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Conteúdo 8 de agosto de 2006

A logística e a crise do agronegócio

Muito se tem noticiado sobre a problemática
situação enfrentada pelo agronegócio brasileiro.
Embora algumas das reinvidicações de curto prazo sejam
coerentes, outras demonstram a falta de amadurecimento da sociedade
para lidar com o planejamento e a implantação de planos
de médio e longo prazos, principalmente nas questões
de infra-estrutura logística.
Enquanto nossos principais concorrentes mundiais do agronegócio
estão na busca de uma otimização global, envolvendo
a racionalização dos processos e a redução
de custos em toda a cadeia de suprimentos, são poucos os
que aqui utilizam processos que possibilitam traçar planos
de médio e longo prazos. Nosso modelo de gestão ainda
se baseia no ciclo político, permitindo toda e qualquer mudança
a cada renovação de mandato.
O nível de desenvolvimento da infra-estrutura de um país
é que vai posicionar o nível de desenvolvimento econômico
a ser alcançado, e não o contrário. A infra-estrutura
logística tem um papel fundamental tanto no desenvolvimento
do comércio interno como no do comércio exterior.
O moderno conceito da logística empresarial indica a necessidade
de se agregar à cadeia produtiva valor de lugar, de tempo,
de qualidade e de informação.
A geração que aflora no agronegócio tem a árdua
missão de, com a formação acadêmica obtida,
promover uma verdadeira revolução cultural no modelo
de gestão, não só na própria atividade,
mas também na atividade pública. No Brasil dispomos
de novas ferramentas para a gestão logística do transporte
já implementadas, com sucesso, em segmentos de médio
e grande portes do agronegócio, o que proporciona a redução
de custos e confere confiabilidade e precisão nas informações.

Em um país como o nosso, onde frequentemente há tributação
em cascata e os custos logísticos são cada vez mais
importantes, a possibilidade de contar com soluções
dessa natureza, que permitem encurtar a cadeia de distribuição
e ainda obter ganhos diretos e indiretos, é um elemento importante
na construção de uma vantagem competitiva sustentável.

Elcio Ribeiro
consultor
em logística do agronegócio na Repom.
e-mail:
lcio@uol.com.br

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