Clark comemora 100 anos na indústria de empilhadeiras

17/05/2017

A Clark Empilhadeiras (Fone: 19 3856.9084) comemora, agora em 2017, 100 anos de atuação no segmento de empilhadeiras.
Toda a história começa na fábrica em Buchanan, Michigan, EUA, com Eugene Bradley Clark, engenheiro mecânico e empresário do ramo de brocas para a indústria ferroviária, aros e eixos de aço para carros. Ele buscou uma resposta para a questão da eficiência de como movimentar materiais de A para B de forma mais rápida e barata, sem a necessidade de força humana.
Mais especificamente, ele queria transportar areia e cargas pesadas das fundições de tornos das instalações da fábrica. Uma equipe de funcionários da Clark construiu, então, um pequeno “caminhão” com plataforma de três rodas com uma caixa com capacidade para transportar cargas de até duas toneladas. Era um “caminhão” estranho – a direção era invertida e não havia freios – mas o “Tructractor”, como era chamado, serviu perfeitamente para seu propósito.
Seguiu-se, então, com o primeiro caminhão movido a gasolina, o “Truclift”, em 1920, antes que Clark lançasse a primeira empilhadeira com um elevador hidráulico, o “Tructier”, em 1928.

Sinônimo de empilhadeiras
A eficiência na movimentação transformou-se em um foco principal em 1942, quando a Clark também construiu o “Carloader”, a primeira empilhadeira elétrica capaz de trabalhar em um único turno diário. Em 1943, a empresa foi a primeira fabricante de empilhadeiras a colocar adesivos de aviso e segurança nos seus equipamentos. Até então, a empresa tinha se tornado tão conhecida que o nome Clark tornou-se sinônimo de empilhadeiras, e dominou o mercado de empilhadeiras industriais entre os anos de 1950 e 1960.
No entanto, não houve desaceleração no ritmo das inovações. Em 1952, a Clark expandiu sua carteira para incluir programas de formação para operadores, que nunca tinham sido oferecidos antes. Outro grande avanço na tecnologia veio em 1956, quando a Clark desenvolveu a primeira torre vertical com vigas em I. Este design inovador melhorou significativamente a estabilidade vertical.
Em 1967 vieram dois grandes sucessos, quando a Clark introduziu o primeiro protetor de carga como padrão em todas as empilhadeiras para operadores sentado. A empresa também desenvolveu e comercializou o modelo “TW”, a primeira empilhadeira elétrica de três rodas facilmente manobrável. Em 1976, a Clark produziu sua 500.000ª empilhadeira, atingindo a marca de um milhão de unidades em 1997.

Celebrações
Em maio de 2017, colaboradores, clientes e distribuidores da Clark de todo o mundo se reunirão em Lexington, Kentucky – EUA para celebrar a longa jornada da empresa em se tornar uma marca global na indústria de empilhadeiras, uma jornada que começou com um único empreendedor. As comemorações do aniversário terão lugar em um local que não é apenas historicamente significativo – também continuará a ser um site proeminente para a empresa no futuro.
A Clark Material Handling está aumentando a produção na planta de Lexington em 200%. Em maio de 2016, a fábrica de Lexington começou a produzir a popular empilhadeira elétrica de quatro rodas ECX e a empilhadeira elétrica de três rodas TMX, ambas fabricadas anteriormente na fábrica de San Luis Potosí. A planta de Lexington continuará produzindo os modelos elétricos.
A expansão marca a primeira fase das atividades globais da Clark na América do Norte, no Brasil e na Europa, cuja conclusão está prevista para 2020 e visa aumentar em 1,5 vezes a capacidade de produção existente.

Lema para 2017
“One purpose, One Brand, One Century, One Legacy”. Este é o lema para 2017 adotado pela Clark.
A família GTS25-33, lançada em 2016, destaca o que fez da Clark a marca mundial do mercado para manuseio de materiais: como sempre, a Clark combinou uma configuração padrão premium e motores potentes e eficientes em termos de combustível (Diesel e GLP) com um design robusto baseado no seu próprio princípio “Feitas para Durar”.
A família GTS25-33, com freios a disco banhado a óleo, combina transmissão de alto desempenho com capacidade de carga nominal de 2,5 a 3,3 toneladas. Por essas características, essa família foi escolhida para ser a edição especial e limitada de aniversário que chega ao Brasil em maio e se estenderá até dezembro desse ano, com uma aparência inovadora e moderna: rodas pretas, o logotipo do centenário na torre, o adesivo de edição de aniversário na lateral e o novo modelo de assento especial com um relevo “1917” e insígnia de Eugene Clark.
Rumo ao crescimento
“Dos mais de 1,3 milhão de empilhadeiras Clark produzidas desde 1917, algumas até hoje ainda estão em uso. Isto sublinha a nossa reivindicação de não só oferecer o melhor custo-benefício do mercado, como também as mais robustas das empilhadeiras”, afirma Daniela Gomes, responsável pelo marketing da Clark Brasil. Ainda segundo ela, o princípio “Feitas para Durar” está provando o seu valor até hoje, o que significa que a Clark continua a ser um dos dez maiores produtores de empilhadeiras do mundo. “A Clark foi adquirida pelo grupo coreano Young An da Coréia do Sul em 2003 e sua rede de distribuição no mundo conta com mais de 550 distribuidores em mais de 100 países em todos os continentes. As atividades operacionais da Clark são gerenciadas em quatro matrizes ao redor do mundo e no Brasil conta com 15 distribuidores autorizados em 36 pontos, atendendo 100% do território nacional”, explica Daniela.

Linha de produtos expandida
“O histórico da Clark reflete o sucesso no desenvolvimento de empilhadeiras e sua adaptação às diferentes exigências da indústria e do mercado”, continua Daniela, referindo-se às várias capacidades de empilhadeiras elétricas e a combustão oferecidas, entre 1,5 e 8 toneladas. “A expansão de nossa linha de produtos, que inclui as empilhadeiras elétricas, também está de acordo com o nosso objetivo de antecipar tendências e atender às necessidades do mercado – tanto para clientes finais quanto para nossos distribuidores. Por exemplo, as empilhadeiras a combustão modelo GTS25/30/33, lançadas em agosto de 2016, foram extremamente bem recebidas pelo mercado. Em breve, a Clark lançará novos modelos elétricos, completando ainda mais sua linha de produtos”, finaliza a responsável pelo marketing da Clark Brasil.

Compartilhe:
savoy
Veja também em Conteúdo
A Logweb deseja a todos um 2025 de muito sucesso e saúde!
Randoncorp | Fundo Natura Ventures realiza primeiro aporte na startup de logística Abbiamo, investida da RV
Vale-Pedágio Obrigatório passa a ser 100% digital em 2025
Azul Cargo Express transporta 580 mil toneladas de mercadorias do agronegócio brasileiro para o exterior
3 tendências para o mercado de tecnologia para 2025
J&T investe R$ 14 milhões e aumenta capacidade de processamento de pacotes em 32%

As mais lidas

Nada encontrado