A SCPAR, Autoridade Portuária do porto organizado de Imbituba, em sua trajetória de resultados expressivos, concluiu os primeiros sete meses do ano com números históricos. Em relação ao mesmo período de 2023 houve um crescimento de 12% na movimentação de cargas, somando cerca de 5 milhões de toneladas e recorde histórico de produtividade para o acumulado do ano.
Os resultados demonstram que o Porto de Imbituba continua em franca evolução e no caminho certo para a consolidação de sua expansão operacional.
Para o Secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias – SPAF, Ivan Amaral, “Este é um resultado muito importante para o Porto de Imbituba. Os números expressam todo um trabalho coletivo que vem contribuindo para o desempenho logístico de Santa Catarina e também para a economia da região Sul Catarinense”, afirma.
“Este resultado é motivo de celebração para toda a cadeia logística e portuária do Estado de Santa Catarina e reflete o esforço da comunidade portuária de Imbituba, cujo trabalho tem sido motor desses patamares de crescimento, ao mesmo tempo em que o olhar estratégico do Estado busca tornar realidade medidas e obras estruturantes que vão permitir a continuidade de atendimento da demanda crescente pela utilização deste Porto”, avalia o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Urbano Lopes de Sousa Netto.
No que diz respeito ao fluxo de embarcações, de janeiro a julho de 2024, atracaram 190 navios no Porto de Imbituba, aumento de 13% em relação ao mesmo período de 2023.
Em julho constatou-se uma manutenção no fluxo comercial de movimentações de cargas do Porto, com um declínio no número de embarques em relação ao mês anterior (-18%) e também em relação ao mesmo período de 2023 (-22,6%), com os embarques sendo o principal curso dos produtos que passaram pelo Porto. Já os desembarques tiveram decréscimo em julho (-29%), se comparados ao mês de junho de 2024 e uma leve redução (-7,3%) em relação a julho de 2023.
Dentre todo fluxo comercial de cargas do Terminal de Imbituba (embarques e desembarques), os maiores volumes operados no mês de julho foram o coque de petróleo, o açúcar, os contêineres, o farelo de milho e o sal. Como destaque no fluxo de cargas, a movimentação de mais de 128 mil toneladas de açúcar (granel), aumento expressivo (+156%) em relação a junho do presente ano.
De janeiro a julho de 2024, a liderança das exportações (52% do total) vem acompanhada de alta de 13% na tonelagem enviada ao exterior, se comparado ao realizado no mesmo período de 2023. Em contrapartida, as importações garantiram a fatia de 38% das operações com cargas no Porto de Imbituba, com aumento de 19 % na comparação com o mesmo período de 2023.
Em referência à cabotagem, navegação entre portos do mesmo país, a mesma representou 9,2% da movimentação do Porto no acumulado de janeiro a julho, indicando uma redução de (-15,8%) na quantidade de cargas em relação ao mesmo período do ano passado.
Os granéis sólidos representaram mais de 4 milhões de toneladas no acumulado do ano, crescimento superior a 10% no comparativo com o mesmo período de 2023. Tais cargas (Granel sólido) representam 81,5% de toda a movimentação portuária, com especial relevância para o coque de petróleo que operou mais de 1,2 milhão de toneladas em 2024. No contexto geral, as maiores movimentações, dentro da rubrica granel sólido, foram de coque de petróleo, açúcar, sal, farelo de milho e fertilizantes.
Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Governo Federal), as operações de importação e exportação em Imbituba movimentaram mais de 1,2 bilhão de dólares, nestes primeiros sete meses de 2024, crescimento de 14,5% em relação ao mesmo período de 2023.