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Logística 4 de abril de 2016

Um mercado bastante movimentado e apostando em resultados positivos

Este foco especial de Logweb, nas operações logísticas, mostra um mercado onde as empresas estão fazendo negócios e investimentos, além de apresentarem vários lançamentos, a despeito da situação econômica.

Grupo Chibatão investe em nova frota de movimentação de carga pesada

O Grupo Chibatão, por meio da Tomiasi Logística Pesada (Fone: 92 2123.0400), acaba de investir na aquisição de frotas novas para movimentação de carga pesada. Com isso, a empresa do grupo aumenta em 40% sua capacidade logística a nível nacional, já visando projetos futuros dentro da sua capacidade de operação no Estado e regiões Sul e Sudeste do País. Com o investimento, o grupo atinge mais de 50% dos R$ 262 milhões anunciados para a melhoria da infraestrutura logística amazonense para o biênio de 2015/2016. A transação aconteceu entre os meses de dezembro de 2015 e janeiro de 2016. Com ela, a Tomiasi, no segmento de logística pesada, ampliou seu número de equipamentos logísticos, como guindastes, reboques e cavalos mecânicos, de 88 para 121 equipamentos voltados à remoção industrial, o que significa um aumento de 40% em sua capacidade. Entre os itens adquiridos estão guindaste sobre pneus, esteiras com capacidade de duas a 500 toneladas, carretas modulares, linha de eixo autopropelida com capacidade de transporte de 1,2 mil toneladas, guindastes pórticos, cavalos mecânicos traçados e acessórios para movimentação de carga pesada. Além dos equipamentos de transporte, a Tomiasi ainda adquiriu mais de dois mil implementos, como materiais de içamento e amarração de cargas.

Athenas lança plataforma universal de automatização de terminais logísticos

A Athenas (Fone: 21 3031.6706), especializada em tecnologia para logística, fez o lançamento comercial do TOS+, uma plataforma que permite automatizar todos os processos operacionais e de gestão de terminais logísticos. “O TOS+ otimiza operações ao integrar hardware e software, com o diferencial de agregar em uma única ferramenta uma solução multiterminais, multicarga e multimodal. Por ser modular, o TOS+ também pode ser adequado a terminais de grande, médio ou pequeno porte – sempre atendendo aos requisitos e regulamentações nacionais e internacionais”, afirma Marcos Barcellos, CEO e sócio da Athenas. E ele continua: “a ideia é simples – construímos uma plataforma universal de logística que pode receber diversos plugins, voltados para as diferentes necessidades dos terminais logísticos. Com esta base pronta, é possível criar a parametrização para os vários tipos de carga – contêineres, carga geral e granel – e modais – ferroviário, rodoviário, aquaviário e aéreo. Para que a integração seja completa, o TOS+ também oferece uma solução para o sistema de gestão das áreas comercial e financeira, incluindo a integração com os sistemas de gerenciamento ERP disponíveis no mercado”.

Cabotagem pode tornar setor de alimentos e bebidas mais produtivo

A cabotagem pode reduzir em mais da metade o custo do frete para a indústria de alimentos e bebidas, em média 57% em relação ao valor cobrado no transporte rodoviário. A constatação foi feita por meio de análises de dados da Log-In Logística Intermodal (Fone: 11 2196.6884). Em períodos de crise como o atual, quando as empresas buscam reduzir ainda mais as despesas, os custos logísticos têm sido um dos principais alvos dos empresários. “A cabotagem é a solução logística mais vantajosa para distâncias acima de 1.000 km. Especialmente para os segmentos de alimentos e bebidas, a forma de embalagem e de transporte na cabotagem garante a qualidade e o estado natural dos produtos, evitando contaminação e degradação durante o percurso e mantendo a integridade das cargas”, explica o diretor comercial da Log-In, Márcio Arany. Ele também informa que, além do menor índice de avarias nas embalagens, as vantagens do modal em relação ao transporte rodoviário se estendem à redução do tempo de deslocamento e de casos de roubo. “A cabotagem também permite a armazenagem nos portos sem custos por tempo determinado, garantido melhor controle da operação e entregas com hora marcada.”

Bandeirantes Logística Integrada apresenta IPA reestruturado 

A unidade IPA – Instalação Portuária Alfandegada da Bandeirantes Logística Integrada (Fone: 13 2101.5050), que passou por reforma nos últimos meses, foi entregue reestruturada. A área, localizada nos armazéns 22 e 23 do Porto de Santos, SP, foi ampliada. “A nova posição dos gates possibilitará o aumento de 15% na área de armazenamento no pátio, ampliando nossa capacidade física para atendimento a clientes – que deve ser superior a 2.300 TEU –, além de aumentar a segurança da operação com a segregação dos gates e pátio de armazenagem”, explica o presidente, Washington Flores. A infraestrutura também foi otimizada. Um novo prédio administrativo, mais moderno e amplo, foi construído. O novo escritório dará mais segurança e qualidade de trabalho aos colaboradores e autoridades – como Alfândega, ANVISA, Ministério da Agricultura, entre outros – que trabalham diariamente no terminal.

Carrefour é o novo cliente da FM Logistic

A nova operação logística da FM Logistic (Fone: 11 2109.9400) com o Carrefour será direcionada para o Centro de Distribuição do hipermercado localizado em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para a presidente da FM Logistic no Brasil, Michèle Cohonner, o novo cliente simboliza uma fatia de mercado almejada pela companhia. “O setor de varejo representa mais de 30% do faturamento da FM Logistic. O contrato com o Carrefour permite a consolidação dos nossos serviços para esse segmento no País e expande nossa presença nacional”, afirma. Por sua vez, o diretor de operações da empresa, Peter Ivancik, destaca que a FM Logistic já atende ao Carrefour em outros países. “Unidades da FM Logistic como as da Polônia e França já possuem operações do Carrefour em seus portfólios”, diz Ivancik.

GRU Airport terá tarifa de pouso zero para novos voos cargueiros

Para estimular novos voos cargueiros internacionais e ampliar oportunidades de novos negócios, o GRU Airport Cargo (Fone: 11 2445.6811) lançou o “Programa de Incentivos GRU”, que prevê isenção de 100% na tarifa de pouso, no período de 27 de março de 2016 a 25 de março de 2017, para operações exclusivamente cargueiras no Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado em Guarulhos, SP. As empresas aéreas interessadas em aderir ao programa devem atender a requisitos mínimos de participação, como operar uma nova rota regular entre o GRU Airport e algum país da África, América do Norte, Ásia, Europa ou Oceania. As operações passíveis de incentivo deverão ocorrer somente fora dos horários de pico e possuir, no mínimo, uma frequência semanal e com regularidade mensal de 80% do previsto no Hotran. Os interessados devem requerer o incentivo pelo e-mail incentivo@gru.com.br. É necessário encaminhar o Programa de Incentivo devidamente assinado, com toda a documentação prevista no programa. O documento pode ser solicitado por e-mail e também está disponível no site www.grucargo.com.br.

Terminal de cargas de Manaus informatiza pesagem e registra ganho operacional de 30%

O Terminal de Logística de Carga – Teca do Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes, AM, (Fone: 92 3652.1210) automatizou todo o processo de pesagem de cargas destinadas à importação e exportação. Após o registro de peso, as informações das balanças são automaticamente registradas no sistema TECAplus. Com a automatização, o Teca registrou ganho operacional de 30%. Quando pesado manualmente, o procedimento chegava a durar até 3 horas para ser concluído. O Teca do aeroporto manauara foi o primeiro da Rede Infraero a informatizar todo o processo. A medida segue as normas da Portaria nº 3.518/2011 da Receita Federal do Brasil (RBF). De acordo com o líder de projetos da Gerência de Infraestrutura e Logística, Jonas Batista da Silva, a experiência servirá de base para outros terminais que trabalham com despacho aduaneiro de mercadorias. “Para se tornar possível a automatização, a balança tem de ter uma interface que possa ser ligada ao computador. A partir dessa experiência, que funcionou bem, vamos expandir a medida para todos os demais terminais”, explicou.

TCP amplia frota de caminhões e carretas

A TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (Fone: 41 3420.3300), está ampliando a frota de caminhões e carretas. Com investimentos superiores a R$ 4 milhões, o Terminal ganhará 10 novos veículos modelo Terminal Tractors, importados da Holanda, e que são específicos para o transporte de contêineres dentro do porto. A TCP também está adquirindo 10 novas carretas (terminal trailers), produzidas no Brasil, totalizando uma frota de 64 caminhões e 67 carretas. Os novos caminhões e carretas devem chegar ao Terminal até o início de abril.

Teca de Salvador passa a receber produtos sob vigilância sanitária

 O Terminal de Logística de Carga – Teca do Aeroporto Internacional de Salvador/Dep. Luís Eduardo Magalhães, BA, (Fone: 71 3204.1010) obteve a Autorização Especial (AE) exigida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Com isso, o terminal está apto a prestar serviços de armazenamento de substâncias e medicamentos sob controle especial em recintos alfandegados. A decisão da agência reguladora se deu por meio da Resolução nº 282, de 29 de janeiro de 2016, publicada em 1º de fevereiro de 2016 no Diário Oficial da União. Desde essa data, então, novas empresas e aquelas que já utilizam o Teca de Salvador podem realizar importações de medicamentos/insumos farmacêuticos contemplados na Portaria SVS/MS nº 344, de 12 de maio de 1998. Após a resolução nº 282, o Terminal está habilitado para prestar serviços de armazenagem dos seguintes produtos sob vigilância sanitária: medicamentos e matérias primas com emprego na indústria farmacêutica (Processo nº 25351.39074/2007-77); cosméticos, produtos de higiene e perfume (Processo nº 25351.410355/2014-33); alimentos (Processo nº25351.410343/2014-63); produtos para saúde e produtos para diagnósticos (Processo nº 25351.410366/2014-84); saneantes domissanitários (Processo nº 25351.410340/2014-86); e substâncias e medicamentos sob controle especial em recintos alfandegados (Processo nº 25742.637391/2015-11).

Siscoserv é o novo serviço oferecido pela Original Logística

A Original Logística (Fone: 11 3594.1111), especializada em processos aduaneiros e logística internacional, começou a oferecer aos seus clientes o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações, o Siscoserv, que é obrigatório na importação e exportação de serviços, bem como a sua classificação no NBS – Nomenclatura Brasileira de Serviços, um classificador de nove dígitos, para serviços em geral, com estrutura semelhante à Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

Maersk Line consolida suas operações nos países da Costa Leste da América do Sul

Com um novo time de executivos, a Maersk Line (Fone: 11 5102.2695 ) unificou suas equipes administrativas no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai em um novo cluster para a região. Com a mudança, os clientes contarão com um único ponto focal para obter cotações nos quatro países. Um dos cinco maiores mercados de contêineres refrigerados do mundo, o Brasil será beneficiado pelo investimento em 30 mil novos equipamentos pela Maersk Line. As mudanças serão lideradas pelo panamenho Antonio Dominguez, que assume o posto de diretor superintendente do novo cluster. “Nosso desafio é cortar custos sem reduzir nossa capacidade, e isso só é possível trazendo maior eficiência para os clientes”, afirma. Uma das medidas adotadas para lidar com as dificuldades relacionadas ao complexo ambiente econômico é a substituição de um dos serviços da Maersk Line pela compra de espaço em embarcações de outros armadores, o que permitirá que a empresa mantenha sua capacidade para clientes na região. “A capacidade permanece a mesma, de modo que os clientes continuarão a obter o mesmo serviço ao qual estavam acostumados. Traremos maior eficiência à nossa operação”, diz Dominguez. O colombiano Nestor Amador também integra o time de novos executivos, na função de novo diretor comercial, em substituição a Mario Veraldo, que é, atualmente, diretor superintendente da Maersk Line no México. Para completar a equipe, o brasileiro João Momesso assumiu a função de Diretor de Trade e Marketing, após passagem pela Mercosul Line. “Consolidamos duas equipes administrativas em apenas uma, voltada para a Costa Leste da América do Sul, e criamos uma nova equipe responsável pela manutenção dos contêineres refrigerados, que irá cuidar e manter os equipamentos”, finaliza Amador.

RIOgaleão Cargo já opera com cargueiro regular da Europa para o Rio de Janeiro

O RIOgaleão Cargo (Fone: 21 3398.6479), terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim, iniciou, em 4 de março último, a operação de rota regular europeia exclusivamente de carga. A Cargolux, empresa de Luxemburgo considerada líder entre as companhias aéreas de carga da Europa, passará a realizar um voo semanal para o aeroporto. Com a chegada do Boeing 744F da companhia, o terminal de cargas do RIOgaleão poderá receber até 110 toneladas a mais por semana, além de oferecer aos clientes a opção de main-deck – compartimento principal da aeronave – procedente da Europa. O voo, que será realizado toda sexta-feira, é ideal para as consolidações de cargas dos grandes operadores logísticos europeus. Além do potencial de crescimento dos negócios entre Brasil e Europa e de oportunidades no mercado farmacêutico, a crescente demanda por capacidade de frete no período dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi um dos impulsionadores para a confirmação da nova operação.

Reiterlog investe na aquisição de 76 caminhões Volkswagen e MAN

Especializada na distribuição de produtos refrigerados em todo o país, a Reiterlog (Fone: 51 3479.4100) adquiriu 76 novos caminhões da MAN Latin America. Os novos caminhões vão apoiar a operação da transportadora no segmento alimentício e de bens de consumo. A empresa dividiu a aquisição entre três diferentes modelos: 51 unidades do VW Delivery 10.160; 24 do VW Constellation 25.420; e uma do MAN TGX 29.480. Os veículos leves rodarão com baús frigorificados. Já os demais com baús de carga geral, sendo os 25.420 em carretas e o TGX implementado com um bitrem. Os novos veículos já foram entregues pela concessionária TransRio Sul e entraram em operação no início de ano. Os Constellation fazem a movimentação rodoviária das cargas secas por todo o país, enquanto os Delivery ficam responsáveis por entregas fracionadas dentro das cidades. Ao TGX cabe a distribuição de cargas do segmento de bens de consumo.

Rede de pizzas Patroni supera desafios logísticos e expande na região Norte

Após 30 anos de atuação no segmento de franchising, a Patroni (Fone: 11 5182.3000), considerada a maior rede de franquia do segmento de pizzarias, carnes e massas no Brasil, conseguiu expandir para o Estado do Amazonas, inaugurando sua primeira loja, graças a uma parceria que fornece um Centro de Distribuição terceirizado para uso da marca. Tal contrato viabiliza a implantação de unidades da rede em outros estados que contam com o suporte da logística portuária da região, como Roraima. Segundo o fundador da Patroni, Rubens Augusto Junior, chegar a tais locais sempre foi um desafio, principalmente por conta da presença de rios e a carência de melhorias na estrutura de cidades, muitas vezes isoladas. “Essas questões sempre foram grandes obstáculos para iniciarmos as operações em estados como o Amazonas e Roraima. Buscamos desenvolver soluções visando melhorias e facilitando o transporte de insumos. Uma das alternativas foi firmar a parceria com o Operador Logístico terceirizado na região. Para atender a unidade de Manaus, já inaugurada, e a loja em Boa Vista, ainda em fase de construção, a rede apostou em rotas diferenciadas de carga para abastecer tais pontos. “Elaboramos um esquema de rota para que toda semana uma carga seja entregue. Teremos três rotas de cargas em andamento: uma saindo, uma chegando e outra no Centro de Distribuição. Basicamente, os insumos saem de São Paulo e chegam à região Norte em 15 dias. Em uma semana, os produtos são separados e iniciamos a entrega nas unidades”, conta o diretor da expansão da marca, Luiz Cury Filho. Após um mapeamento efetuado pela Patroni, Manaus ainda tem potencial para a implantação de mais cinco unidades, enquanto Boa Vista para duas.

Rehau instala centro logístico em novo endereço

A Rehau (Fone: 11 46136.3904), empresa alemã fornecedora de soluções a base de polímeros para os setores da indústria, construção e automotivo, anuncia que o seu centro de logística, antes localizado em Vargem Grande Paulista, município de São Paulo, está sendo instalado em Cotia, ao lado da atual fábrica da empresa – o novo espaço conta com mais de 9.500 m². “A mudança foi planejada no primeiro semestre de 2015 e tem como objetivo garantir melhores condições de atendimento e sinergia entre fábrica, confecção e logística” declara Alexandre Novoselecki, presidente da Rehau no Brasil.

RenaSoft lança aplicativo para motoristas realizarem baixas de entregas

Desenvolvedora do Transportadora Express 5 – software de gestão de transportadoras – a RenaSoft Sistemas para Computadores (Fone: 11 4013.8282) lançou, recentemente, o aplicativo para Android onde os motoristas realizam as baixas das entregas e suas ocorrências, como: fotos do produto e canhoto assinado, observações e assinatura do recebedor. Tudo integrado ao Transportadora Express 5. Outro lançamento da empresa é o site iEntregas.com.br, sistema para facilitar o intercâmbio de operações entre a transportadora e transportadoras parceiras, atendendo empresas de pequeno a médio porte e agenciadores de cargas. “Os softwares desktops tendem a ser transferidos para servidores virtuais (nuvem), tornando-se acessíveis em qualquer lugar, em qualquer dispositivo (celular, tablet, desktop) e também facilitando a integração via módulos (API) entre fabricante/distribuidora – transportadora – cliente”, diz Renato Mendes, CEO da empresa referindo-se às tendências em termos de novas tecnologias. Sobre as tendências em termos de novos usuários, o CEO diz que, cada vez mais, com as exigências do governo sobre a parte fiscal e, também, pela facilidade do controle das operações e pelo controle de custos da empresa, as micros e pequenas transportadoras devem aderir em maior número a softwares de gestão no curto prazo, deixando de usar o software gratuito do governo. “Outro mercado que vemos envolve os transportadores individuais (MEI), que está crescendo cada vez mais.”

Extrafruti comemora resultados com sistema de gestão da Sankhya

O Extrafruti, um dos maiores atacadistas distribuidores de frutas, legumes e verduras do Espírito Santo, está colhendo os resultados da implantação, em janeiro de 2015, do sistema de gestão empresarial da Sankhya (Fone: 0800 9400750). “A solução antiga não nos permitia fazer alterações de forma fácil, e isso gerava muita dependência do fornecedor, o que travava a operação de alguns processos, dificultando o acesso a relatórios em tela e aos indicadores que a gente precisava”, afirma Leonardo Lourenço, diretor de serviços da Extrafruti. Com a introdução dos módulos Financeiro, Comercial, Produção, Metas e Controle Orçamentário, Pessoal, Livros Fiscais, Contábil e Patrimonial, a empresa alcançou melhorias significativas em diversas áreas.

CD do Boticário é o primeiro do Nordeste com certificação LEED

O Centro de Distribuição em São Gonçalo dos Campos, BA, do Grupo Boticário (Fone: 11 3809.5600), acaba de conquistar a certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design, tornando-se o primeiro CD do Norte/Nordeste do Brasil a obter uma das mais importantes certificações em sustentabilidade do mundo. “Ela indica que o empreendimento foi construído levando em conta medidas sociais e ambientais, como bem-estar de seus funcionários, ações para a comunidade em que está inserido e, principalmente, redução ou eliminação dos impactos no meio ambiente”, explica Malu Nunes, gerente de Sustentabilidade do grupo. O CD conta com louças e metais eficientes; torneiras com arejadores e temporizadores; vasos sanitários com descarga de duplo acionamento e captação de água da chuva, economizando cerca de 85% de água potável. Além disso, aproveita a iluminação natural, permite desligar as lâmpadas durante o dia, possui telhado branco, que reflete a luz do sol e não deixa passar calor para o ambiente interno, e sensores de presença para luzes, economizando até 23% de energia. A empresa também estimula os colaboradores a utilizarem o transporte fretado e conta com vagas preferenciais para veículos eficientes e de baixa emissão. Cerca de 80% dos resíduos de obra foram desviados do aterro, ou seja, reciclados ou reutilizados, sem falar que o local possui coleta de resíduos recicláveis. Além do CD, a fábrica em Camaçari, inaugurada em setembro de 2014, seguiu as mesmas premissas e está em fase final de certificação LEED.

CGG bate recorde de exportações pelo Porto de Itaqui

Uma das quatro empresas concessionárias do Tegram – Terminal de Grãos do Maranhão, o Grupo CGG (Fone: 11 3230.2600), que atua na produção, comercialização e logística de commodities agrícolas de forma integrada, bateu o recorde de exportações pelo Porto de Itaqui em 2015. A companhia movimentou um volume de 1,1 milhões de toneladas de grãos, o que corresponde a 32% do volume total exportado pelo Tegram no ano passado, que foi de 3,4 milhões de toneladas. “A movimentação de grãos via Porto de Itaqui dobrou a capacidade de exportação da região. Em 2014 foram movimentadas cerca de 3 milhões de toneladas no porto, enquanto em 2015 este volume alcançou 7,2 milhões de toneladas, acréscimo que ocorreu graças ao início das operações do Tegram, que teve início em abril do ano passado”, declara o CEO do Grupo CGG, Luiz Aguiar. Para 2016, a expectativa é que o volume total de exportações pelo Tegram atinja 4,5 milhões de toneladas, sendo 1,3 milhões movimentadas pela CGG. Cerca de 95% das cargas que chegam ao Tegram são produzidas nos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins, nordeste do Mato Grosso e parte da Bahia. Inclusive, as exportações de soja e milho feitas pelos portos do arco norte do país também subiram mais de 50% em 2015, com 18 milhões de toneladas movimentadas entre janeiro e novembro de 2015. Com um aporte de R$ 130 milhões das empresas CGG Trading, Nova Agri, Glencore, Amaggi e Louis Dreyfus Commodities, concessionárias do Tegram, a segunda etapa de investimentos no terminal contará com a infraestrutura necessária para a operação de mais um berço de atracação, com mais um ship-loader e ativação de uma nova linha, que permitirá dobrar a capacidade da moega ferroviária, passando a descarregar 4 mil toneladas de grãos por hora. A obra será iniciada no segundo semestre deste ano e a previsão é de que comece a operar nos primeiros meses de 2018. Após a conclusão da segunda fase, o terminal, que atualmente tem capacidade de movimentação de 5 milhões de toneladas ao ano, será capaz de exportar 10 milhões de toneladas de grãos por ano, entre soja, milho e farelo de soja.

Parceria TNT e Bosch opera 480 mil volumes em um ano

A TNT Mercúrio (Fone: 0800 979.6979) e a divisão Automotive Aftermarket da Bosch (Fone: 0800 704.5446) celebram um ano de parceria com mais de 480 mil volumes operados. A integração do trabalho da transportadora ocorreu com a operação in house inserida no Centro de Distribuição da Bosch em Louveira, SP, com a disponibilização de oito funcionários para apoio da checagem e conferência dos produtos que deixam o CD. Segundo as empresas, a instalação do posto avançado trouxe mais agilidade, transparência e confiabilidade para o transporte, promovendo uma dupla conferência das cargas (Bosch/TNT) e, como resultado, um índice de 95% de satisfação dos clientes com as entregas. No portfólio da divisão Automotive Aftermarket estão aproximadamente 20 mil produtos, que atendem cerca de 95% da frota circulante brasileira. Durante o processo, até 240 volumes são conferidos por hora, a partir do conceito contínuo de processos da Bosch. Além disso, enquanto um caminhão está sendo carregado, outro já está aguardando.

“Nos últimos anos, a eficiência logística se tornou um dos fatores chaves de sucesso para todas as empresas. As necessidades e expectativas dos clientes, assim como os custos, aumentaram. Este processo foi especialmente planejado para entregar aos nossos clientes uma solução logística feita sob medida e adequada às suas necessidades. Com isso, nosso índice de reclamação reduziu cerca de 75%”, diz Andreas Knierim, vice-presidente de Operações Logísticas da divisão Automotive Aftermarket da Bosch. Diariamente quatro caminhões saem da Bosch a caminho da unidade da TNT em Campinas, SP, para redirecionar as peças para os seus mais diversos destinos, entre os cinco mil municípios de atendimento da transportadora. As soluções de rastreabilidade da TNT também ajudaram no fortalecimento da parceria, complementando o sistema já implantado pela Bosch em suas operações. Assim, o cliente tem conhecimento de todo o processo, do recebimento do pedido até a entrega.

Logística compartilhada reduz custos de operação da Korin em 25%

A Korin Agropecuária (Fone: 19 3576.9510), considerada pioneira na produção de frangos e ovos livres de antibióticos e com certificação de bem-estar animal, comemora os resultados do projeto de logística compartilhada, iniciado em 2014. Em apenas dois anos, a iniciativa reduziu o impacto dos gastos com transporte em 25%. O processo foi implantado quando a empresa adaptou os veículos de distribuição com uma divisória térmica onde poderia conciliar sua carga seca e congelada no mesmo caminhão. Antes, o destinatário recebia duas entregas de produtos em horários diferentes. Hoje, a carga é entregue de uma só vez. Este modelo gerou uma economia de 30% desde sua implantação. Com o sucesso da primeira fase, a empresa passou a integrar a logística trazendo novos players para o projeto. Atualmente, são cinco empresas, sendo duas produtoras de alimentos orgânicos e três transportadoras. Este molde abrange o compartilhamento de cargas de empresas distintas no mesmo caminhão, gerando economia e menos poluição do ar. “A iniciativa trouxe ganhos para todos. Reduzimos nossos custos de transporte em 25% e as transportadoras tiveram um aumento de 30% nos lucros, já que começaram a atender novos clientes”, destaca Diego Del Valhe, gerente de logística da Korin. A empresa planeja atrair players para criar o primeiro Operador Logístico do segmento orgânico. “Para 2016 queremos adaptar nossa frota para avançarmos para a fase 3, com a logística reversa das embalagens que serão direcionadas para cooperativas de reciclagem. Em parceria com alguns clientes, queremos criar uma certificação de logística verde e amiga do meio ambiente”, acrescenta Del Valhe. A Korin centraliza 100% de suas atividades (congelado/resfriado e seco) em um CD situado em São Bernardo do Campo, SP, com capacidade para 700 toneladas de armazenagem. Os produtos são distribuídos em 26 estados brasileiros por meio de parceiros logísticos.

Dispositivo inteligente de segurança rastreia e monitora a carreta

Lançamento do Grupo Tracker (Fone: 11 3087.1800), o Tracker Log Carreta conta com a eficiência da localização da tecnologia de radiofrequência e permite o total controle e acompanhamento da carreta e do produto transportado através da tecnologia LBS/GSM. “Uma das práticas mais comuns na hora do roubo ou furto é a troca do cavalo, onde geralmente ficam os rastreadores. O Tracker Log Carreta é instalado de forma independente, o que inviabiliza essa prática. Mesmo depois de desacoplar a carreta do cavalo, podemos localizá-la com a carga em subsolos, túneis e garagens”, afirma o presidente da empresa, Alvaro Velasco. Ele também explica que quando o sistema identifica uma interrupção de sinal, a radiofrequência é acionada automaticamente, emitindo um alerta para a central, registrando na web dia, hora e local da ação. Já o monitoramento é feito através da plataforma web Trackerlog, onde é possível acompanhar e gerenciar todo o percurso ou movimento, além de realizar pesquisas, gerar relatórios e configurar parâmetros de acordo com cada operação.

Kuehne + Nagel recebe certificação internacional de boas práticas

Devido às boas práticas no transporte aéreo e marítimo de produtos farmacêuticos, a Kuehne + Nagel Brasil (Fone: 11 3468.8000) recebeu o certificado internacional GXP, cujo propósito é garantir que os produtos do setor sejam manuseados de forma segura, preservando sua qualidade durante todo o transporte. O reconhecimento foi concedido após um longo processo de auditoria, que avaliou diversos aspectos da infraestrutura logística da companhia, entre eles armazenagem, distribuição e gerenciamento de cargas. Além disso, todos os fornecedores que trabalham com a empresa no segmento farmacêutico também foram submetidos a uma auditoria.

Inventor de Florianópolis cria o “Uber” do frete

A economia colaborativa está com forte viés de alta. Alexandre Silva, gerente de produção e afiliado à ANI – Associação Nacional dos Inventores, desenvolveu com foco nesse mercado o “Carona de Entregas”, uma plataforma de entregas colaborativa. O insight surgiu quando ele precisou realizar a entrega em uma empresa que ficava distante do seu local de trabalho em um dia particularmente atribulado. “Fiquei me perguntando se não teria alguém que pudesse levar pra mim e não descobri ninguém. Chegando lá, vi que várias outras pessoas tinham entregas para aquele mesmo cliente. Algum deles poderia ter levado o meu produto, sem precisar se desviar do próprio caminho”. A plataforma foi idealizada para fazer a ponta entre eventuais entregadores e qualquer usuário que precise do serviço. O entregador se cadastra na plataforma e será avaliado pelos consumidores após a prestação do serviço. Já o consumidor poderá selecionar os prestadores dentre aqueles que estarão na rota que lhe interessar. O preço do serviço será calculado a partir da distância do frete, à semelhança do que já ocorre com os Correios. A plataforma se capitalizará por meio de um percentual cobrado sobre a entrega e pelo gerenciamento dos valores captados junto ao consumidor final e sua respectiva distribuição aos prestadores de serviço. O “Carona de Entregas” já está patenteada junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e hoje Alexandre está em busca de parceiros para viabilizar o lançamento da plataforma, seja via licenciamento ou venda da patente, ou pela formação de sociedade.

Neoenergia implanta software da Guberman para gerir frota

Terceiro maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, a Neoenergia (Fone: 21 3235.9800) adquiriu uma plataforma para gestão de frota exclusiva, altamente verticalizada, conhecida como “Pool de Veículos”, desenvolvida pela Guberman Informática (Fone: 27 3211.2662). Segundo Sérgio Guberman, diretor da empresa de tecnologia, o software destina-se a empresas de grande porte que operam frotas gigantes, disponíveis para milhares de funcionários distribuídos em centenas de filiais. “A plataforma possibilita a centralização da frota e a administração das demandas de forma muita mais racional e econômica”, expõe Sérgio. A Neoenergia já está implantando o software na Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), e na sequência virão outras empresas do grupo, inclusive a Companhia Energética da Bahia (Coelba).

JadLog foca no mercado de e-commerce

Com o objetivo de expandir a atuação no mercado de e-commerce, a JadLog (Fone: 11 3563.2000) investiu cerca de R$ 2 milhões em sua nova sede, que possui uma área de 42.000 m², em São Paulo, e R$ 1 milhão na renovação da frota e tecnologia para atender as operações de transportes de cargas. Os investimentos fazem parte dos resultados conquistados pela empresa no segundo semestre de 2015, ao registrar o crescimento de 8%. “Trabalhamos no segmento de encomendas expressas no qual o e-commerce vem sendo o grande atrativo e hoje já representa 23% do nosso faturamento”, comenta a coordenadora de marketing, Roberta Cury.

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