Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 18 de janeiro de 2023

A logística que conecta pessoas e realiza sonhos

INTRODUÇÃO

Estive recentemente pensando sobre a importância da logística. Normalmente quando nos referimos à logística, estamos sempre imaginando aspectos técnicos de armazenagem ou mesmo de transporte. Neste meu texto, eu quero trazer uma reflexão diferente que poucas pessoas levam em consideração.

Eu analisei a perspectiva da logística por uma outra ótica. E conclui que a sua relevância é extremamente sublime e superior às atividades diárias que nos dispomos a fazer nas operações do dia a dia. E que são extremamente importantes. Sem elas nada acontece.

Contudo, quero ir mais longe. Lanço um convite para abstrairmos um pouco dos elementos e fatores que são intrínsecos à logística, seja pela automação, pela implantação de uma torre de controle, por um coletor, uma contagem de inventário, uma separação, um navio ou trem, um sistema de gestão de transportes ou um sistema de gestão de armazéns.

Vamos mais longe? A logística conecta pessoas. E essa conexão de pessoas é o grande fator que faz com que a logística exista desde os primórdios. Seja no B2C ou B2B ou quaisquer B´s ou C´s que existem por aí.

Permita-me trazer alguns exemplos bastante característicos para esta nossa reflexão. São histórias verídicas. São amigos e amigas, que tomei o cuidado de alterar os nomes. Trouxe um caso negativo e um positivo. E te convido a pensar em uma situação que tenha acontecido contigo. Com certeza você vai se ver em parte destas histórias. Comecemos pelo exemplo negativo.

 

A FESTA DE ANIVERSÁRIO

Juliana ia fazer a festa de dois aninhos de sua filhinha Bárbara. Entrou no site de uma empresa especializada em prover mercadorias para festas infantis. E para celebrar tão importante data, escolheu o tema voltado para os unicórnios, um programa que sua filhinha assistia periodicamente. E adorava.

Juliana, após realizar suas pesquisas, selecionar os produtos e estar satisfeita com os preços, não hesitou em realizar a compra. Afinal, a navegabilidade do site e a facilidade com que o site “conversava” com ela convenceu-a fazer a aquisição.

A promessa do prazo de entrega encantou-a, pois estava dentro de seus parâmetros de espera e atendiam o tempo dos preparativos. O aniversário era em um domingo. A promessa de entrega da mercadoria era uma quarta-feira anterior ao evento. Um bom planejamento, na visão de Juliana. Tempo de sobra.

E eis que chega a quarta-feira. A mercadoria não aparece. Esperemos mais um dia, disse ela ao marido Josué. E passa se também a quinta-feira e nada da mercadoria chegar. Josué já estava impaciente. Juliana, mais tranquila disse-lhe que com certeza entregariam na sexta-feira. Mas não entregaram. E veio o sábado. Nada. E chegou a grande data. O domingo de aniversário da Bárbara.

E foi uma correria danada para de alguma maneira suprir a lacuna deixada pela ausência da entrega. Em nenhum destes dias ela sequer recebeu uma chamada, um e-mail ou um WhatsApp informando que o produto não chegaria. Nem mesmo na segunda-feira. Juliana se viu obrigada a ligar para a empresa para entender o que havia acontecido. A funcionária, coincidentemente muito atenciosa, explicou que o sistema indicava que o produto existia, mas fisicamente não existia no estoque.

Isto te lembra alguma coisa? Não preciso ir muito além para explicar o constrangimento com relação às pessoas presentes na festa de aniversário. Mas o pior de tudo. Explicar à criança que aquele enfeite não estava disponível na data do aniversário.

Onde eu quero chegar com esta pequena história? Quero conectar empresas às pessoas, a logística às pessoas. Primariamente, deve-se entender as necessidades dos consumidores para realizar uma logística que atenda efetivamente aos “desejos e sonhos”. Sim, a logística realiza sonhos.

Os consumidores possuem expectativas e a logística possui a função nobre de satisfazer por completo a estas expectativas. Não adianta automatizar a empresa toda, ter a melhor torre de controle, o melhor sistema ERP, se os processos não estão claramente definidos e as pessoas não estão preparadas.

Automatizar equivocadamente processos é acelerar os erros e os descumprimentos. Neste caso, Juliana foi muito boazinha e se satisfez com a devolução de seu dinheiro. Mas o sonho da filhinha de ter uma festa em um ambiente de unicórnios não aconteceu. Juliana, poderia e deveria ter exercido seus direitos de compradora lesada. Poderia ainda ter feito um barulho nas redes sociais. Mas não o fez. Sorte da grande empresa. Poupou uma empresa que frustrou os sonhos de sua filhinha.

 

O AMIGO SECRETO

Alfredo nunca foi uma pessoa muito organizada. E próximo ao Natal se deu conta de que não havia comprado o presente para dar a seu amigo secreto. Uau, que situação. Não tinha muita criatividade para comprar presentes. Talvez uma característica dos homens.

E para complicar a situação, seu carro tinha sofrido um acidente e, portanto, qualquer deslocamento se tornava mais difícil. Consultou a amiga Lilian para saber que ideias ela poderia trazer que o ajudasse na obtenção de um presente que realmente fizesse a diferença para seu amigo secreto.

