Mesmo com tantos benefícios, por que poucas empresas utilizam etiquetas RFID?
Pesquisas comprovam que poucas empresas planejam implementar etiquetas RFID. Empresas que implementaram o RFID o fizeram por exigência de seus clientes e não tem utilizado a tecnologia em suas próprias operações.
Apesar de não ser uma tecnologia nova, o RFID ainda está em um estágio inicial, então por que não considerar que já está na hora de implementá-la? A pergunta lógica é: – quais são os benefícios? Freqüentemente nos processos de distribuição podemos sentir os benefícios do RFID.
RFID tem sido utilizado em paletes e embalagens principalmente, na redução das rupturas e melhoria na acurácia dos estoques, sem dúvida um dos principais fatores de desempenho de eficiência e eficácia na cadeia de abastecimento (supply chain).
Relacionado a acurácia dos estoques, pesquisas do Aberdeen Group apontam que o controle de estoques são melhorados em cerca de 17%. Ainda, as contagens de inventário podem ser reduzidas a zero (com acurácia próxima a 100%), especialmente se comparadas com outros métodos como inventários gerais, mesmo quando os materiais já utilizam etiquetas de código de barras.
Outro benefício é a capacidade de eliminar os estoques “congelados”. Em algumas situações de ruptura o sistema é capaz de confirmar a existência ou não do material. A falta de acurácia pode não identificar o momento exato de ressuprimento. Considere um exemplo onde o sistema possui seis produtos apontados no estoque, e o ponto de ressuprimento é com cinco unidades, o na verdade não há nenhum item em estoque. Considerando que não é possível reabastecer e que não temos como vender o que não temos, o número em saldo não será vendido, e somente será identificado na contagem dos estoques, a este estoque é que damos o nome de congelado.
Esta é a pior situação de falta de estoques, pois não há estoque disponível, mas o sistema identifica que sim…
No varejo, após a implementação da tecnologia RFID, o número de rupturas é praticamente zero. Com RFID, no caso de estoques congelados, a ruptura é eliminada.
O uso do RFID tem vários benefícios, principalmente no atendimento ao cliente. A acurácia e informação a tempo, sobre ressuprimento, entrega, localização e nível de estoque contribui no desempenho do negócio.