Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 1 de agosto de 2011

Mesmo com tantos benefícios, por que poucas empresas utilizam etiquetas RFID?

Pesquisas comprovam que poucas empresas planejam implementar etiquetas RFID. Empresas que implementaram o RFID o fizeram por exigência de seus clientes e não tem utilizado a tecnologia em suas próprias operações.

Apesar de não ser uma tecnologia nova, o RFID ainda está em um estágio inicial, então por que não considerar que já está na hora de implementá-la? A pergunta lógica é: – quais são os benefícios? Freqüentemente nos processos de distribuição podemos sentir os benefícios do RFID.

RFID tem sido utilizado em paletes e embalagens principalmente, na redução das rupturas e melhoria na acurácia dos estoques, sem dúvida um dos principais fatores de desempenho de eficiência e eficácia na cadeia de abastecimento (supply chain).
Relacionado a acurácia dos estoques, pesquisas do Aberdeen Group apontam que o controle de estoques são melhorados em cerca de 17%. Ainda, as contagens de inventário podem ser reduzidas a zero (com acurácia próxima a 100%), especialmente se comparadas com outros métodos como inventários gerais, mesmo quando os materiais já utilizam etiquetas de código de barras.

Outro benefício é a capacidade de eliminar os estoques “congelados”. Em algumas situações de ruptura o sistema é capaz de confirmar a existência ou não do material. A falta de acurácia pode não identificar o momento exato de ressuprimento. Considere um exemplo onde o sistema possui seis produtos apontados no estoque, e o ponto de ressuprimento é com cinco unidades, o na verdade não há nenhum item em estoque. Considerando que não é possível reabastecer e que não temos como vender o que não temos, o número em saldo não será vendido, e somente será identificado na contagem dos estoques, a este estoque é que damos o nome de congelado.

Esta é a pior situação de falta de estoques, pois não há estoque disponível, mas o sistema identifica que sim…

No varejo, após a implementação da tecnologia RFID, o número de rupturas é praticamente zero. Com RFID, no caso de estoques congelados, a ruptura é eliminada.

O uso do RFID tem vários benefícios, principalmente no atendimento ao cliente. A acurácia e informação a tempo, sobre ressuprimento, entrega, localização e nível de estoque contribui no desempenho do negócio.

Mesmo com tantos benefícios, por que poucas empresas utilizam etiquetas RFID? Mesmo com tantos benefícios, por que poucas empresas utilizam etiquetas RFID?
Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal