Com 89 anos de história, a maior entidade patronal da América Latina, e responsável por representar quase 40 mil empresas na região metropolitana de São Paulo, empossou o empresário Marcelo Rodrigues como seu novo presidente para o triênio de 2025-2027. O gestor sucede a Adriano Depentor, que comandou o sindicato pelos últimos três anos.
A cerimônia realizada no dia 11 de fevereiro último, na sede da entidade, em São Paulo, SP reuniu mais de 250 pessoas, entre líderes do setor, autoridades políticas, imprensa, familiares e amigos de Rodrigues. Na ocasião, também foi apresentada a composição da nova diretoria que trabalhará em conjunto com o presidente da casa.

Durante a solenidade estiveram presentes personalidades políticas como o secretário de governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD); o vereador e presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Ricardo Teixeira (União Brasil); a deputada estadual, Carla Morando (PSDB); e o vice-prefeito de Guarulhos, Thiago Fonseca (Novo).
Também prestigiaram o evento, líderes de entidades do setor: Carlos Panzan, presidente da FETCESP; Eduardo Rebuzzi, presidente da NTC&Logística, e Flávio Benatti, vice-presidente da CNT.
Em seu discurso de posse, o novo presidente se comprometeu a liderar com visão estratégica e determinação, optando sempre pelo diálogo aberto. “É vital atuarmos juntos para melhorar as condições de trabalho de nossos colaboradores, garantindo não apenas a segurança e o bem-estar, mas também reconhecendo o valor imensurável que cada profissional traz para nosso setor. Nosso compromisso é com um crescimento sustentável, justo e rentável para todos. Juntos, avançaremos transformando o transporte rodoviário de cargas, buscando não apenas o sucesso econômico, mas também contribuindo positivamente para a sociedade e para o país”, afirmou.
Rodrigues assume a presidência do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região – SETCESP após ter atuado como vice-presidente na gestão anterior. Agora, ele também passa a presidir o IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Cargas). Também é membro do Conselho Fiscal da FETCESP (Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo) e do Conselho Superior da NTC&Logística. Além disso, possui mais de 30 anos de experiência no setor de transporte rodoviário de cargas e é empresário e fundador da MR Express Transportes.
Composição da Gestão 2025-2027 do SETCESP
Marcelo Rodrigues, presidente
Vice-presidentes: Helio José Rosolen, Ramon Garcia de Alcaraz, Roberto Mira Junior, Thiago Menegon, Cesar Francisco Pelucio.
Secretários: Luis Felipe Machado, André Fernando Rossetti, Robson Assis Ribeiro
Tesoureiros: Evandro Ferrari, Deraci Pereira, Luiz Rustiguel.
Integrantes do Conselho Fiscal: Altamir Cabral, Marinaldo dos Reis, Barbara Calderani, Armando Masao Abe, Marina Lima, Giuliano Paulo Reali
Presidente executiva: Ana Jarrouge
Diretores de especialidade e coordenadores das comissões técnicas
– Abastecimento e Distribuição: Marinaldo Barbosa
– Transporte Aduaneiro: Marina Lima
– Cargas Completas: Luiz Rustiguel
– E-commerce: Guilherme Juliani
– Farmacêuticos: Gylson Ribeiro
– Mudanças: Rafael Granero
– COMJOVEM SP: Lorine Romunhão
– Estudos Tributários: Adauto Bentivegna Filho
– Recursos Humanos: Carolina Resuto
– Sustentabilidade: Fernanda Veneziani
– Vez & Voz: Camila Florencio