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Conteúdo 25 de maio de 2011

Parceria com a iniciativa privada é o início da solução

Os gargalos na infraestrutura brasileira são um problema antigo, há tempos abordado por especialistas e profissionais do setor de transportes e logística. Seus efeitos, no entanto, estavam maquiados pela estagnação da economia. Com a aceleração do crescimento econômico nos últimos anos, a situação se agravou e ficou evidente para a sociedade. Como um bom exemplo, podemos citar o caos aéreo no país.

Diante desse cenário, o Governo se viu obrigado a dar mais atenção a infraestrutura. A reação oficial, apesar de ainda tímida, começa a oferecer resultados interessantes. O principal fator positivo é que o setor público parece ter se convencido da necessidade de promover uma parceria com a iniciativa privada para recuperar os modais do país.

Já é possível perceber uma discussão muito saudável em torno da participação de capital privado na Infraero, por exemplo, tema até pouco tempo atrás tratado como tabu. O projeto inicial prevê a abertura do capital da Infraero por meio de um IPO. O governo brasileiro decidirá nos próximos meses se vai realmente permitir os investimentos privados na empresa. Essa providência vai modernizar o órgão, injetar investimentos nos aeroportos, implantar técnicas de gestão mais modernas e incentivar a concorrência no setor aéreo.

Além da movimentação de passageiros, que quando falha afeta diretamente a população e chama a atenção da imprensa, os aeroportos devem ser vistos como importantes locais para o embarque e desembarque de cargas. Quando se tornarem eficientes serão mais uma alternativa logística viável para as empresas. A bordo de aviões, esse transporte pode ser tornar mais barato e efetivo, além de desafogar outros modais, como as rodovias e os portos.

A recuperação da infraestrutura brasileira, além de investimentos e capacitação técnica, exige inteligência e bom senso. Incentivar a parceria com a iniciativa privada é uma mudança de conceito muito mais importante do que bilhões de reais investidos de maneira pouco eficiente e que vai onerar setores públicos mais prioritários. Ao indicar para a união de esforços, o Governo demonstra que finalmente passou a encarar o assunto com seriedade e que é possível passar a acreditar em uma solução.

Antonio Wrobleski Antonio Wrobleski

Especialista em logística, presidente da BBM Logística, sócio e conselheiro da Pathfind. Engenheiro com MBA na NYU (New York University) e também sócio da Awro Logística e Participações. Ele foi presidente da Ryder no Brasil de 1996 até 2008. Em 2009 montou a AWRO Logística e Participações, com foco em M&A e consolidação de plataformas no Brasil. Foi Country Manager na DHL e Diretor Executivo na Hertz. O trabalho de Antonio Wrobleski tem exposição muito grande no mercado Internacional, com trabalhos em mais de 15 países tanto no trade de importação como de exportação. Além disso, ele é faixa preta em Jiu-jítsu há 13 anos e pratica o esporte há 30 anos.

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