E a sugestão de Lilian foi a seguinte para Alfredo:

– Meu caro, por que você não acessa um marketplace e seleciona uma lista de presentes que possam agradar a seu amigo. A partir daí você filtra por preço, por mercadorias que possam satisfazer a seu amigo e assim por diante. Mas, ao menos você tem um ponto de partida.

Felizmente dentre os vários marketplaces existentes no mercado, Alfredo encontrou um que lhe sugeria alguns produtos bastante razoáveis para presentear. Mas aí, surge a grande dúvida. Será que chegará a tempo? Será que os prazos colocados no site não são meras fantasias? E se não chegar? Que desculpa darei para o amigo secreto? Que não consegui comprar? O sorteio do amigo tinha acontecido há mais de um mês. Certas justificativas não “colariam”.

Bem, Alfredo resolveu confiar. Em sua cabeça não cabia a palavra logística. É advogado e pouca relação possui com esta disciplina. E não é que a mercadoria chegou no prazo prometido? E Alfredo se sentiu relaxado e feliz com a situação. Afinal, o produto comprado estava em sua casa embrulhado para presente e preparado para entregar ao seu amigo secreto.

Sim logística conecta a pessoas. E é este pensamento que as organizações precisam ter. Desde a entrega de cápsulas de café, passando por sapatos, livros infantis, enfeites de aniversários, xampu, produtos tecnológicos, roupas ou vinhos. Ora, não importa a mercadoria. Ou de onde venha. Importa sim, a habilidade que a empresa possui de entender, de compreender situações de mercado e atendê-las adequadamente. Como neste caso de Alfredo.

 

CONCLUSÃO

É fundamental ter pessoas preparadas em toda a cadeia. Desde o recebimento e o processamento dos pedidos, permeando todas as áreas da organização até a separação, despacho e entrega da mercadoria. Parece exagero. Mas não é.

As empresas precisam ter um propósito que vai além de apenas atender aos requisitos dos investidores ou dos proprietários. Ou mesmo de simplesmente executar suas tarefas. Claro que isso faz parte. A empresa sem isso não sobrevive. Mas terá mais dificuldades para sobreviver se cometer erros crassos e não compreender as necessidades do consumidor.

Isto me remete a uma pequena história… caminhando por uma obra, ao perguntar ao pedreiro o que ele estava fazendo, respondeu que estava levantando as paredes de uma construção. E a mesma pergunta sendo feita a um segundo pedreiro leva à resposta de que ele estava erguendo as paredes de uma escola para que as crianças da comunidade pudessem estudar. Quem está trabalhando com um propósito? O segundo pedreiro trabalha com um objetivo claro que vai além de apenas levantar paredes.

Os exemplos aqui trazidos têm uma conexão muito forte com o varejo, principalmente o comércio eletrônico. Contudo esse segmento não funciona se a cadeia não estiver azeitada o suficiente para fazer com que as mercadorias estejam disponíveis para quem as adquire. Os fabricantes necessitam fabricar seus produtos e disponibilizá-los. Precisam confiar em quem os distribui e entrega para o mercado.

As organizações trabalhando colaborativamente na relação com o mercado compreendem efetivamente a experiência do cliente. Sem modismos. Logística não é apenas transporte ou armazenagem. É conexão de pessoas. Olha que legal. Que tal estampar esta frase em algum caderninho ou na sua mesa? Eu sou logístico, pois realizo sonhos. Conecto pessoas.

Se você e sua empresa tiverem a habilidade de compreender a importância desse texto, então sua empresa está preparada para a experiência do cliente. Pois agilidade, disponibilidade e atendimento passam por saber que aquela pessoa ou aquela empresa independentemente de tamanho com a qual você conecta vai muito além de apenas receber um produto. Passa pela alegria de uma festa de aniversário ou por um abraço em um amigo secreto. Por um sonho. Sem decepções.

Fico por aqui. Ao infinito e além. Que a força esteja conosco. Estou no Linkedin. Me procure por lá e vamos trocar ideias. É sempre saudável! Você me acha neste link. Me acompanhe também na Prosa com Bertaglia, no meu canal do YouTube. Nos vemos por aí; no mundo virtual e quem sabe no presencial.

 

Últimas obras publicadas:

– Logistica e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento

– Supply Chain e Logística – Tendências 2023

Paulo Roberto Bertaglia Paulo Roberto Bertaglia

Fundador e Diretor Executivo da Berthas, empresa de consultora especializada em supply chain e cofundador da Aveso, organização que atua conectando o ecossistema de startups, investidores e empresas em busca de soluções. Atuou nas empresas: IBM, Unilever, Hewlett-Packard e Oracle. Ao longo da carreira tem se especializado nas áreas de Supply Chain Management, Gestão estratégica de Negócios, Liderança, Vendas e Terceirização de Serviços. Professor de pós-graduação em Logística, Gestão Estratégica de Negócios e Tecnologia da Informação. É Autor de vários livros, entre eles Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento – Editora Saraiva, 4ª edição – 2020. Realiza palestras de temas estratégicos, cadeia de abastecimento e liderança empresarial para empresas e instituições educacionais, além de consultorias e mentorias. É fundador da Prosa com Bertaglia, movimento voluntário para a educação cujo acesso é: https://bit.ly/3VW9Anp

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal