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Conteúdo 10 de outubro de 2005

As empresas brasileiras sabem da importância da logística?

De acordo com os especialistas ouvidos por LogWeb, nem todas as empresas brasileiras – notadamente as médias e pequenas – conseguem avaliar o papel da logística no seu desempenho.

No quarto e último tópico desta série especial, o ponto analisado pelos profissionais entrevistados é se as empresas brasileiras já têm consciência da importância da logística.
Cristiano Cecatto, consultor sênior de Logística e Supply Chain Management da Qualilog Consulting, diz que não. De acordo com ele, o termo logística ainda causa grandes confusões no mercado. “Não podemos resumir logística simplesmente ao abastecimento e distribuição. Muitas outras funções estão relacionadas. Os componentes de um sistema logístico típico são: serviços ao cliente, previsão de vendas, comunicação de distribuição, controle de estoque, manuseio de materiais, processamento de pedidos, peças de reposição, seleção do local da planta e armazenagem (análise de localização), manuseio de mercadorias devolvidas, recuperação e descarte de sucata, tráfego e transporte, armazenagem e estocagem”, avalia.
O consultor também destaca que o fluxo de informação é outro fator primordial para o sucesso de qualquer operação logística. A primeira atividade associada com o sistema de informação é a aquisição dos dados que vão assistir ao processo de tomada de decisão. “Converter dados em informação, configurá-la de uma maneira útil para a tomada de decisão e estabelecer a sua interface com os métodos de suporte à decisão são considerados freqüentemente como o núcleo de um sistema de decisão. A análise de dados é a característica mais recente e sofisticada do sistema de informação, o qual pode conter qualquer número de modelos matemáticos e estatísticos, gerais e específicos para problemas logísticos da empresa. Tais modelos convertem informações em soluções de problemas para suporte a decisões”, conclui Cecatto.
Claudirceu Batista Marra, diretor técnico da Vantine Solutions, também diz que as empresas brasileiras ainda não têm consciência, no nível necessário, da importância da logística. Segundo ele, no que se refere à distribuição de bens de consumo, as diferenças tributárias entre os estados e as “ilhas” de incentivos, verdadeiros paraísos internos, predominam sobre os custos operacionais. Isto influencia a baixa valorização da área. Além do mais, a visão é que logística é à parte de instalações, quando, de fato, a logística é um processo operacional de prestação de serviços, que só será eficaz se for desenvolvida sobre uma visão estratégica, explica o consultor.
Waldeck Lisboa Filho, professor na cadeira de Logística, Administração de Materiais e Marketing e consultor independente na área de logística, atuando no Recife, PE, considera que as empresas ainda entendem que logística é despesa, e não uma necessidade de investimento. Com isto, são conduzidas de uma forma empírica e prejudicando uma operação integrada. Pela extensão de nosso país, a divergência e a visão da logística são muito diferenciadas de região para região, levando a logística no sistema de distribuição a nível nacional a sofrer operacionalmente.
“As empresas ligadas aos ambientes de exportação/importação e aquelas que comercializam através da Internet já possuem uma boa consciência da importância da logística. As demais empresas industriais, comerciais ou de serviços também estão sofrendo as virtudes e os riscos da competição de seus pares, que fazem dos aspectos de disponibilidade, rapidez e proximidade com o cliente fatores fundamentais em suas estratégias competitivas”, diz, por sua vez, Cézar Sucupira, diretor da Cézar Sucupira Educação e Consultoria.

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