Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 17 de junho de 2012

6 de Junho: Dia da Logística

Embora ainda tímidos, comemoramos no último dia 06 de junho o dia da logística. A data remete a “Operação Overlord”,  (“suserano”, na tradução para o português), ocorrida em 1944, a maior operação de mobilização da história onde os aliados (EUA, Grã-Bretanha e Canadá) invadiram a praia da Normandia na França, contra as forças de Hitler.

O encarregado pelo feito foi o Tenente-General Inglês Frederick Morgan, que elaborou um plano de assalto detalhado, batizado de “Operação Overlord”, e a operação foi coordenada pelo General Norte-Americano Dwight Eisenhower, nomeado Comandante Supremo das Forças Aliadas. Que depois em 1952 se tornou presidente dos Estados Unidos.

Alguns autores citam a operação como “carnificina”, já que foram grandes as baixas; prefiro pensar que a operação foi necessária para manter a ordem e a liberdade, culminando no final da Guerra.

Na ação de grande importância para o fim da Segunda Grande Guerra Mundial foram destacados 1700 tanques e quase 200 mil soldados, alcançando o teatro de operações via marítimo, com apoio aéreo de dez mil aviões.  Foram 5000 navios envolvidos na Operação, sendo que 1240 navios de guerra abriam fogo em direção às linhas de defesa inimigas simultaneamente, enquanto os soldados eram transportados por uma frota de 14200 barcos, com cobertura de cerca de 600 navios em direção à praia.  Todo este aparato cobriu um trecho de 80 km na Costa da Normandia divididos em 05 setores (região do canal da mancha). Expulsaram os alemães de Paris e seguiram em direção à fronteira da Alemanha, numa operação intensa que durou mais de dois meses.  Imaginem o custo disso?

Os alemães ficaram em desvantagem por conta de dois fatores:

a) Prever a data da operação, que em princípio ocorreria em maio de 1944, postergada para junho por conta da necessidade de confecção de mais lanchas para desembarque.

b) Divergência quanto ao local de desembarque aliado. De um lado o Marechal de Campo do Exército Alemão Erwin Johannes Eugen Rommel conhecido como a raposa do Deserto, respeitado por sua intervenção na África do Norte entre 1941 e 1943, no comando da Operação Afrika Korps, respeitado por sua audácia e domínio de táticas de guerra com blindados, temido pelos seus comandados e por seus inimigos, acreditava que a operação ocorreria sim na Normandia. Já Hitler era convicto que ocorreria em Calais (mais ao norte), Rommel estava certo.

Tiremos então duas lições aqui: primeiramente a importância da informação, a segunda que o desentendimento e a vaidade do chefe muitas vezes podem levar tudo a perder.

Sem o envolvimento e a sinergia dos países aliados jamais seria possível realizar a operação.

No Brasil as associações se uniram em 2004 e instituíram o dia 06 de Junho como o dia da logística, após ouvirem a opinião de 1297 leitores, IMAM, NTC e Aslog instituíram a data.

Somos um grande contingente e não poderíamos permitir que esta data tão importante passasse em branco, sem nenhuma reverência aos profissionais responsáveis pelo planejamento e execução operacional de ações complexas de grande porte, com maestria.

Merecemos mais eventos comemorativos equiparados à importância do nosso setor e sua grandeza, atingindo todos os níveis de nosso público; seguramente senão o maior empregador de mão de obra direta e indireta; demonstrando a importância de nossa atuação.

Um abraço a todos os colegas que atuam direta ou indiretamente no setor que mais cresce no Brasil e no mundo.

A demanda continua, e será atendida, sempre! Seja por necessidades a serem supridas, por solidariedade, ou pela paz.

6 de Junho: Dia da Logística 6 de Junho: Dia da Logística
Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal