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Conteúdo 29 de setembro de 2023

Transformando Redes de Suprimentos em Vantagem Competitiva: Estratégias e Desafios

O projeto de redes de suprimentos é um pilar fundamental para o sucesso das organizações em um cenário empresarial globalizado e complexo. Os impactos são consideráveis, tanto em relação aos custos quanto à receita. De acordo com Watson (2013), cerca de 80% do custo da rede de suprimentos é determinado pelo projeto da rede e pelo fluxo de produtos entre seus membros. Empresas que revisam e otimizam suas redes podem alcançar economias significativas, variando de 5% a 15% nos custos totais anuais, e ainda alavancarem seus níveis de serviços. À medida que as redes de suprimentos se tornam mais centradas no cliente final, o desenho estratégico da rede desempenha um papel cada vez mais crucial como diferencial competitivo.

A otimização no projeto de sistemas logísticos tem sido uma prática comum desde a década de 1970 (Croxton & Zinn, 2005). Inicialmente, os modelos se concentravam em rede de distribuição, ou seja, na localização dos Centros de Distribuição (CDs) e na determinação de quais clientes deveriam ser atendidos por cada CD. No problema padrão de projeto de rede, o objetivo é minimizar a soma dos custos de transporte, custos das instalações e custos de armazenagem, sujeito a restrições de capacidade e demanda, como ilustrado na Figura abaixo.

Geralmente, esse problema é modelado como um problema linear inteiro misto e solucionado por meio de diversas técnicas de otimização, sendo os algoritmos de Branch and Bound os mais comumente empregados. Com avanços no poder de processamento e a inclusão de novas variáveis, as empresas passaram a utilizar modelos para projetar porções cada vez mais abrangentes da rede.
Para alcançar uma vantagem competitiva sustentável e alinhar-se com as demandas dos mercados contemporâneos, as empresas precisam adotar novas abordagens no projeto de suas redes de suprimentos. Essas abordagens devem ampliar o escopo do projeto, indo além da tradicional minimização de custos fixos e variáveis para abranger considerações abrangentes, como a incorporação de estoques, impostos, expansão para mercados globais, criação de valor e integração de princípios de sustentabilidade.

Além disso, é fundamental integrar aspectos táticos mais detalhados nas ferramentas estratégicas de apoio à decisão, reduzindo as lacunas entre planejamento e execução em áreas cruciais, como fornecimento, produção, gestão de estoque e logística. A gestão de riscos e a promoção da resiliência também ganham destaque, com a incorporação estrutural de medidas de mitigação de riscos nas ferramentas analíticas de tomada de decisão, devido à crescente complexidade das redes de suprimentos globais.

A adoção de novas tecnologias e modelos de negócios, com foco na digitalização e flexibilidade, é essencial para atender às expectativas dos clientes e ganhar eficiência operacional. Não basta apenas pessoas dedicadas e bons conhecimentos dos processos de negócios, a tecnologia tem papel crucial na viabilidade de projetos de rede de suprimentos.

Ferramentas analíticas avançadas, como otimização, simulação e ciência de dados, oferecem uma oportunidade única para orientar o projeto da cadeia de suprimentos com base em dados concretos. No entanto, sua implementação deve ser acompanhada por uma reestruturação dos processos organizacionais, desenvolvimento de pessoas, promoção da colaboração entre as diversas áreas e esforços para implementação eficaz das soluções propostas.

As ferramentas analíticas disponíveis no mercado são avançadas, mas ainda possuem limitações. Projetar uma rede de suprimento para 100 ou 1.000 SKUs para atender centenas de clientes é relativamente simples, mas desenvolver um modelo para 150.000 SKUs e dezenas de milhares de clientes é desafiador. Agregações de produtos e clientes serão necessárias, e a análise dos custos de impostos será mais complexa, mas não impossível. A formação dos profissionais em logística e Supply Chain será fundamental para o sucesso de projetos de otimização, simulação e ciência de dados. É hora de o profissional de logística e Supply Chain investir em educação!

Por fim, a capacidade de adaptação contínua é essencial, uma vez que o ambiente de negócios está em constante evolução. Portanto, é necessário um processo de redesenho contínuo para manter a sintonia com as estratégias em mutação das redes de suprimentos e a dinâmica do mercado.

 

 

Prof. Dr. Mauro Sampaio Prof. Dr. Mauro Sampaio

Pós-doutorado em Administração pelo Fischer College of Business da Ohio State University (OSU-USA) e pela Chalmers University of Technology (CHALMERS-Suécia). Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela EAESP/FGV. Engenheiro de Produção-Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar). Atualmente, professor adjunto do Departamento de Engenharia de Produção do Centro Universitário FEI. Atua profissionalmente como professor e pesquisador. Seus temas de interesse são: Produção e Operações, Supply Chain Management e Logística.

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