Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 14 de dezembro de 2012

Perseguir sonhos

Confesso não me agradar muito escrever sobre aquilo que muitas pessoas intitulam “auto-ajuda”. Até porque, acredito que pouquíssimas pessoas teriam bagagem suficiente para exercer tal papel – Eu não tenho –. Considero isso como uma simples troca de experiências. Assim cresce o ser humano: vivendo, olhando ao redor e corrigindo seus pontos fracos sem esquecer-se de explorar suas qualidades. Nada é mais simples que isso. Realizar sonhos também deveria ser simples assim.

Não vou dar aqui o que muitos oferecem e todos querem: Uma receita para realizar sonhos. Talvez você não saiba o que sonhar e aí qualquer receita pode se tornar indigesta e com efeitos devastadores em outros segmentos da sua vida. O “como sonhar” é fundamental.

O grande problema é que hoje em dia as pessoas não só não sabem como realizar seus sonhos como não sabem o que sonhar. Estamos desenvolvendo uma geração sem sonhos, sem muitos ideais. Os sonhos se materializaram demais e isso pode os ter tornado fúteis. As realizações estão mais relacionadas às posses do que às convicções.

Não estaria exagerando se intitulasse essa geração como a “geração cartão de crédito”. Basta observamos que tudo gira em torno de um cartão de crédito: Felizes se o usamos, tranquilos se há saldo, escravos da fatura; por ele se rouba, se mata… Por ele morremos.

Onde estão os sonhos consistentes dessa geração? Claro que há pessoas que se destacam. Mas, não falo de grandes conquistas comerciais, falo das conquistas humanas. Não falo de uma empresa ou de um produto de sucesso, falo de um verdadeiro projeto de sucesso que não enche os bolsos, mas enche a alma, torna uma pessoa brilhante.

Não temos convivido com muitos perseguidores de sonhos há muito tempo. Convivemos hoje com uma mídia que a todo o momento nos aponta nossos defeitos e nos torna insensíveis aos problemas alheios. Nos vemos diante de um espelho que não reflete nossa imagem: Não é esse o cabelo que quero, não é esse o corpo que sonho. De tanto olharmos para essa imagem irreal esquecemos ou não dá tempo de olhar ao redor.

A ordem dos degraus está embaralhada: Não temos um bom emprego porque nosso patrão resolveu se tornar um grande empresário antes de se tornar uma grande pessoa; não somos grandes pessoas porque só queremos ser grandes funcionários. Deixamos de lado a caridade, a humildade, a sensibilidade e o respeito. Deixamos tudo que nos torna aptos ao sucesso como pessoas e vamos construindo nossas casas a começar pelo teto.

O cuidado com o que sonhar vem antes de qualquer coisa. A preparação para receber suas realizações lhe dá margem para manter e alcançar novas conquistas. Um amigo na infância sonhava em ter uma bicicleta, mas não se preocupou em aprender com a que outro amigo oferecia. Ganhou a bicicleta e essa lhe tirou dois dentes e quebrou-lhe um braço.

O dinheiro é líquido na mão de um insensato. Ele escorre e seca sem que perceba. Quantos bons salários não pararam no ralo porque quem tanto sonhou em ganhá-los não se preparou como pessoa? Quantos se limitam na pequenez de seus sonhos? Eles devem crescer à medida do seu crescimento como pessoa. Mais vida, mais divisão de experiências; mais dinheiro, mais generosidade; mais poder, mais humildade.
Perseguir sonhos é um dom. O resultado final não foi obtido por ser mais inteligente, por ser mais astuto. Seu sucesso foi obtido por alicerçar suas estruturas de conquistas, pela persistência, por dominar aquilo que não se conhecia, por estender a mão e erguer aqueles que caíram no seu caminho – eles não são obstáculos, por isso não se passa por cima . Seu sucesso veio porque você foi um verdadeiro perseguidor de sonhos.

Um bom Natal e um novo ano de oportunidades para a realização dos seus sonhos.


Marcos Aurélio da Costa Marcos Aurélio da Costa

Foi coordenador de Logística na Têxtil COTECE S.A.; Responsável pela Distribuição Logística Norte/Nordeste da Ipiranga Asfaltos; hoje é Consultor na CAP Logística em Asfaltos e Pavimentos (em SP) que, dentre outras atividades, faz pesquisa mercadológica e mapeamento de demanda no Nordeste para grande empresa do ramo; ministra palestras sobre Logística e Mercado de Trabalho.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal