Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 10 de novembro de 2005

A logística nas áreas de saúde humana e animal na Bayer HealthCare

A Bayer HealthCare (Fone: 11 5694.5031) atua nas áreas de saúde humana e animal. Para cada um destes segmentos há uma estrutura específica de logística de produtos. No segmento de saúde humana, somos responsáveis apenas pela armazenagem dos produtos. O transporte é terceirizado. Operamos com apenas um CD que está localizado em São Paulo, SP, junto à sede administrativa da empresa. É dele que sai a distribuição para todo o Brasil e para os países para os quais exportamos. No segmento de saúde animal, a logística de armazenagem e distribuição é terceirizada com a AGV Logística (Fone: 19 3876.9000), localizada em Vinhedo, SP, ”, diz Mônica Garcia, gerente da área de Procurement – BPA – Business Planning and Administration e responsável pela logística de produtos para saúde humana e saúde animal da Bayer HealthCare.
Ela também destaca que a logística de uma empresa farmacêutica é bastante complexa. Isso porque se trabalha com produtos perecíveis, com diferentes níveis de manutenção de temperatura, produtos perigosos, com classificações diversas, e ainda com uma série de equipamentos sensíveis que exigem uma análise criteriosa para o transporte aéreo ou rodoviário.
“Estes são apenas alguns fatores, entre tantos outros, que temos que administrar no nosso dia-a-dia. Na distribuição de produtos, por exemplo, trabalhamos com entregas programadas e também com entregas de emergência de produtos hospitalares. Não classificaria estes fatores como ‘problemas’, mas como desafios do nosso mercado”, diz Mônica.

Terceirização
A gerente lembra que, para funcionar bem, independente de ser terceirizada ou não, a logística de qualquer empresa depende do alinhamento e da organização de processos. Isso acontece de forma natural quando feito internamente, porque os colaboradores conhecem e entendem a empresa. Quando o serviço é terceirizado, há um trabalho mais intenso para alinhar procedimentos e capacitar as pessoas que estarão envolvidas em determinada atividade.
Ela também informa que o treinamento é uma peça importante para o sucesso na terceirização dos serviços de logística. Além disso, no caso de operações terceirizadas, é fundamental acompanhar os processos de perto e monitorar a qualidade do serviço que está sendo prestado. “Estes são os principais pontos que devem ser levados em conta para a contratação de um fornecedor para esta atividade”, alerta ela.

Enersys
Savoy
Retrak
postal