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Conteúdo 10 de março de 2005

Brasil Ferrovia e Bunge Alimentos fecham contrato

Holding controladora das operadoras
Ferronorte, Ferroban e Novoeste, a Brasil Ferrovia acaba de assinar
um contrato com a Bunge Alimentos para o prazo de 10 anos. O acordo
prevê o transporte de 17 milhões de toneladas de produtos
agrícolas, como soja, milho e fertilizantes, e apresenta
duas novidades.
A primeira é que a Brasil Ferrovia fará a gestão
de toda a operação logística para a Bunge,
do terminal de Alto Taquari, MT, até o Porto de Santos, no
terminal 39.
O outro diferencial deste contrato é a inclusão de
cláusulas que impõem aumento de produtividade, envolvendo
três parâmetros: tempo de carregamento no terminal de
Alto Taquari, ciclo de vagões e tempo de descarregamento
no porto.
A Brasil Ferrovia garante, inicialmente, tempo de 12 horas para
descarregamento no Porto de Santos, mas assumiu o compromisso de
reduzir para seis horas ao longo do tempo. Por outro lado, o tempo
de ida e volta de um vagão, ou ciclo, também deverá
ser reduzido. Hoje, o tempo de saída de uma composição
de Alto Taquari e retorno ao mesmo terminal é de 200 horas.
Segundo a empresa, a meta é reduzir este tempo para 175 horas
num primeiro momento, até chegar a 150 horas. A previsão
é que neste ano a Ferronorte – segundo o acordo, esta empresa
terá a incorporação de ativos rodantes, como
locomotivas e vagões, ao seu patrimônio – transporte
1 milhão de toneladas para a Bunge, sendo que, em 2006, este
volume deve atingir 1,6 milhões de toneladas.

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