Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 23 de fevereiro de 2012

Liderando um projeto de armazém

Chegar numa determinada organização e encontrar as coisas funcionando é mais fácil que implementar algo do zero.

Geralmente os profissionais trazem seu legado chegando até a usar o projeto fiel do igualmente conhecido de outrora, prática comum; eu não costumo validar isso, não podemos perder a chance de inovar sempre, criar algo novo e de autoria própria.

Existem alguns pontos chaves necessários para definir o projeto, o primeiro deles é o orçamento, após definidas suas diretrizes a meta deve ser atingida.

Não queira fazer tudo sozinho, monte uma equipe de implementação do projeto, dentre os principais aspectos, podemos destacar:
•    Legalidade e documentação: verifiquem todas as licenças necessárias para o funcionamento no endereço;
•    Avalie as características dos materiais a serem ali movimentados, armazenados, separados e embarcados;
•    As docas ou pátios de carga/descarga devem obedecer às características dos equipamentos de transporte e movimentação
•    Para definir os equipamentos de movimentação e armazenagem de materiais conte com os fornecedores e cuidados com tendenciosos;
•    Avalie várias possibilidades de layout e arranjo físico, pois refletem diretamente no custo;
•    Crie layout que atenda no detalhe às especificações do projeto no que diz respeito à parte elétrica, hidráulica, e outras sempre respeitando as características dos equipamentos;
•    Não ignore as especificações técnicas de engenharia, estrutura e alvenaria.

Gerencie as atividades de campo, é bom que esteja sempre por perto, seja para acompanhamento ou direcionamento.

Deixe a mão de obra por conta das empresas contratadas, ou se for algo interno que dê para ser feito com mão de obra própria, capacite-os; diga da importância do projeto, e tragam-nos consigo.
Não aceite palpites e evite atritos, se necessárias forem quaisquer contribuições devem ser postas em reuniões (formais ou informais).

Geralmente um palpite pode levá-lo para longe do que realmente queria ou almejava, com decisões baseadas em intuição dependentes de sorte e sob riscos de influências negativas à equipe e a Companhia.

Coisas do tipo:  “ah se fosse eu as coisas não seriam assim, se eu fosse o chefe faria as coisas muito melhores, todo mundo tá vendo que isso vai dar errado,  só de raiva também não vou colaborar, et cetera”, prepare-se para ouvir, mas mantenha-se firme no propósito do projeto, você é o responsável no comando.

Um consultor pode lhe ajudar na implementação do projeto caso necessário. Lembre-se do contrato de fidelidade e confidencialidade sobre seu projeto.

Após a conclusão do projeto não se esqueça de celebrar e inaugurá-lo, por mais simples que seja isso valoriza e cria um espírito de ânimo às equipes participantes, além de que poderá usá-lo para informar a seus clientes que está preparado para novas oportunidades diante do projeto.

Se for estratégico perante a concorrência fique calado, se não for divulgue.

Mantenha o acervo de toda a documentação e processos feitos para projetos futuros.

Liderar um projeto de armazém não é algo fácil.

 

Liderando um projeto de armazém Liderando um projeto de armazém
Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal