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Conteúdo 4 de julho de 2011

Estratégia de Operações e Planejamento Estratégico

Não existe nada que não seja resultante de uma ação direta de compra e venda, e que também não envolva de alguma forma o transporte.

Ao idealizar novos projetos para produtos ou serviços é necessário pensar sobre os meios de disponibilizá-los aos clientes considerando as muitas variáveis e complexidades desde a fábrica até a gôndola, incluindo a manutenção em garantia e a logística reversa. Muitos projetos fantásticos não tiveram êxito ou foram realinhados por conta disso.

O fluxo básico entrada – processo – saída tem inúmeras variáveis que iniciaram numa demanda ou necessidade, seguida de uma ação de vendas, e devem ser previstas estratégias logísticas para obter êxito no atendimento em níveis competitivos.

Por sua vez também, há de acontecer um fluxo inverso de demanda – suprimento e caixa, ou seja, se vendo e não entrego o cliente não me paga. Esta relação entre a entrada de receitas e saída de produtos deve estar muito bem controlada.

A estratégia de operações está diretamente ligada ao planejamento estratégico, com respostas mais rápidas na redução de custo, onde seria mais moroso implantar uma ação de aumento nas vendas, por exemplo, com reflexos futuros, tenho numa redução de custos operacionais, distribuição e transporte resultados quase que imediatos e mais assertivos.

Em tempos atuais, com níveis equiparados em qualidade, preços parecidos, independente do tamanho ou importância do fabricante ou do provedor de serviços, o que os clientes querem mesmo é serem atendidos nos prazos acordados, que os produtos ou serviços sejam mantidos a um preço justo, expectativa criada na ação de venda, no momento da aquisição.

Por conta de complexidade concorrencial e abrangência, temos muitos gargalos que já foram incorporados no cotidiano da logística, a ponto de serem incorporadas e aceitas determinadas morosidades de terminais, portos, centros de distribuição, geografia, etc.

Concorrência acirrada e um complexo caminho até a gôndola; ganha quem conseguir chegar primeiro, mantendo-se a competitividade do produto ofertado.

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