ILOS promove missões internacionais de logística aos Estados Unidos e à Europa

17/05/2017

Todos os anos, o ILOS (Fone: 21 3445.3000) realiza Missões Internacionais de Logística, que têm como intuito capacitar executivos e lideranças por meio de visitas técnicas, palestras com convidados especiais e uma imersão nas melhores práticas de logística utilizadas por grandes empresas do mundo.
Segundo explica Cesar Lavalle, sócio executivo, durante o ano, o ILOS atua em parceria com instituições internacionais levantando temas de vanguarda, melhores práticas, uso da tecnologia, inovação e conteúdos relevantes sobre a contribuição que diferentes organizações estão trazendo para a logística.
Desta forma, os principais objetivos das Missões são: expandir o conhecimento de negócios em termos globais e explorar práticas adotadas em diferentes países, possibilitando aos participantes a reflexão sobre a implementação de soluções no contexto de suas empresas; possibilitar que o participante compare, na prática, a dinâmica do contexto de negócios em cada região e suas diferentes formas de reação frente às mudanças do cenário mundial; promover a troca e o networking entre as comunidades que estudam e praticam logística no mundo inteiro.

Destinos em 2017
Em 2017, estão abertas as inscrições para as seguintes Missões Internacionais: Estados Unidos (Silicon Valle e Reno) e Europa (Holanda, Bélgica e Alemanha).
“Nos Estados Unidos, o ambiente de negócios é dinâmico, eles priorizam resultado no curto prazo. Não estão concentrados se o modelo de negócio é o melhor. Diferente do que pensam os europeus e os brasileiros, que buscam a perfeição, os americanos conseguem se reinventar rapidamente. Se uma instalação não dá certo, eles não têm receio de fazer tudo do zero, se esta for a opção mais vantajosa”, comenta Lavalle.
Já na Europa, o mais interessante é a organização, a produtividade e a eficiência logística em função da alta complexidade operacional. Vale destacar o uso do transporte multimodal – ferrovia, rodovia e sistema aquaviário de forma inovadora. Existem muitos incentivos para que os modais se integrem, pois os custos da terra e de pessoal no continente europeu são muito mais altos do que nos Estados Unidos.

Missão Internacional de Logística – EUA
Esta Missão caracteriza-se pela diversidade de setores da economia e de processos de logística & Supply Chain Management. Distribuição e automação se destacam nas visitas a empresas instaladas na região de Reno, Nevada, por conta dos incentivos fiscais, para atender o mercado californiano. No outro extremo, na região da Baía de São Francisco, o grupo tem a oportunidade de conhecer o Porto de Oakland, bem como empresas de alta tecnologia instaladas no Silicon Valley, quando a abordagem é mais estratégica e global. Sustentabilidade também é um tema que permeia a programação, uma vez que já é parte integrante do dia-a-dia de empresas líderes.
“O principal objetivo é apresentar as soluções logísticas adotadas por empresas de vanguarda dos EUA e discutir a implementação dessas soluções no contexto das empresas participantes”, explica Lavalle.
Empresas visitadas: Leviton Manufacturing; Wal-Mart; Diapers; Amazon.com; Starbucks Manufacturing Plant; Port of Oakland; FedEx; Patagonia; SanDisk; Google; Tesla; Chewy.com; APL Logistics.

Missão Internacional de Logística – Europa
A Missão Internacional Europa inclui portos estratégicos e com infraestrutura eficiente, como Rotterdam na Holanda e Antuérpia na Bélgica, que funcionam como gateway de corredores logísticos multimodais para atendimento continental. O programa também inclui Centros de Distribuição, como o da Nike, que atende todo o continente europeu e empresas de tecnologia como a VanDerLande Industries.
O nível de sofisticação na integração dos diversos modais de transporte é uma ótima referência a ser seguida no Brasil. Nesse sentido, o programa desta missão tem como objetivo dar a oportunidade aos executivos analisarem os desafios provenientes da realidade brasileira com base em práticas de sucesso no continente europeu.
Empresas visitadas: Bélgica – Nike e Porto de Antuérpia; Alemanha – Duisport e Lila Logistik; Holanda – Flora Aalsmeer, Porto de Rotterdam, Kuehne + Nagel, VanDerLande Industries, Aeroporto de Schiphol, Menzies Aviation e Dinalog.

Público
“Atendemos um público diversificado, tanto de executivos que são muito bons na parte técnica, e buscam maior experiência na área gerencial, quanto executivos que vieram de empresas com estrutura familiar e buscam aprender melhores práticas, metodologias e implantar inovações. Tomadores de decisão representaram na última edição cerca de 92% dos participantes”, diz o sócio executivo do ILOS.

Fórum
Para dar continuidade a este processo de aprendizado e networking que as missões propiciam aos participantes, cada inscrição incluirá uma cortesia para o XXIII Fórum Internacional de Supply Chain & Expo.Logística, que será realizado nos dias 17, 18 e 19 de setembro em São Paulo, SP, e do qual a Logweb é uma das apoiadoras.

Compartilhe:
savoy
Veja também em Conteúdo
A Logweb deseja a todos um 2025 de muito sucesso e saúde!
Randoncorp | Fundo Natura Ventures realiza primeiro aporte na startup de logística Abbiamo, investida da RV
Vale-Pedágio Obrigatório passa a ser 100% digital em 2025
Azul Cargo Express transporta 580 mil toneladas de mercadorias do agronegócio brasileiro para o exterior
3 tendências para o mercado de tecnologia para 2025
J&T investe R$ 14 milhões e aumenta capacidade de processamento de pacotes em 32%

As mais lidas

Nada encontrado