Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 6 de maio de 2022

Por que várias pessoas se formam e não engajam na logística

As várias profissões são importantes, tudo o que se faz honrosamente é digno. Precisamos respeitar as escolhas. Pense, por que você escolheu logística?

Muita gente busca formação por status, ou porque foram forçadas a ser o que não querem ser por alguma razão.

Se o pai pressionou o filho a seguir seu caminho, não raro ele não querer, pode ser que essa pressão injusta exercida na pessoa frustre-a o resto da vida.

Agora, quando inspira a admiração e o fascínio, poderá levar por vontade a seguir um caminho, trilhar os passos, despertar de maneira vocacionada.

Quem trabalha em logística faz o quê? Atua de maneira estratégica, planejando as ações e seus desdobramentos com consequências diretas nos processos, nos custos e nos resultados da organização.

Para isso, é necessário conhecimento, lidar com processos, metas e prazos, buscando o objetivo a ser atingido. Quem trabalha com logística é um estrategista.

Precisamos estar comprometidos com nossas profissões e atuar de maneira tranquila, pois o status da formação te qualifica, elege para exercer uma atividade, mas não significa que você conseguirá atuar naquilo dando o melhor resultado.

Houve uma banalização da logística, de seu emprego e de seu sentido. Quando algo dá errado é comum a distorção risonha: “falha na logística”!

Aumentou-se muito a oferta de cursos por conta da vasta extensão da área e sua alta demanda de formação. E nesses cursos cabem ajustes consonantes com os componentes curriculares, aqueles elementos que compõem a integralização das disciplinas ou atividades a serem realizadas ao longo da duração do programa curricular.

Uma profissão demanda estudos, pesquisas, acompanhamento de inovações, legislação e diretrizes que surgem no mercado a todo instante.

Na área de logística, dentre tantas outras profissões, existem várias pessoas que se formam e não engajam nessa carreira por falta de aperfeiçoamento.

Limitar-se ao que foi adquirido durante a formação não é o suficiente. Para isso, é preciso dedicação, gostar do que faz e encontrar oportunidades para fazê-lo.

Buscar informações em artigos, participar de congressos, palestras e fazer cursos que podem complementar seu conhecimento, que nem sempre são superiores, tá!

E como engajar uma carreira na área de logística?

1) Não vire estudante profissional, faça cursos, mas vá para o mercado praticar o que aprendeu.

2) Adquira experiência e consolide, se empenhe, dedique.  Dificilmente alguém te derruba quando você acumula alguma experiência. É um dos requisitos mais valorizados pelas empresas. Você tem experiência?

3) Planeje sua carreira, estudar, qualificar e ficar estático só diz que você não é capaz de aplicar o que aprendeu.

Logística é e sempre será extremamente útil nos negócios de qualquer segmento, portanto, não faltarão oportunidades.

Palmério Gusmão Palmério Gusmão

Graduado e Especialista em Logística Empresarial pela Faculdade Anchieta de São Bernardo do Campo, possui habilitação pedagógica de docentes em matemática. Adquiriu o título de Auditor Lead Assessor da Qualidade pela NBS Consulting Group. Iniciou trajetória liderando operações na Tegma, maior player estratégico (automotivo) da América Latina. Atuou por vários anos no setor logístico. Seu último cargo foi gerente comercial em uma empresa na área de operações portuárias no Porto de Santos. Foi integrante e líder de comissão de transição e fusão em dois grandes grupos. Experiência no Magistério em cursos de graduação em Logística (disciplinas de administração, marketing e logística) e de pós-graduação (MBA executivo da Universidade Cruzeiro do Sul) e na Escola Internacional de Negócios junto ao SEBRAE. Colunista da Logweb desde 2007. Apresentador do Programa de TV Cenários Logísticos. Aulas consultorias e palestras: professorpalmerio@gmail.com / no Linkedin https://www.linkedin.com/in/palmeriogusmao/

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal