Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 10 de agosto de 2003

Automação

Ainda de acordo com ela, o VoiceLink é o software que faz a comunicação entre o WMS e o terminal Talkman, enviando a este as solicitações a serem executadas. “Ele pode ser parametrizado conforme a necessidade de cada operação.
Uma das grandes vantagens deste sistema é o que chamamos de ‘operação mãos e olhos livres’, o que permite que o operador permaneça 100% do seu tempo sem ocupar nenhuma de suas mãos. Quando ele precisar pegar o produto a ser separado, não precisa deixar o equipamento de um lado, localizar o produto, pegá-lo, deixá-lo no local correto, voltar e pegar o equipamento de separação e conferência, localizar a tela em que o mesmo está e reinicializar a operação. Ele simplesmente localizará o produto de acordo com a informação ouvida e realizará tudo de maneira intuitiva, sem nenhuma interrupção no processo”, completa Luciane.

A Tecnovia comercializa um software TMS (Transportation Management System), chamado TecnoCargas, 100% nacional, voltado principalmente para operadores logísticos, agentes de carga e transportadoras, e que apoia todo o processo de transporte, integrando-se totalmente à operação e coletando informações em tempo real. “O software aplica-se tanto a transportes no modal rodoviário quanto aéreo, tratando todas as particularidades de cada um, e permite a total integração não só entre as filiais da empresa, mas também com seus clientes e fornecedores (transportadoras, representantes, parceiros, bancos, seguradoras, etc.). A última novidade incorporada ao produto foi o módulo de custos, que permite apurar o custo e a rentabilidade de cada operação e por cliente”, diz Ricardo Moura Ardito, diretor da empresa. O software utiliza tecnologia client/server, com bancos de dados Oracle ou Microsoft SQL Server, e pode ser implantado nas instalações do cliente, usando sua própria infra-estrutura computacional, ou acessado remotamente, na modalidade ASP (Application Service Provider).

Por sua vez, Marcos Ligero Freijeiro, sócio diretor da Emplaca, informa que, a fim de promover uma oferta mais completa, a empresa desenvolveu uma solução de hardware e software para processos de inventário. Com capacidade de parametrização pelo usuário, o sistema de inventário genérico da Emplaca pode ser utilizado para elaborar levantamento patrimonial, contagem de produtos e elaboração de listas de–para, sendo facilmente integrável a sistemas de gerenciamento através de troca de arquivos. “Uma das principais características do sistema é sua capacidade de trabalhar com código de barras, o que reduz o tempo do inventário se comparado com os sistemas tradicionais”, informa o sócio diretor.
Outra novidade da Emplaca envolve etiquetas de aço inox, gravadas em baixo relevo, em processo computadorizado de alta definição, e recomendadas para identificação de patrimônio, máquinas e equipamentos que ficam expostos em ambientes extremamente hostis. “Este produto atende às necessidades de algumas empresas nos ramos petroquímico, indústrias pesadas, usinas e outras que não tinham outra alternativa viável, do ponto de vista técnico e de custo, para a identificação de suas máquinas, equipamentos e endereços lógicos”, completa Freijeiro.

“Queremos enfatizar que uma boa logística é fundamental, porém é essencial que o operador logístico tenha uma solução de informática eficiente, contemplando todas as atividades-meio desempenhadas pelas empresas, resultando no eficiente fluxo de informações e fluxo de mercadoria. Estas funcionalidades de Tracebility (rastreabilidade total dos processos) devem estar disponíveis ao fornecedor, entidades envolvidas e ao cliente, acompanhando ‘passo a passo’, para que, numa eventualidade, possam decidir rapidamente.” A observação é de Milton Nagamine, diretor de vendas e marketing da Store Automação, para determinar a escolha de um software integrado, como os desenvolvidos pela sua empresa, que esteja baseado em tecnologias de ponta, bem como a experiência e o comprometimento do parceiro na implementação desta empreitada. Nagamine diz que os produtos da Store permitem o uso de coletor de dados com código de barras e códigos 2D, para reportar todas as movimentações e status, bem como o uso de radiofreqüência e Transponder para a captura das informações, da Internet e do EDI.

Por sua vez, a Solffactor, que é Premier Solution Partner da Symbol Tecnhologies, apresenta dois lançamentos: o coletor de dados PPT 8800 e o Symbol Wireless System.
“O coletor de dados PPT 8800 é o primeiro equipamento do mercado que oferece o sistema operacional Windows CE 4.1, também conhecida como WIince.Net, e sistema específico para aplicações, do tipo Windows.Net. O equipamento é portátil e ergonômico, além de ser integrado por leitor de código de barras (1D) e radiofreqüência WLAN padrão 802.11b”, diz Claudio Soirefmann, diretor comercial da empresa.
Ele também informa que o Symbol Wireless System é considerado uma inovação em rede sem fio, uma vez que se conecta em rede local wireless através de portas de acesso, transferindo toda a parte inteligente dos pontos de acesso (acess point) para um potente switch extremamente flexível. “Este switch, de arquitetura discreta e fácil instalação, faz o gerenciamento da rede wireless, incluindo aplicações e o sistema de segurança. Assim, as portas de acesso passam apenas a ter a função básica de retransmitir os dados recebidos dos equipamentos móveis dos usuários (PDAs, computadores, coletores de dados, etc.) ao switch”, diz ele.
Soirefmann acrescenta que a concentração da inteligência no gerenciador switch flexibiliza a implantação de infra-estrutura de WLAN (wireless local área network). O usuário poderá fazer qualquer alteração no sistema diretamente no switch, que comandará a inteligência da rede wireless, fazendo a interligação da transmissão de dados entre o ponto de acesso e os servidores nas empresas.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal