A Nuvem Envio, unidade de negócios especializada em soluções de logística da Nuvemshop – plataforma de e-commerce que é líder na América Latina –, entregou 9,5 milhões de encomendas no Brasil em 2024, representando um aumento de 46% em relação a 2023 (6,5 milhões). Os estados que mais se destacaram pelo volume de entregas foram São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná.
“No último ano, trabalhamos focados em otimizar o nosso ecossistema de envios e permitindo que todos os clientes da Nuvemshop tenham acesso a um serviço de logística robusto que atenda suas necessidades, independentemente de sua localização e do tamanho do seu negócio. Em 2023, tínhamos dois serviços: o Nuvem Envio Coleta e o Nuvem Envio Correios. Em 2024, lançamos o Nuvem Envio com Pontos de Postagem para clientes que estejam nas cidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais e também o serviço Nuvem Envio Jadlog para lojistas de todo o Brasil. Com esta evolução constante, conseguimos ampliar a nossa oferta de envios entregando preços e prazos competitivos e com toda a qualidade da Nuvemshop”, destaca Frank Chu, Diretor de Produto para Nuvem Envio.
Os segmentos responsáveis pelos maiores números de entregas foram Moda, Acessórios, Higiene, Beleza, Suplementos e Fitness. Já os meses com maiores processamentos de encomendas foram novembro e dezembro, 20% mais fortes que os demais meses do ano, principalmente por conta da Black November. Apenas em novembro foram processados 1,1 milhão de pacotes e, em dezembro, 1 milhão.
Expansão operacional no Brasil e Argentina
Em 2024, a Nuvem Envio expandiu a atuação logística em Minas Gerais, um dos estados que mais faturam com o e-commerce, com duas novidades: um novo cross docking, com área 42% maior do que o local anterior, que possibilitou um aumento em 55% na capacidade de processamento diária de pacotes e o lançamento do Nuvem Envio com Pontos de Postagem, com um total de 39 pontos que recebem encomendas em Belo Horizonte, Betim, Contagem e outros 14 municípios do estado de MG. A empresa também aumentou em 60% a capacidade de processamento de encomendas nos cross dockings em São Paulo e Minas Gerais.
Além da expansão operacional no Brasil, a companhia anunciou sua chegada à Argentina, por meio do serviço Envio Nube, em maio do ano passado. Desde o lançamento, meio milhão de pacotes já foram enviados no país.
Objetivos e tendências de logística para 2025
De acordo com Frank, o cenário de serviços logísticos está cada vez mais competitivo, principalmente em termos de preços e prazos. Neste cenário, algumas tendências de mercado para o próximo ano são:
Múltiplas opções de envio: consumidores exigem flexibilidade, como entregas no mesmo dia, lockers e pontos de retirada, que aumentam a conveniência e fidelizam clientes.
Diversificação de transportadoras: trabalhar com vários parceiros reduz custos, melhora a eficiência e garante flexibilidade, evita atrasos, especialmente em períodos de alta demanda, como Black Friday e Natal.
Tecnologia: ferramentas como rastreamento em tempo real, gestão integrada e inteligência artificial otimizam operações, melhoram a experiência do cliente e aumentam a competitividade.
“Trabalhamos com cerca de 30 transportadoras parceiras em 2024 e vamos seguir ampliando os nossos serviços com novos parceiros. Para este ano, os nossos esforços serão direcionados para criar uma experiência de envios ainda mais ágil, simples e rápida, customizada de acordo com o que os nossos clientes buscam em uma solução logística. Tudo isso com muita tecnologia e qualidade, ajudando os nossos clientes a crescerem”, finaliza Frank.