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Conteúdo 10 de novembro de 2005

Aracruz substitui carretas por navios-barcaças e reduz custos com logística

Ao substituir o uso de carretas por navios-barcaças em mar aberto para o transporte de madeira entre suas plantações do sul da Bahia e o Terminal Portocel, no Espírito Santo, a Aracruz Celulose (Fone: 11 3301.4131) concretizou um de seus planos logísticos mais ambiciosos.
Por outro lado, ela, juntamente com a Companhia de Navegação Norsul (Fone: 21 2508.0505) – subsidiária do grupo norueguês Lorentzen e responsável pela operação -, se tornaram as primeiras empresas brasileiras a operar no sistema empurrador e navio-barcaça articulado em mar aberto.
A companhia de navegação investiu US$ 32,6 milhões na construção das embarcações, dos quais cerca de US$ 23 milhões financiados pelo BNDES, com recursos do Fundo de Marinha Mercante, sendo o restante recursos próprios da Norsul. A primeira fase do projeto foi concluída em novembro de 2002, quando foram entregues três barcaças e um empurrador, e a segunda etapa, em agosto último, com a entrega da quarta barcaça e do segundo empurrador, finalizando assim o projeto.

Economia
São quatro barcaças e dois empurradores, que permitiram a redução de 50 caminhões, de 26 metros, por dia na BR-101. Desta maneira, 50% da carga passa a ser transportada por cabotagem, 40% por caminhões e 10% via ferrovia.
“O sistema tem capacidade para transportar cerca de 5,2 mil toneladas de toras de eucalipto por viagem. O volume total de 3,4 milhões de m3/ano de madeira a ser transportado pelos dois empurradores e as quatro barcaças equivale a cerca de 63 mil viagens por ano de caminhões ultrapesados de 54 m3, ou seja, um caminhão a cada oito minutos, 24 horas por dia, 365 dias por ano”, diz o diretor de operações da Aracruz, Walter Lídio Nunes, destacando que cada barcaça tem capacidade para transportar 5 mil metros cúbicos de madeira, o equivalente a 100 carretas.
Ainda de acordo com ele, a utilização das barcaças vai permitir uma redução de até 20% nos gastos com logística. Com toda a frota em operação, o tempo de carregamento no terminal de Caravelas, BA, e o tempo de descarga no terminal do Portocel, no Espírito Santo, foi reduzido de 24 para 12 horas.

Novos Projetos
Além do contrato com a Aracruz, a Norsul está finalizando outros dois projetos de navios-barcaças, um para a Veracel Celulose e outro para a Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST) e a Vega do Sul. Em ambos, o estaleiro EISA, do Rio de Janeiro, RJ, está construindo os navios-barcaças e o estaleiro Promar, os empurradores.
O primeiro projeto teve suas operações iniciadas em julho último e é composto por três barcaças oceânicas e um empurrador, que fazem o transporte de celulose em fardos desde o Terminal Marítimo de Belmonte, no Sul da Bahia, até Portocel, no Espírito Santo. Este transporte tem capacidade para levar até 7,3 mil toneladas de celulose por viagem e permitirá à Veracel exportar toda a sua produção através daquele terminal especializado. O investimento foi de aproximadamente US$ 28,4 milhões. No final deste ano, a Norsul iniciará o transporte de bobinas de aço fabricadas pela CST para a Vega do Sul, utilizando-se de 4 navios-barcaças de 10 mil toneladas cada um e de 2 empurradores semelhantes aos demais.

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