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Conteúdo 18 de novembro de 2004

Brasilinvest quer mudar o traçado da ferrovia Norte-Sul

Em proposta elaborada com a Trevisan Consultores, o Brasilinvest
quer mudar o traçado da ferrovia Norte-Sul, hoje em linha
quase reta de Itaqui até Anápolis, em Goiás,
de forma a desviar o percurso dos trens até o Centro-Norte
de Mato-Grosso, na cidade de Lucas do Rio Verde.
Porém, os técnicos do Ministério do Planejamento
têm feito restrições a esta proposta, considerando-a
pouco defensável do ponto de vista econômico-financeiro,
apesar do estudo da Trevisan apontar vantagens no projeto, como
taxa de retorno de 15%, criação de mais de 500 mil
empregos e receita de impostos superior a R$ 700 milhões
com o escoamento da soja daquela região do Mato Grosso.
O governo tem franca preferência pelo traçado atual,
até Anápolis, que, segundo o ministro dos Transportes,
Alfredo Nascimento, torna o projeto da Norte-Sul o mais avançado
nas discussões do governo. Os estudos ambientais já
foram realizados, e a continuidade do traçado atual não
exigiria mudanças na concessão, hoje detida pela estatal
Valec.

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