Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 24 de junho de 2012

Vou morar no trabalho – a relação casa X trabalho

Quem já não disse ou ouviu essa frase? Quem não sente que o tempo profissional se misturou com o tempo pessoal de tal forma que agora está difícil separar? Não é nenhuma surpresa que essa relação seja motivo para a perda da saúde e do rendimento. Ou seja, trabalhamos para ter conforto e qualidade de vida, para sermos ótimos profissionais e sermos presentes em nossas famílias e nas vidas de nossos amigos. Que contrassenso nós não conseguirmos realizar isso!

Se seu trabalho lhe extrai todas as energias necessárias à sua convivência familiar, social e, até mesmo, limita seu crescimento nesse campo, há algo errado. Pode ser com seu trabalho, ou pode ser com você.

Sabemos quão grandes hoje são as exigências para se obter ou sustentar um trabalho de que tanto necessitamos. Contudo, estamos esquecendo que temos outras “moedas” que não só o tempo para trocarmos. A criatividade, o conhecimento para apoiar tomadas de decisões mais rápidas e eficazes são exemplos. Gerenciar bem o seu tempo é contar com tudo que se tem de melhor, do contrário você só terá tempo para oferecer e esse sempre será insuficiente.

Nessa área, a maior bobagem que se ouve é: “Não trago problemas para o trabalho e não os levo para casa”. As outras pessoas até podem não perceber seus problemas, mas você os percebe. Se esses problemas não impactam nos seus relacionamentos, no mínimo, comprometem sua produtividade e criatividade. Não há como deixar de ser humano. Isso é natural, embora não necessite ser assim. O reconhecimento de fraquezas ajuda, e muito, na fortaleza.

Um término de relacionamento, dívidas, ameaças ao seu emprego e outras incertezas que a vida traz, estão diretamente ligadas à sua condição no trabalho assim como o estresse, discussões com colegas de trabalho e uma sobrecarga de atividades estão ligadas à sua condição em casa. Realmente essa relação é muito próxima.

Os primeiros indícios disso é que os dias ruins ficam mais evidentes no trabalho e em casa. Contudo, esses dias só existem para nos ensinar. Só temos que ter cuidado para não acreditarmos no que eles tentam nos fazer acreditar, às vezes que somos fracos ou outras que somos indestrutíveis. Pode ter certeza, estão sempre enganados. É necessário buscar coerência no que acontece e no que se pensa. Quando algo não dá certo agora, não significa que não vai dar certo. A melhor forma de lidar com isso sempre será a maturidade pessoal e profissional sem esquecer-se da sua condição de ser humano.

Trabalho não é refúgio. Seu meio profissional merece mais do que isso. Merece mais considerações que retornam para você mesmo em forma de respeito e realizações. Não é algo para absorver frustrações e descontentamentos de outras áreas da vida.

E o que dizer daquelas pessoas que se sentem melhor no trabalho do que em casa? O trabalho tem tudo a ver com conquistas, com realizações. Muitas pessoas têm sede de realizações, embora outras são assim devido uma relação difícil em casa. Mas não podemos desprezar os valores obtidos em casa através da família, por menos perfeita que possa ser. E ainda vimos o contrário com pessoas que não suportam o trabalho. A dúvida é cruel: Onde está essa tal felicidade?

Essa “divisão” entre o ser e o ter nos perseguirá sempre. Eu SOU através do meu lar, do meu ponto de partida diário. Eu TENHO através do meu trabalho, o que me fornece meios. Contudo, preciso SER o melhor no trabalho para TER uma casa melhor. Confuso, não?

É nessa confusão que buscamos o equilíbrio. Por isso não podemos aniquilar nosso colega de trabalho devido um mau humor temporário ou uma tristeza passageira. Da mesma forma, não façamos uma tempestade num copo d’água pela chegada do pai, mãe, marido ou esposa que parecem não estar num belo dia. Essa relação casa x trabalho precisa ser bem compreendida por cada um e a compreensão precisa ser mais exercitada por todos.

Enquanto isso, lembre-se: Casa (vida pessoal) é o meio de viver aquilo que seu trabalho lhe fornece. Trabalho (vida profissional) é o meio onde se exercita os valores pessoais e ideais. Se serão meios saudáveis… só depende de você. O importante é saber que um completa o outro, mas cada um precisa de seu espaço. Não menos importante é saber que é mais fácil mudar de emprego do que de família. Na compreensão das prioridades vem o equilíbrio e esse traz o descanso e a produtividade.

Marcos Aurélio da Costa Marcos Aurélio da Costa

Foi coordenador de Logística na Têxtil COTECE S.A.; Responsável pela Distribuição Logística Norte/Nordeste da Ipiranga Asfaltos; hoje é Consultor na CAP Logística em Asfaltos e Pavimentos (em SP) que, dentre outras atividades, faz pesquisa mercadológica e mapeamento de demanda no Nordeste para grande empresa do ramo; ministra palestras sobre Logística e Mercado de Trabalho.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal