Logística Verde
Nos anos 90, o termo Green Logistics surgiu nos EUA para definir um conjunto de medidas e ações sustentáveis nos processos logísticos e que aqui, no Brasil, ficou conhecido como Logística Verde e/ou Ecologística. Com essa nova área do conhecimento dentro da logística e o avanço digital, as organizações começaram a adotar medidas que pudessem gerar menos impacto no meio ambiente e que, também, reduzissem os gastos nas operações.
Atualmente o tema vem ganhando cada dia mais espaço nas pequenas, médias e grandes empresas, pois os conceitos que sustentam a logística ambiental estão ligados a outras áreas do conhecimento, tais como:
– Economia;
– Meio Ambiente; e
– Sociedade
Além das áreas supracitadas, não podemos esquecer que, no processo de implantação da Ecologística existem outros pontos-chaves, como;
– Produção;
– Armazenamento;
– Transporte;
– Retorno;
– Reaproveitamento dos resíduos.
Devemos adotar medidas verdes na logística?
No cenário atual, onde a sustentabilidade vem demonstrando que as politicas adotas pelas organizações para preservar o meio ambiente vêm aumentando a competitividade, já que os consumidores estão valorizando as empresas que são ambientalmente engajadas, a redução nos custos operacionais já e uma realidade na logística verde que trabalha com a otimização dos processos.
Vamos desenhar o seguinte cenário: O combustível de sua frota, no que diz respeito ao consumo, está diretamente ligado à quantidade de quilometragem rodada. Com isso, a quantidade de gases do efeito estufa que ela gera é enorme. Quando, no mesmo processo, buscamos otimizar as rotas, a tendência é a redução do consumo de combustíveis, diminuindo os custos da operação e, por consequência, diminuindo a emissão de gases poluentes.
Desafios enfrentados pela ecologístico?
Em um pais como o Brasil, onde os problemas ambientais vão desde queimadas, desmatamentos e assoreamento de rios, além, é claro, da poluição do solo, da água e da atmosfera, a logística verde possui outros desafios, tais como:
– Falta de infraestrutura;
– Dependência de combustíveis fósseis;
– O impacto das entregas de última milha no tráfego urbano;
– A invisibilidade da logística frente aos consumidores;
– Custos de investimentos;
– Gestão de fornecedores e parceiros.
Quais são os benefícios da logística verde?
Uma onda crescente de consumidores vem buscando marcas que são mais responsáveis e sustentáveis, porém, muitas empresas estão caminhando lentamente neste sentido. Com isso, aquelas marcas que investirem na logística verde e conseguirem transformar o seu setor produtivo terão uma vantagem competitiva. Nos dias atuais, o cliente está pesquisando as embalagens que possuem selos verdes e certificados de responsabilidade.
Além disso existem outras vantagens que as organizações irão perceber no momento da implantação da logística verde, tais como:
– Credibilidade;
– Redução de perdas;
– Promoção da sustentabilidade;
– Redução de custos;
– Economia de recursos.
Conclusão
As políticas implementadas na logística ambiental representam um grande diferencial competitivo para as organizações que começaram a entender que a valorização da marca também e um diferencial em um mercado altamente competitivo, onde garantir o futuro para a empresa é passar pela sustentabilidade, desenvolvendo medidas de economia de energia, não poluição do meio ambiente e, principalmente, não desperdiçando.