Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 12 de janeiro de 2013

2013! Os desafios de ir em frente, se manter, crescer

Pensei no que seria objeto da primeira coluna do ano fazendo uma reflexão não só do ponto de vista positivo, daqueles que vivenciam momentos maravilhosos, sem se esquecer os que encararam desafios maiores.

Iniciamos o ano com uma amostra muito boa do que fora o anterior para o nosso setor. Salvo o problema de energia, contamos com um pouco de sorte, e a colaboração de São Pedro, pois o “Plano B” implicará em problemas diversos.

Sem dramatizar, problemas são situações geradoras de oportunidades e envolvem perdas; apesar disso, temos razões para seguirmos em frente, com uma amostra muito boa do que foram as oportunidades geradas no ano anterior para o nosso setor.

Geralmente costumam aparecer boas oportunidades profissionais e empresariais nesta época do ano.

Há uma grande expectativa no horizonte de planejamento das empresas e do governo, bem como de novos empreendedores e suas ideias, o que vem preencher algumas lacunas em nossos planos pessoais e de carreira.

A História é viva, e cabe buscarmos em fatos passados a fim de pontuarmos correções em nossos planos pessoais e empresariais. O que deu certo? Onde nos equivocamos? O que valeu a pena? Onde estamos? O que queremos? O que esperam de nós? Coisas do tipo.

Fatalmente os pensamentos pairam sobre: sucesso versus fracasso; resultados versus o almejado, a incerteza sempre presente. O medo de perder mercado, aquele cliente importante, aquela oportunidade, o emprego, recomeçar, etc.

Diante dos fatos, muito importante termos um plano. Embora pareçam óbvios e simples, muitos erros são cometidos da maneira repetitiva por conta de mau planejamento e falta de sinergia em algumas ações e atitudes, no âmbito profissional ou empresarial.

A não leitura do cenário de maneira correta poderá levar-nos mais rapidamente a falhas e consequentemente fracassarmos em nossas ações.

Não acreditar que vai dar certo, caminhar em direção ao infinito, deixar por conta do destino; isso não nos levará a lugar algum.

Tomamos decisões baseadas em fatos, leitura, previsão, no intuito de sermos o mais assertivo possível, buscando melhorar.

Tenha um plano, operacionalize-o e mantenha o controle sobre ele, ou correrás o risco de perder o direcionamento para aquilo que realmente almeja.

Como é que anda sua carreira? Você tem sido um bom profissional? Que caminhos têm trilhado? O retorno está dentro do esperado? Sua empresa é uma boa empresa para os clientes e colaboradores?

Tome uma decisão, não tenha medo de viver a vida e assumir com responsabilidade as “rédeas” e as consequências sobre seus atos.

Nada de ficar se lamentando! Entenda o momento.

Tá difícil, não tenha medo do confronto, recue apenas se o desgaste não valer a pena. Mude os planos; tem que ser viável, tem que gerar resultado, tem que ser plausível; seja objetivo.

Inove, crie, faça; escreva sua história ou de sua companhia neste ano.

Adelante!


Colegas internautas e leitores,

Agradeço os e-mails recebidos, desejo para todos vocês um excelente 2013!
Um abraço de “clamps” pra vocês!

2013! Os desafios de ir em frente, se manter, crescer 2013! Os desafios de ir em frente, se manter, crescer
Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal