Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 4 de abril de 2023

Logística Verde

Nos anos 90, o termo Green Logistics surgiu nos EUA para definir um conjunto de medidas e ações sustentáveis nos processos logísticos e que aqui, no Brasil, ficou conhecido como Logística Verde e/ou Ecologística. Com essa nova área do conhecimento dentro da logística e o avanço digital, as organizações começaram a adotar medidas que pudessem gerar menos impacto no meio ambiente e que, também, reduzissem os gastos nas operações.

Atualmente o tema vem ganhando cada dia mais espaço nas pequenas, médias e grandes empresas, pois os conceitos que sustentam a logística ambiental estão ligados a outras áreas do conhecimento, tais como:

– Economia;

– Meio Ambiente; e

– Sociedade

Além das áreas supracitadas, não podemos esquecer que, no processo de implantação da Ecologística existem outros pontos-chaves, como;

– Produção;

– Armazenamento;

– Transporte;

– Retorno;

– Reaproveitamento dos resíduos.

Devemos adotar medidas verdes na logística?

No cenário atual, onde a sustentabilidade vem demonstrando que as politicas adotas pelas organizações para preservar o meio ambiente vêm aumentando a competitividade, já que os consumidores estão valorizando as empresas que são ambientalmente engajadas, a redução nos custos operacionais já e uma realidade na logística verde que trabalha com a otimização dos processos.

Vamos desenhar o seguinte cenário: O combustível de sua frota, no que diz respeito ao consumo, está diretamente ligado à quantidade de quilometragem rodada. Com isso, a quantidade de gases do efeito estufa que ela gera é enorme. Quando, no mesmo processo, buscamos otimizar as rotas, a tendência é a redução do consumo de combustíveis, diminuindo os custos da operação e, por consequência, diminuindo a emissão de gases poluentes.

Desafios enfrentados pela ecologístico?

Em um pais como o Brasil, onde os problemas ambientais vão desde queimadas, desmatamentos e assoreamento de rios, além, é claro, da poluição do solo, da água e da atmosfera, a logística verde possui outros desafios, tais como:

– Falta de infraestrutura;

– Dependência de combustíveis fósseis;

– O impacto das entregas de última milha no tráfego urbano;

– A invisibilidade da logística frente aos consumidores;

– Custos de investimentos;

– Gestão de fornecedores e parceiros.

Quais são os benefícios da logística verde?

Uma onda crescente de consumidores vem buscando marcas que são mais responsáveis e sustentáveis, porém, muitas empresas estão caminhando lentamente neste sentido. Com isso, aquelas marcas que investirem na logística verde e conseguirem transformar o seu setor produtivo terão uma vantagem competitiva. Nos dias atuais, o cliente está pesquisando as embalagens que possuem selos verdes e certificados de responsabilidade.

Além disso existem outras vantagens que as organizações irão perceber no momento da implantação da logística verde, tais como:

– Credibilidade;

– Redução de perdas;

– Promoção da sustentabilidade;

– Redução de custos;

– Economia de recursos.

Conclusão

As políticas implementadas na logística ambiental representam um grande diferencial competitivo para as organizações que começaram a entender que a valorização da marca também e um diferencial em um mercado altamente competitivo, onde garantir o futuro para a empresa é passar pela sustentabilidade, desenvolvendo medidas de economia de energia, não poluição do meio ambiente e, principalmente, não desperdiçando.

Victor Adriano Tavares Victor Adriano Tavares

Possui graduação em Administração, Especialização em Logística, Docência do Ensino Superior, Gestão de Equipes, Gestão e auditoria ambiental e Gestão escolar e Coordenação Pedagógica. Professor Universitário (Administração e Logística), proprietário da Vs2l Transportes e Analista da Educação Profissional – Firjan/SENAI – Departamento Regional do Rio de Janeiro.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal