
Os desafios para os profissionais de logística em 2025 refletem um cenário de rápidas transformações tecnológicas, mudanças nas cadeias de suprimentos globais e exigências crescentes por parte dos consumidores e regulamentações de órgãos competentes ligados ao segmento.
Podemos considerar alguns dos principais aspectos desses desafios, colocados abaixo:
1. Digitalização e Automação
– Integração de tecnologias, considerando um novo cenário com o desenvolvimento e aplicação da Inteligência Artificial (AI);
– Resistência à mudança de alguns segmentos, quanto ao desenvolvimento e implementação dos processos de digitalização nas empresas;
– Capacitação das equipes – Treinamentos e aperfeiçoamento em operações multifuncionais, para esse novo cenário.
2. Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental
– Pressões regulatória – Cumprir regulamentações ambientais definidas pelos órgãos governamentais;
– Operações mais sustentáveis, com a implantação de soluções tecnológicas e inovadoras, com objetivo de manter um crescimento sustentável nas organizações;
– Economia circular – Incorporação e desenvolvimento desse novo conceito.
3. Globalização e Geopolítica
– Disrupções nas cadeias globais de suprimentos;
– Regionalização das cadeias de suprimentos, através da Implantação de hubs regionais;
– Regulatório de compliance – Ajuste às normas e procedimentos de governança corporativa.
4. Demanda por Personalização e Velocidade
– Logística última milha – Atender às crescentes exigências do mercado e expectativas dos clientes;
– Flexibilidade operacional – Adaptação rápida às mudanças e às novas tecnologias;
– Gestão de estoques – Aprimorar o controle do working capital, eliminação de retrabalhos e desperdícios.
5. Escassez de Talentos
– Formação e contenção de novos talentos;
– Mudança do perfil dos profissionais da logística, para atender às novas exigências do mercado de trabalho.
6. Segurança e Gestão de Riscos
– Cibersegurança – Desenvolvimento de novas tecnologias e processos de gestão compartilhados;
– Riscos climáticos e desastres naturais – Planejamento preventivo;
– Fraudes e roubos – Rever os processos e procedimentos atuais, com objetivos de melhorias contínuas no monitoramento e rastreamento das operações.
7. Crescimento do E-commerce e Omnicanalidade
– Integração omnichanel – Gerenciar o crescimento dessa modalidade e resultados esperados;
– Logística reversa – Necessidade de uma maior integração dentro da cadeia de abastecimento, pela busca da eficiência no processo;
– Concorrência acelerada – Entender o mercado e expectativas dos clientes;
8. Pressão por Redução de Custos
– Otimização de recursos – Reduzir custos operacionais através da multifuncionalidade operacional;
– Tecnologias acessíveis – Business Inteligence, Artificial Inteligence, Sistemas de Gestão – ERPs, TMS, WMS, monitoramento, rastreamento, entre outros já disponíveis;
– Gestão da Eficiência Energética – Combustíveis, eletrificação de frota, manutenções preventivas na gestão de frota;
– Inovações tecnológicas para modernização da infraestrutura operacional, assim como investimentos necessários para aumentar a eficiência e produtividade;
Soluções propostas para vencer esses desafios
– Investir em educação continuada e parcerias com startups e fornecedores tecnológicos;
– Adotar uma postura proativa em inovação, buscando sempre antecipar tendências.
– Criar redes de colaboração com outras empresas, aproveitando oportunidades para compartilhar infraestrutura e recursos humanos e materiais.
Esses desafios exigirão que o profissional de logística desenvolva uma visão estratégica, flexível e adaptável ao cenário global dinâmico, considerando seu ambiente interno – empresa – assim como seu ambiente externo – concorrência e mercado.