Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 10 de dezembro de 2005

ALIANÇA BATIZA SEU NOVO NAVIO NO PORTO DE SANTOS

A Aliança Navegação e Logística [Fone: 11 5185.5600] realizou, no dia 10 de novembro último, o batismo do navio Aliança Mauá, no Terminal Santos Brasil, no Porto de Santos, em São Paulo.
Com 272 metros de comprimento, 40 metros de boca e capacidade de 5.552 TEU’s, a embarcação teve como madrinha Ana Maria Furlan, esposa do Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Luiz Fernando Furlan.
O navio, entregue como Monte Verde no final de agosto de 2005 pela Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME), vai operar na rota Europa – Costa Leste da América do Sul.
Segundo o diretor-executivo da Aliança Navegação e Logística, Julian Thomas, além de contar com um motor principal com 63 mil cavalos de potência, a nova embarcação apresenta inúmeros outros diferenciais, como a modernidade e a grande capacidade para carga frigorífica. “Com 1.365 conexões para contêineres refrigerados, o Aliança Mauá é atualmente, ao lado dos outros cinco navios da classe Monte, o maior navio do mundo para o transporte de bens refrigerados, ou seja, carne, peixe e frutas. Para dar uma idéia do que isto representa, apenas a central elétrica instalada neste navio para manter a refrigeração da carga tem uma potência de 15.000 kW, o equivalente à demanda de energia de uma cidade de 20.000 habitantes. Além disso, desenhado especialmente para as limitações dos portos da região, o navio, na sua capacidade máxima de carga, tem um calado relativamente pequeno, de 12,5 m, o que é pouco comum para um navio desse tamanho”, explica.
Ele complementa afirmando que o Aliança Mauá também vai ser usado no transporte de carga seca, manufaturados e outros insumos, em um espaço para mais de 2500 TEUs/viagem.
Atualmente, a Aliança opera uma frota de 25 navios porta-contêineres e oito graneleiros. Desse total, 13 são de bandeira brasileira, sendo cinco próprios, sete em regime de bare boat (tripulado pela Aliança) e um fretado.
“Apostamos no crescimento do mercado em 2006. Este ano, a Aliança Navegação e Logística terá um faturamento de US$ 900 milhões e transportará cerca de 500 mil TEUs. Para o próximo ano, a expectativa é ampliar o faturamento e o volume total de contêineres transportados em 8%”, completa Thomas.

Características do Aliança Mauá

Capacidade de carga:5.552 TEUs
Tomadas para contêineres frigoríficos:1.365
Comprimento total:272 metros
Comprimento entre perpendiculares:259metros
Largura: 40 metros
Calado máximo:12,50 metros
Velocidade:23,3 Kn (nós)
Potência do motor principal:45.765 KW

Enersys
Savoy
Retrak
postal