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Conteúdo 29 de agosto de 2012

A Medida Provisória (MP 576) e Investimentos na Infraestrutura de Transportes

Sejamos otimistas, só o fato de terem olhos para a logística e de maneira mais sinérgica já está valendo a pena, e é algo inédito no país, apesar de os recursos do pacote atual representarem apenas 5% de nossas necessidades.

O renomado Instituto ILOS (Instituto de Logística e Supply Chain) estimou em R$ 985,4 bilhões a defasagem entre a infra de transportes brasileira comparada com a americana, teríamos ao menos 10 longos anos para entrarmos no padrão americano, com investimentos da ordem de R$ 100 bilhões ao ano.

Publicada no dia 16 de agosto de 2012, no texto da MP nº 576/2012, a Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S.A (ETAV) para ser denominada Empresa de Planejamento e Logística S.A (EPL). A ETAV foi criada pela MP 511/2010 com foco no desenvolvimento do trem de alta velocidade entre Rio e Campinas passando por São Paulo. O “trem-bala” não teve interessados por conta dos altos investimentos orçados em 33 bilhões de reais (2011).

A mudança de ETAV para empresa de Planejamento e Logística é bem-vinda, pois a substituição amplia o foco, agora subordinada ao Ministério dos Transportes e integrando o Programa de Concessões de Rodovias e Ferrovias, sendo o trem-bala mantido em pauta.

Pelo novo texto, os objetivos da EPL são:

•    Desenvolvimento de transporte ferroviário de alta velocidade, integrando outros modais logísticos de transportes.
•    Prestar serviços na área de estudos e pesquisas para subsídio e planejamento de longo prazo no setor de transportes no Brasil
•    Gestão do patrimônio, construção, operação e gestão de atividades destinadas a absorver e transferir tecnologia.
Minhas considerações são que:
•    Na transição até chegarmos lá teremos certamente muitas oportunidades e um mercado aquecido.
•     As empresas prestadoras de serviços no Setor terão ampliadas suas oportunidades de negócios, direta ou indiretamente, o que no final das contas ocasionam ganhos para todas as modalidades de transportes.
•    Para os profissionais de logística significa uma necessidade de ampliação de suas áreas de conhecimento, os bancos de universidades e faculdades continuarão lotados, pois o curso de logística já é significativo para qualquer instituição de ensino, ainda que não o valorizem como deveria.
•    No país ainda falta uma parceria entre as empresas e as instituições de ensino no sentido de promover e desenvolver de fato a pesquisa científica. A pesquisa científica na área de logística é uma necessidade. Por conta de vaidade, um dos pecados neste sentido é ainda a promoção pessoal do provedor ou responsável por encabeçar o projeto, daí o objetivo e o foco se perdem no caminho, isso é fato.
•    Termos boas rodovias e ferrovias, de nada adiantarão enquanto o gargalo permanecer na carga/descarga, na burocracia e morosidade de sistemas conservadores de gestão, ou de procedimentos descabidos ou absurdos.

Enfim, necessitamos de ideias como estas, ideias simples e eficazes, que efetivamente saiam do papel e que contemplem as necessidades de forma macro e coletiva.

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