Terminal de cargas de Manaus informatiza pesagem e registra ganho operacional de 30%

08/03/2016

O Terminal de Logística de Carga (Teca) do Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM) automatizou todo o processo de pesagem de cargas destinadas à importação e exportação. Após o registro de peso, as informações das balanças são automaticamente registradas no sistema TECAplus. Com a automatização, o Teca registrou ganho operacional de 30%. Quando pesado manualmente, o procedimento chegava a durar até 3 horas para ser concluído.

A novidade proporciona mais eficiência no tempo de fechamento de voos, menor contato físico com o carregamento e maior capacidade de processamento de voos simultâneos. Além disso, eliminou a possibilidade de divergências no registro de pesos, tornando o armazenamento de cargas mais dinâmico.

O Teca do aeroporto manauara foi o primeiro da Rede Infraero a informatizar todo o processo. A medida segue as normas da Portaria nº 3.518/2011 da Receita Federal do Brasil (RBF).

De acordo com o líder de projetos da Gerência de Infraestrutura e Logística, Jonas Batista da Silva, a experiência servirá de base para outros terminais que trabalham com despacho aduaneiro de mercadorias. “Para se tornar possível a automatização, a balança tem de ter uma interface que possa ser ligada ao computador. A partir dessa experiência, que funcionou bem, vamos expandir a medida para todos os demais terminais”, explicou.

O gerente de Negócios em Logística de Carga, Nilson Teixeira, explica que o cumprimento desta exigência da Receita Federal otimizou todo os procedimentos do Teca. “A implantação do sistema de integração de balanças ao TECAplus no Teca Manaus proporcionou agilidade e confiabilidade em nossos processos”.

Líder em movimentação de cargas da Rede Infraero

O Teca de Manaus foi responsável por mais de 40% do total de cargas movimentadas pela Infraero em 2015.

Passaram pelo terminal 123.009 toneladas de carregamento: 25.852 t de cargas importadas e 2.645 t exportadas. A movimentação nacional foi de 94.512 t.

Eletroeletrônicos, autopeças e metais preciosos estão entre os itens mais movimentados.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Asia Shipping anuncia aquisição da Hórus Logística
DHL Express e Águia Sistemas selam parceria para inauguração do maior centro de processamento de cargas do Brasil
Armac aumenta atuação em portos e ferrovias e bate recordes de movimentação de açúcar e fertilizantes
Maersk abre inscrições para o programa Formare 2025 em Santos
RIOgaleão Cargo monta operação para receber atualização de supercomputador de mais de 19 toneladas
Intelipost espera ultrapassar 25 mil cotações de frete por minuto na Black Friday 2024

As mais lidas

Nada encontrado