Colunas
-
Marcos Aurélio da Costa
20 de dezembro de 2013
Soprando a brasa
Estava procurando expiração para deixar aos leitores uma mensagem natalina e aquela positividade para o ano vindouro quando me veio à mente uma metáfora sobre o soprar em uma brasa. Percebi que tudo em nossa vida pode ser representado por uma brasa, um pedaço que contribui com o “calor” necessário para “levarmos” a vida adiante. […]
-
Marcos Aurélio da Costa
8 de dezembro de 2013
As entregas que nunca chegarão
Meu aprendizado com os leitores e com os alunos da área de logística é formidável. Por isso, procuro dar o melhor em qualidade de conteúdo para retribuir suas contribuições valiosas nessa troca que me permite um crescimento e um olhar mais atento ao redor. Foi essa troca que me fez escrever sobre as tantas histórias […]
-
Marcos Aurélio da Costa
24 de novembro de 2013
Logística nas catástrofes
O mundo assiste às catástrofes naturais que desafiam governos e setores humanitários, de infraestrutura e de logística integrada a minimizar os impactos devastadores nas vidas dessas pessoas. Não há nada que nos deixe mais orgulhosos do que ver o poderio logístico atuando no apoio às vítimas de catástrofes. E estamos vendo, cada vez mais, essas […]
-
Inclusão afrodescendente no mercado de trabalho
20 de novembro de 2013
Inclusão afrodescendente no mercado de trabalho
Esta semana tivemos o feriado do dia 20 de novembro – Consciência Negra, um tributo a Zumbi dos Palmares (1645-1695), líder revolucionário defensor de ideais para uma sociedade sem (in) diferenças. Saúdo todos os colegas negros que estão empenhados em nosso mercado, desde o maior contingente, lotado em operações braçais até os líderes, diretores e […]
-
Hélio Meirim
12 de novembro de 2013
Os desafios dos compradores nos dias atuais
Muitos são os desafios encontrados para conseguirmos realizar um bom processo de aquisição. Comprar bem não é uma tarefa fácil nos dias de hoje e, nem sempre comprar o mais barato significa que o processo de aquisição foi bem executado. Ao analisarmos o processo de aquisição, identificarmos diversos desafios como identificação, seleção, negociação e avaliação […]
-
Marcos Aurélio da Costa
10 de novembro de 2013
Pré-Sal: Logística é o maior desafio
No último assunto que abordamos sobre a negociação do Campo de Libra, a maior reserva de petróleo na camada pré-sal, tratamos do resultado do “leilão” que, sem concorrência, não poderia ser classificado assim; embora o Governo ainda sustente que foi um sucesso, não poderíamos deixar de citar algumas das razões que levaram o Brasil a […]
-
Informação, riscos e oportunidades na era digital
27 de outubro de 2013
Informação, riscos e oportunidades na era digital
Não há valor maior que o da informação, por isso mesmo avançam as tecnologias e consequentemente temos novas preocupações. A razão pela qual temos sido alvos de escândalos envolvendo espionagem por si só já justifica tal afirmativa. “Estar nas nuvens” é bem arriscado, uma vez que especialistas sobre o assunto alertam que nenhuma informação está […]
-
Marcos Aurélio da Costa
22 de outubro de 2013
O petróleo é nosso! Pelo menos 41,65%…
Estamos vendo o desenrolar de mais um capítulo sobre a reserva brasileira de petróleo na camada pré-sal. Desta vez, foi o tão questionado leilão do Campo de Libra, a maior reserva da história do Brasil, que dividiu brasileiros sobre a autenticidade, sobre as vantagens de concedermos os poderes de exploração a outros países. Não faz […]
-
Marcos Aurélio da Costa
13 de outubro de 2013
A competitividade das crianças
Nessa data especial em que lembramos as crianças, a fase mais perfeita das nossas vidas, penso na competitividade atual vista sob o olhar de uma criança. Dessa forma, podemos observar o que uma criança tem a contribuir com o mercado e o que nós, adultos, estamos fazendo de errado para competir nos segmentos da vida […]
-
Hélio Meirim
6 de outubro de 2013
Planejamento da demanda, o início de tudo
Uma parte considerável, dos desafios logísticos, surge devido à ausência, de processos organizados, que visem o correto entendimento do comportamento da demanda do mercado com relação aos itens comercializados pela organização. Infelizmente, ainda é comum ouvirmos que é “impossível” prever como o mercado vai se comportar, em termos compra, nos meses seguintes. Em algumas empresas, […]