O Tecon Rio Grande, terminal de contêineres do Grupo Wilson Sons, registrou em dezembro o melhor índice de produtividade do ano. Foram movimentados 72 contêineres por um único guindaste STS (Super Post Panamax Ship to Shore) no período de uma hora. O resultado foi obtido durante operação com navio CMA CGM Rio Grande, da linha Bossa Nova.
Toda a operação durou 13 horas e 40 minutos e movimentou no total 1.516 contêineres. O último recorde conquistado foi em maio, em operação com o navio CMA CGM Magadalena, também da linha Bossa Nova Service. “A nossa produtividade melhora a cada ano. O Tecon Rio Grande se consolida como terminal de primeira linha no país, com tecnologia de ponta e excelência em segurança”, destaca Paulo Bertinetti, diretor presidente do terminal.
Hoje a média de produtividade do Tecon Rio Grande é de 92,72 mov/h, uma melhora de 89% nos últimos cinco anos. Entre os fatores que contribuíram para os índices positivos estão o treinamento constante da equipe, além dos investimentos em tecnologia, com a implantação do sistema Navis N4, e a compra de novos equipamentos. O terminal conta hoje com nove STSs (capazes de operar em navios de até 24 contêineres de largura) e 22 RTGs (Rubber Tyred Gantry), guindastes móveis utilizados na movimentação dos contêineres no pátio, sendo oito elétricos, além de dois mobile cranes (guindaste com 100t de capacidade) e 56 tratores de pátio.
Com mais de 20 anos, o Tecon Rio Grande é um dos mais importantes terminais de contêineres da América Latina. Opera as principais linhas de navegação que escalam o país e atende a cerca de três mil importadores e exportadores, tendo se tornado fundamental para o desenvolvimento econômico do estado do Rio Grande do Sul.