Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 10 de setembro de 2003

As vantagens de usar, e as conseqüências da escolha errada

Diante da acirrada competitividade do mercado hoje, o uso de operadores logísticos permite à empresa contratante focar-se no seu negócio e, ao mesmo tempo, utilizar uma estrutura logística completa para ganhar competitividade, rapidez e qualidade na entrega de seus produtos. Mas, a escolha errada do operador logístico pode levar a graves conseqüências.

Primordiais porque oferecem resultados expressivos na melhoria do processo logístico das empresas, permitindo que estas fixem seu foco em sua atividade básica, os operadores logísticos ganham espaço cada vez maior. Por outro lado, estes mesmos operadores logísticos montam estruturas complexas e completas para, de um lado, enfrentar a concorrência acirrada no setor – incluindo a daquelas empresas que, na verdade, não são operadores logísticos, mas se portam como tal, oferecendo, em muitos casos, serviços aquém do esperado – e, de outro, proporcionar ao seu cliente, e aos clientes do seus clientes, agilidade, segurança, produtividade e baixo custo.
Afinal, segundo Maurício Mengai Iañez, gerente de logística da Faster Logistics e mestre em engenharia de transportes, a terceirização das atividades logísticas vem se tornando uma poderosa alternativa à tradicional integração vertical das organizações. “O crescimento no número de terceirizações tem contribuído para o desenvolvimento de empresas mais flexíveis, focadas em suas atividades principais, e, paralelamente, tem beneficiado o desenvolvimento de relações de parceria duradouras”, diz ele.
Ainda de acordo com Iañez, o desenvolvimento destas parcerias logísticas tem trazido uma diversidade de resultados. “Para muitas empresas, a terceirização logística é vista como uma fonte para rápida expansão de mercado, redução de custos do sistema logístico, incremento de vantagens competitivas e da qualidade dos serviços prestados aos seus clientes. Estudos apontam que algumas empresas alcançaram 30% a 40% de redução nos seus custos logísticos e ainda foram capazes de desenvolver processos logísticos globais e de maior qualidade, como conseqüência da terceirização de suas atividades logísticas”, diz ele.

Vantagens
A pergunta básica colocada aos representantes dos operadores logísticos ouvidos nesta edição especial de LogWeb foi com relação às vantagens da terceirização.
Roberto Kiss, diretor da Lachmann Logística diz que, inicialmente, se faz necessária uma conceituação uniformizada para permitir uma correta abordagem do tema, pois, segundo ele, existem hoje muitas divergências de entendimentos entre o que é um operador, um integrador, 3PL, 4PL e seus papéis – ver os gráficos.
“Isso posto, podemos afirmar que existe uma série de vantagens na adoção do modelo de operações terceirizadas, porém muito mais com o modelo de operação com um integrador logístico (4PL), onde se pode citar: operar com empresas ‘especializadas’, com know-how específico na atividade a ser realizada, com experiência e possibilidade de adicionar às atividades melhores práticas já desempenhadas no mercado; oportunidades de obtenção de custos otimizados pelo compartilhamento dos investimentos e custos fixos por uma base diversificada de vários clientes, ao invés de dedicados exclusivamente a uma única empresa/atividade; e gerenciamento centralizado das operações, permitindo saber, a qualquer momento, de forma automática, em um único contato, exatamente o que aconteceu e está acontecendo em cada etapa do processo”, afirma ele.
Antonio Carlos V. Fernandes, gerente geral da A&B Materiais e Logística de Abastecimento, também reconhece que são inúmeras as vantagens em terceirizar as atividades logísticas. “Entretanto, a nosso ver, a vantagem principal é o fato da empresa poder carrear todo o potencial de seus colaboradores efetivos para ações estratégicas focadas no negócio da organização. Neste caso, a empresa terceirizante passará a gerenciar resultados, uma vez que o operacional deixa de ser tarefa sua.”

Ainda de acordo com Fernandes, outra vantagem significativa e objetiva em termos de medição é a substituição do custo fixo pelo custo variável, ou seja, desembolsa pelos serviços que utiliza e sabe exatamente quanto determinada operação custou para a organização.
Pelo seu lado, Silvio Montes Pereira Dias, gerente de logística da Avalon Unit Assessoria, faz uma ampla relação das vantagens em terceirizar as operações logísticas: capacitação gerencial e operacional, o que evita a formação e especialização de recursos humanos próprios, permite acesso a capacidades funcionais específicas, contorna problemas culturais da organização e elimina pres sões internas com serviços específicos; potencial para gerar vantagens competitivas para seus contratantes em três dimensões, envolvendo redução de investimentos em ativos, foco na atividade central do negócio e maior flexibilidade operacional; redução de custos, o que gera economia de escala ao prestar serviços para um substancial numero de terceiros, diminui as despesas administrativas, os estoques e os custos de transporte, armazenagem e distribuição; melhoria da qualidade dos serviços, envolvendo maior disponibilidade de estoques, menores tempos de ciclo, pontualidade nas entregas, utilização de padrões internacionais e de estruturas de parceria mais realistas e criativas, execução de tarefas com estruturas enxutas, que valorizam competências, e tirar proveito de que terceiros são profissionais, cujo sucesso é medido pela satisfação do cliente; crescimento do market share, com entrada em novos segmentos de mercado ou expansão dos mercados já explorados; uso de recursos especializados, a custo mais baixo; credibilidade junto a clientes e fornecedores; e aprendizagem constante.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal