de 8 horas: 1 bateria e 1 carregador;
å Para 2 turnos de 16 horas: 2 baterias e 1 carregador;
å Para 3 turnos de 24 horas: 3 baterias e 2 carregadores.

Baterias tracionárias/Controle de operação – O tempo de operação da bateria deve ser tomado pelo Período de Operação, ou seja, pelo turno de trabalho. A carga da bateria só deve ser realizada ao final deste turno (normalmente, o turno corresponde de 6 a 8 horas), mesmo se a bateria tenha sido usada apenas 2 horas. A bateria nunca deve ser armazenada descarregada, pois isto pode causar danos permanentes nas placas, levando à perda da mesma. Em resumo, recomendamos iniciar a recarga da bateria no máximo 1 hora após o período de operação. Portanto a bateria deve ser carregada periodicamente, isto é, sempre carregada.

Cargas incompletas – Durante a descarga, a bateria transforma quimicamente o material ativo em sulfato de chumbo, que deve ser novamente transformado em material ativo. Quando a carga não ocorre, o sulfato de chumbo cristaliza na placa, impossibilitando de transformá-lo novamente em material ativo, que significa perda de capacidade e, conseqüentemente, perda de rendimento.
Quando a bateria é retirada para a operação sem ter completado a carga, suas placas ainda contêm sulfato, agravado pela nova descarga que formará mais sulfato, causando perda de rendimento e aquecimento rápido e elevado durante a carga subseqüente. A bateria só deve entrar em operação quando estiver plenamente carregada. Isso ocorre se a bateria não for carregada periodicamente.

Sobrecarga – Da mesma forma que a bateria não pode sofrer cargas incompletas, não deve receber sobrecarga (mais carga que o necessário). Isto aumenta excessivamente os valores de temperatura e gaseificação e causa o envelhecimento precoce da bateria, reduzindo drasticamente sua vida útil. Para detectar se a bateria está sofrendo sobrecarga, é preciso acompanhar o display do carregador, que indica tempo de carga e corrente de carga da bateria.

Repouso após a carga – A bateria, após terminar o regime de carga, deve ficar em repouso no mínimo 1 hora. Isto é feito para que haja homogeneização do eletrólito, evitando, assim, que a temperatura tenha uma evolução contínua durante a operação de carga e descarga.

Registro periódico (ficha de controle) – Deve-se manter uma ficha de controle para cada bateria, registrando diariamente, no início da carga e no início da descarga (antes da bateria entrar em operação), a hora, a densidade, a temperatura do elemento piloto (defina um elemento central da bateria como sendo elemento piloto), assim como o número do carregador, onde foi carregada e o número da máquina que entrou em operação. Mensalmente, é preciso realizar a anotação da temperatura, densidade e tensão de todos os elementos, inclusive o piloto, após uma carga completa.

Carregadores – O carregador deve estar regulado para carga total de acordo com o Ah da bateria. É necessário verificar as condições de funcionamento do carregador periodicamente, pois estando desajustado reduz a vida útil da bateria. A fórmula para determinar a corrente do carregador para cada bateria é dada como:
Corrente do carregador = C8 x 0.185 n

Exemplo: Determinar a corrente do carregador para uma bateria de 324 Ah?
å Corrente do carregador = C8 x 0.185
å Corrente do carregador = 324 Ah x 0.185
å Corrente do carregador = 59,94 Ah
R: Utiliza-se um carregador com corrente de 60 Ah.

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