Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 1 de abril de 2004

Automação comercial é o tema da Autocom 2004

As principais empresas do setor de automação comercial estarão presentes na Autocom 2004 – VI Congresso, Exposição e Congresso de Automação Comercial, que acontecerá nos dias 13 e 15 de abril, no Frei Caneca Convention Center em São Paulo, SP.
Segundo os organizadores, Ideti – Eventos em Tecnologia da Informação, Afrac – Associação dos Fabricantes e Revendedores de Equipamentos para Automação Comercial e Sucesu-SP – Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações, o evento destina-se aos profissionais da cadeia de distribuição, desde o fabricante até o varejista, passando pelos distribuidores e atacadistas com funções de direções, gerenciais, representação, consultorias, vendas e compras.

Novidades

Várias novidades estão sendo apresentadas na Autocom 2004, como as soluções sem fio, baseadas na tecnologia Bluetooth.
A Naxos é uma das empresas que estará apresentando estas soluções. Dentre os produtos está o BlueCOM – conversor Serial/Bluetooth que permite que todo periférico originalmente serial ligado através de cabos a uma distância limite de 15 m possa ser conectado sem fios a uma distância de até 100 m. Outro equipamento a ser mostrado é o BlueMaster, que concentra até 7 periféricos Bluetooth simultaneamente, também a uma distância de até 100 m de raio.
Ainda durante o evento, a tecnologia da memória de fita detalhe, ou MFD, deverá ser muito discutida, pois está ligada à obrigação dos comerciantes da manutenção, por cinco anos, de cópia em papel das notas emitidas. Desde 2000 a legislação permite que a cópia seja registrada e arquivada em meio magnético, e novos equipamentos com dispositivos MFD estarão expostos. Outro aspecto que deve merecer destaque deve ser a troca das impressoras matriciais dos pontos-de-venda por impressoras térmicas.
Nestes segmentos, a Perto estará lançando a Pertopay 2023, considerada a primeira impressora fiscal MFD homologada pela COTEPE (Comissão Técnica Permanente do ICMS). Neste equipamento, o cupom fiscal é impresso em impressora térmica, com velocidade até cinco vezes maior que as matriciais. A segunda via do cupom é armazenada na memória, eliminando os rolinhos de papel da segunda via. Trata-se de uma impressora fiscal de duas estações, emissor de cupom fiscal e leitora impressora de cheques a jato de tinta.
Já a Schalter Eletrônica estará apresentando o MTS 2.0 Microterminal, que atende às necessidades de frente de caixa e de controle de estoque do pequeno varejista. Consiste em um terminal inteligente que substitui o computador no estabelecimento comercial, desde que suas configurações atendam às necessidades do varejista. Apresenta capacidade de armazenamento de 5000 itens, cadastramento de até 16 operadores no servidor ou 4 por terminal autônomo, armazenamento dos relatórios do SINTEGRA, conectividade com até 3 bandeiras de cartão de crédito independentes para transação eletrônica de fundos, emissão local de relatórios de estoque de produtos, estoque mínimo e vendas/dia, entre outras funções. Além disso, pode ser ligado em rede (até 16 terminais) e tem conexão para periféricos como leitores, displays e balanças.
A Tyco mostrará o monitor touchscreen LCD 1229L, desenvolvido especificamente para o mercado de automação comercial, disponibilizando em espaço reduzido um conjunto de opcionais para pontos-de-venda, como leitor de cartão magnético, leitor biométrico de impressão digital e display voltado para o cliente.
Já a Bematech estará lançando a impressora térmica MP 2100 TH, ideal para emissão de cupons sem valor fiscal nos mais diversos tipos de automação comercial, como em lojas de varejo em geral, em checkouts de hotéis, supermercados e lavanderias.
A Datarégis estará com ECF-PDV LITE, destinado às pequena e microempresas com ate 6.000 itens que praticam operações de vendas de mercadorias ou prestação de serviços. É uma solução para o estabelecimento nas operações a dinheiro, cheques com consulta automática, cartões de débito e crédito de múltiplas bandeiras, cartões fidelidade, tickets e vales, além do recebimento de contas, comunicando dados via linha discada ou radiofreqüência (opcional), armazenando todas as transações efetuadas em memória de fita-detalhe. Possui leitor de cartão magnético integrado ao gabinete e inclui, na sua versão básica, PINPAD seguro com leitor de cartões inteligentes (smartcards).

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal