Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 31 de dezembro de 2002

Câmara de Transportes integra o setor nas três américas

Durante o III Congresso Nacional Intermodal dos Transportadores de Cargas, promovido pela ABTC – Associação Brasileira dos Transportadores de Cargas –, foi realizada, no dia 14 de agosto, a cerimônia de posse do Presidente da Câmara Interamericana de Transportes, Paulo Vicente Caleffi, e de seus Membros (Vice-Presidentes e Diretores de Modal) pelo Brasil, Equador e México.
Composta por 18 países – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela – a Câmara tem, além de seu Presidente (eleito por todos os países), até dois Vice-Presidentes (um titular e um suplente) e um Diretor para cada modal, por país representado. Os Vice-Presidentes e Diretores são nomeados pelas entidades do setor de cada país.
A sede permanente da CIT está localizada em Brasília, e a Sede Executiva será localizada no país de origem do Presidente, que terá mandato de 02 (dois) anos, podendo ser reeleito por igual período. Atualmente, as sedes permanente e executiva coincidem.

Integração

O objetivo da CIT é promover a integração do setor de transportes das três Américas, por meio do intercâmbio de informações visando à identificação das principais tendências atualmente vigentes nas diversas áreas de atuação da entidade, que serão:

– Entidades do setor de transportes no Brasil
– Estrutura governamental relacionada ao setor de transporte
– Imprensa: Principais jornais, veículos de comunicação e profissionais especializados em transporte
– Legislação sobre transporte
– Normas e requisitos de Habilitação Profissional de motoristas
– Mapas Viários mais utilizados nos países
– Sinalização de Tráfego adotada nos países
– Profissionalização: iniciativas de aprimoramento da capacitação em transporte
– Apoio Jurídico: advogados e empresas especializadas em assistência jurídica ao setor de transporte
– Segurança: informes de acontecimentos relacionados à segurança ou de medidas que visem proporcionar maior segurança no transporte de patrimônio e pessoas
– Seguro de Responsabilidade Civil: experiências e opiniões
– Tributação: tipos de tributos e sua forma de incidência sobre o setor de transporte

Com essas informações, será possível traçar um panorama do setor nos continentes e, através das igualdades, estudar a adoção de medidas comuns para beneficiar a todos os países membros.

Diretoria

Além de Paulo Vicente Caleffi, a CIT é integrada pelos seguintes membros, nos cargos de Vice-Presidente e Diretores de modal para o Brasil, Equador e México, pelo biênio 2002-2004:

1. Vice-presidente da CIT pelo Brasil (Suplente) – Thiers Fattori Costa (Presidente de Honra da CNT – Confederação Nacional do Transporte);
2. Diretor de Transporte de Cargas pelo Brasil – Flávio Benatti (Presidente da FETCESP – Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo);
3. Diretor de Transporte de Passageiros pelo Brasil – Otávio Vieira da Cunha Filho (Presidente da NTU – Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano);
4. Diretor de Transporte Autônomo de Passageiros pelo Brasil – Edgar Ferreira de Sousa (Presidente da FENCAVIR – Federação Nacional dos Taxistas e Transportadores Autônomos de Passageiros);
5. Diretor de Transporte Autônomo de Cargas pelo Brasil – José da Fonseca Lopes (Presidente da FETRABENS – Federação Interestadual dos Caminhoneiros e Transportadores Autônomos de Cargas em Geral );
6. Diretor de Transporte Aquaviário pelo Brasil – Renato César Ferreira Bittencourt (Presidente da FENAVEGA – Federação das Empresas de Navegação Marítima, Fluvial, Lacustre e de Tráfego Portuário);
7. Vice-Presidente da CIT pelo Equador (Titular) – Harrison Vizcaíno Andrade (Presidente da ANDINATIC – Asociación Andina de Transportistas Internacionales por Carretera)
8. Diretor Executivo da CIT pelo Equador – Juan Carlos Abad – (Diretor da ANDINATIC)
9. Diretor de Transporte de Passageiros pelo Equador – Henry Gorozabel Perero (Presidente da FENACOTIP – Federación Nacional de Cooperativas de Transporte de Pasajeros Del Ecuador)
10. Vice-Presidente da CIT pelo México (Titular) – Arturo Alcântara Rojas (Conselheiro da CANAPAT – Câmara Nacional Del Autotransporte de Pasaje y Turismo)
11. Vice-Presidente da CIT pelo México (Suplente) – Leopoldo Almanza Mosqueda (Vice-Presidente da CANACAR – Câmara Nacional Del Autotransporte de Carga)
12. Diretor de Transporte de Passageiros pelo México – Arturo Juncos Ortega (Gerente Geral da CANAPAT – Câmara Nacional Del Autotransporte de Pasaje y Turismo)

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal