Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 10 de agosto de 2005

As novidades na área da logística

No caso da Apisul a novidade é o ApisulLog, sistema integrado de informações logísticas. Oferece diversas vantagens: “fácil localização dos veículos através do sistema de mapas on-line; visão total do ciclo logístico baseada no acompanhamento das viagens, prazo de entrega e dados completos sobre NF, motorista, veículo, mercadoria e destinatário; e custos reduzidos com equipamento e mão-de-obra”, segundo explica Eduardo O. de Souza, gerente de tecnologia de informação da empresa. Ainda de acordo com ele, com o novo sistema, as viagens podem ser planejadas e monitoradas com relação à rota, pontos de parada e outros eventos, enquanto que as emergências identificadas pelo sistema são automaticamente enviadas para a central de operações com tratamento parametrizado e work-flow. “É o único sistema que consegue um controle 100% da frota, mesmo que não exista nenhum equipamento de rastreamento instalado no caminhão. São oito tecnologias integradas e um sistema multi-rotas que permitem o controle do caminhão ao longo da viagem”, completa o gerente de tecnologia.

A Produsoft Informática só desenvolve sistemas para a área de transportes. Seu foco é o sistema de gestão de frotas denominado Produsoft Frota. Com relação a este software, está sendo lançada a Versão 5.0, abrangendo controle de pneus aperfeiçoado, nova Ordem de Serviço com Apontamento de mão-de-obra de mecânicos, controle de garantias, alertas de reincidência de problemas e novos relatórios gerenciais. “Ainda com relação ao Produsoft Frota, estamos apresentando a integração com o sistema de Pedágios Semparar”, explica Jamil Gomes Regra, diretor da Produsoft.
Outra novidade da empresa é o módulo de check-list de veículos e equipamentos. “Trata-se de um checklist eletrônico dos veículos totalmente configurável, que deve ser utilizado quando um veículo é entregue a um determinado motorista, na saída de viagem ou mesmo periodicamente. Ele permite registrar a situação do veículo na abertura do checklist e registrar sua situação no fechamento do mesmo (devolução do veículo, final da viagem ou encerramento de um período), identificando distorções, que são avaliadas utomaticamente pelo sistema, gerando relatório de exceções, abertura de ordens de serviço ou até mesmo cobrança do motorista pelos eventuais danos identificados”, diz Regra.
Também novidade da empresa é o módulo operação portuária com todas as rotinas referentes à operação com contêineres (toda operação e documentação). Este módulo é voltado para empresas que operam com exportação e importação via marítima.
Já o módulo de compras, outra novidade da Produsoft, é totalmente integrado às Ordens de Serviço e ao Controle de Almoxarifado e inclui todas as rotinas de compra. O processo pode começar dentro de uma Ordem de Serviço de manutenção ou por qualquer outro usuário do sistema, quando são abertas as SC (Solicitações de Compra). A partir de então o sistema permite consultar todas as solicitações de compra, que podem ser de peças e serviços cadastrados e não cadastrados. Em seguida um usuário pré-determinado (gerente, diretor, etc), tem que autorizar eletronicamente o início do processo de compra, recusando, aprovando ou alterando as quantidades a serem compradas.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal