Operadores devem se preparar para investimentos
O setor de logística vai atrair bilhões de reais em investimentos privados nos próximos anos. Apenas os fundos de investimentos estão dispostos a irrigar esse mercado com cerca de R$ 10 bi, segundo um levantamento recente feito pela Awro Logística e Participações. E aportes relacionados à demanda provocada pela realização da Copa e da Olimpíada, além da exploração do pré-sal, deverão multiplicar esse número.
Está claro que os operadores logísticos se tornaram muito atrativos para investimentos no setor produtivo. O cenário atual e os rumos delineados para a atividade econômica nacional permitem concluir que este setor vai garantir dividendos expressivos nos próximos anos.
A porta de entrada natural para este capital são as empresas em atividade. A aquisição de participação em companhias ou o patrocínio de fusões são predominantes nas estratégias dos investidores.
Cabe às companhias estabelecidas e interessadas neste fluxo de recursos se adaptarem às exigências do mercado. Não é raro, após análise mais apurada, que os negócios emperrem por conta de deficiências na operação. É fundamental ter em mente que os investidores buscam lucros e não apenas faturamento (ou a expectativa dele).
Por mais aquecido que esteja o mercado, é essencial que a empresa seja eficiente, ou seja, lucrativa. E muitos operadores, mesmo com alto grau de utilização da capacidade operacional, ainda fecham o ano no vermelho ou apenas “empatando” faturamento e despesa. Essa constatação acarreta em depreciação de até 50% nas ofertas inicias de aquisição ou mesmo inviabilizam alguns negócios.
A atividade logística no Brasil evoluiu bastante nos últimos 15 anos, mas, agora, será necessário um novo salto de qualidade para se adaptar às oportunidades colocadas pela realidade nacional e observadas pelos investidores.
É importante que os empresários revejam práticas administrativas, estratégias da operação, base tecnológica e, principalmente, qualificação da mão-de-obra. Basicamente, a solução é modernizar a gestão. Esse processo, sem dúvida, vai sair mais barato do que oferecer desconto aos investidores.