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Conteúdo 10 de outubro de 2003

As novidades na área de logística continuam

Considerando o sucesso do “Show Logistics”, publicado no jornal LogWeb nº 18, apresentamos mais algumas novidades em termos de produtos e serviços, do setor. E mostramos, ainda, o trabalho executado por algumas empresas, sobretudo abrangendo a área de transporte marítimo.

Por exemplo, visando facilitar o transporte e a movimentação de cargas içadas, destacando-se fardos de celulose, alumínio e big-bags, a Saur disponibiliza spreaders para transporte de cargas gerais. O equipamento torna possível a movimentação de cargas inteiras, com um único movimento, como está acontecendo no Porto de Barcarena, PA, onde é efetuado o transporte de lingotes de alumínio do caminhão ao navio e vice-versa. Com capacidade nominal para 35 toneladas, possuem 32 ganchos com engate manual e desengate pneumático (nitrogênio), comandado por controle remoto.
Ainda nesta área, a Tongs, de Volta Redonda, Rio de Janeiro, oferece uma ampla linha de equipamentos. “Na área para portos, estão disponíveis grabs hidráulicos por controle remoto, mecânicos e eletrohidráulicos, barras de carga, polipos, tenazes e silos de descarga”, diz Rodrigo F. Costa, do departamento de marketing da empresa.
Dos grabs, que são o carro chefe da linha portuária, a empresa fabrica quatro versões, destinadas aos trabalhos leve, médio, pesado e extra-pesado, que possibilitam operações com densidades de 1,2 a 3,6 toneladas/m3.

Na linha de equipamentos diversos, a empresa fabrica tenazes mecânicas e eletromecânicas com e sem giro para movimentação de cargas em paletes, cilindros de laminação, campânulas e defletores em fornos de recozimento de bobinas. Também produz caçambas tipo clam-shell para sólidos, granulados ou pastosos e polipos mecânicos e eletrohidráulicos para sucata de todo tipo, lixo ou madeira.
No que se refere ao transporte marítimo, também vale destacar os serviços oferecidos, como os do terminal de contêineres do Porto de Santos, administrado pela Santos Brasil.
Trata-se de um terminal marítimo habilitado no regime Linha Azul que possui infra-estrutura com 484.000 m2 de área total, sendo 20.000 de área coberta.
Carlos Alberto Urnikes, gerente de operações logísticas & comerciais da Santos Brasil, também destaca que é oferecido um serviço especial porto a porta, utilizando-se de um trem expresso para interligar o Tecon à região de Campinas. “Também são oferecidas soluções integradas para importadores, exportadores e freight forwarders, bem como um avançado sistema de tracking, para o melhor gerenciamento das operações de importação e exportação”, diz Urnikes.

Ainda neste segmento, a Hipercon Terminais de Carga firmou, recentemente, uma parceira com o grupo CSAV, que tem na sua composição os armadores Montemar, a Libra e a própria CSAV. “Com uma movimentação diária que ultrapassa os 300 contêineres, o grupo veio somar sua competência a nossa tradição” diz Roberto Dantas, gerente de contêineres.
Ele também informa que o Departamento de Despacho Aduaneiro da empresa obteve a primeira certificação, do sistema de qualidade ISO 9000, pelos serviços de declaração de exportação e importação, acompanhamento de vistorias, pagamento de fretes e emolumentos, entre outros.
Por sua vez, a Bandeirantes Dragagem e Construção tem como objeto principal a prestação de serviços no ramo de dragagem marítima e portuária. Entre as suas principais atividades estão: dragagem marítima e portuária, recuperação de praias e aterro hidráulico de área, enrocamento, guia corrente e quebra-mar, derrocamento marítimo e fluvial, além de construção de cais.
Por outro lado, com mais de 40 anos de atuação em logística de comércio exterior, o Grupo Maia decidiu desdobrar suas operações, conceituando novas empresas.
Transporte rodoviário, projetos logísticos nacionais, distribuição e armazenagem foram confiados à Omnitrans. Outra nova componente do grupo Maia é a Tecnitank – empresa que assumiu as atividades da antiga divisão de isotanques – especializada em reparos de contêineres e licenciada para atendimento emergencial, transbordo de produtos químicos, drenagem, coleta e destinação final de resíduos e no tratamento físico, químico e biológico de efluentes.
A MTI – Maia Transportes Internacionais responde pela área freight fowarder, com agentes em mais de 70 países e apta para o door-to-door, para a consolidação e a desconsolidação de cargas aéreas e marítimas e para as demais operações logísticas internacionais.
“Com a tradicional e conhecida Maia Logística permanecem as assessorias aduaneira e jurídica, que abrangem a orientação geral de projetos para o comércio exterior, desde a classificação e o enquadramento tarifário até a representação junto a órgãos governamentais e a elaboração de consultas fiscais e tributárias”, completa Vera Cecília de C. O. Passos, gestora jurídica, institucional e de marketing da Omnitrans.

DIVERSOS
Já com o principal objetivo de facilitar o manuseio, reduzir a fadiga dos operadores e garantir maior precisão e controle das operações, a Schenck do Brasil – empresa que oferece soluções na área de movimentação de materiais, através da divisão FAS – Sistemas de Montagem Final – acaba de colocar no mercado brasileiro uma nova linha de manipuladores de carga. Flexíveis, permitem várias aplicações, que podem variar de uma simples aplicação na área de movimentação de materiais, como no abastecimento de prensas em estamparia ou em máquinas, onde o risco de acidentes seja grande.
De acordo com Henrique de Saes Triboni, gerente da unidade de negócios FAS, são equipamentos mecânicos, com assistência pneumática, elétrica, hidráulica – ou em sua combinação –, projetados de acordo com normas e regulamentações internacionais sobre ergonomia.

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