Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 26 de agosto de 2022

Por que a logística reversa é um diferencial competitivo?

 

A logística veio contribuir para a organização saber utilizar melhor seu espaço físico, porém, com o passar do tempo, ela passou a ser considerada uma importante função no planejamento de todo o processo de fluxo de mercadorias.

Já atualmente, a logística passou a ser vista como um diferencial competitivo e as suas atividades estão sendo incluídas no planejamento estratégico para que a organização alcance os objetivos de se tornar um destaque no mercado.

Essa integração da logística com o planejamento estratégico visa direcionar as operações de acordo com os objetivos organizacionais, além de permitir que os processos sejam construídos de forma enxuta, fazendo, com isso, que os setores possam trocar informações para melhorar as relações de trabalho das equipes com o objetivo efetivo de melhorar os resultados.

Outro fator que que vem ajudando muito a logística empresarial é a contribuição que a logística reversa tem dado para que as organizações possam desenvolver estratégias de sustentabilidade, que visa trabalhar com a diminuição dos impactos dos produtos de pós-venda e pós-consumo.

Então, dentro do cenário que estamos vivendo e dos impactos que os produtos podem trazer para o ambiente, se faz necessario analisar os reflexos que as quantidades de artefatos inseridos no mercado podem causar nas operações e como isso interfere na rentabilidade das organizações.

Logística Reversa

A logistica reversa tem em seus procedimentos a reinserção dos materiais que possam ser reaproveitados em novos ciclos produtivos, além de contribuir para o descarte correto dos resíduos. A definição está amparada na publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n°12.305, de agosto de 2010).

 Quais os desafios da logística reversa?

Sendo a logística reversa indispensável para o crescimento das ações sustentáveis e sociais com o objetivo de priorizar a proteção do meio ambiente, permite ainda desenvolver competências para o uso recursos de forma racional. Os grandes desafios estão ligados a: dimensão do nosso território, graves acidentes com transporte de cargas perigosas, descartes irregulares, poluição, etc.

Pensando nas atividades empresariais e na preservação do planeta, muitos líderes mundiais, por imposição, consciência ou apelo da sociedade, passaram a desenvolver regulamentações mais rígidas no que se refere à responsabilidade ambiental.

Com isso, as organizações estão ficando atentas a esses desafios logísticos nos dias atuais, tanto pela responsabilidade ambiental, quanto pela legalização dos processos logísticos e, claro, pela demanda do novo consumidor por organizações mais responsáveis com o meio ambiente.

Diferencial competitivo

Quando buscamos entender o que significa ter um diferencial competitivo para uma organização, verificamos que o termo nos remete aos atributos que uma  instituição precisa desenvolver para ser única e superior aos adversários, além disso, esse diferencial precisa estar inserido no plano de negócios; pois para conseguir estar em uma posição de exclusividade, são realizadas ações que visam manter a empresa em uma condição superior a dos seus concorrentes.

Perante essa perspectiva de ser diferente, as organizações que conseguem implementar nos seus processos a logística reversa tendem a ter um destaque maior junto à sociedade, pois passará uma imagem de ser ecologicamente  correta, além de conseguir uma revalorização do seus conceitos e produtos.

Outro ponto forte que traz benefícios para as organizações no processo de implementação da logística reversa é o fato que a empresa consegue diminuir seus custos operacionais com o reaproveitamento de seu próprio material, utilização de embalagens recicladas e com a compra de matéria-prima do processo de reutilização, em vez de comprar matéria-prima virgem, que é mais cara no mercado.

Sendo assim, podemos observar que o apreço do consumidor em relação a uma organização passa por uma logística reversa baseada no desenvolvimento social e sustentável, priorizando o meio ambiente e o uso racional dos recursos.

Victor Adriano Tavares Victor Adriano Tavares

Possui graduação em Administração, Especialização em Logística, Docência do Ensino Superior, Gestão de Equipes, Gestão e auditoria ambiental e Gestão escolar e Coordenação Pedagógica. Professor Universitário (Administração e Logística), proprietário da Vs2l Transportes e Analista da Educação Profissional – Firjan/SENAI – Departamento Regional do Rio de Janeiro.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal