O mercado farmacêutico brasileiro obteve o faturamento de R$ 142 bilhões em 2023, segundo o 7º Anuário Estatístico do setor, desenvolvido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Em comparação com 2022, o segmento apresentou um avanço de 8,53%. Para atender a demanda de entregas das indústrias em São José dos Campos (SP), Litoral Norte e outras cidades do Interior Paulista, a Ativa Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, continua com seu planejamento estratégico e investe novamente para ampliar sua filial localizada em São José dos Campos para potencializar a sua capacidade de transporte.
Segundo Marcelo Souza, Diretor de Planejamento Operacional, em 2023, a estrutura da Ativa Logística em São José dos Campos registrou aumento de 186% na movimentação de produtos dos segmentos de saúde, beleza e bem-estar em relação a 2022.
Em função desta nova realidade operacional, para 2024, Souza afirma que a empresa se antecipa e investe para melhorar sua infraestrutura e estar adequada para atender a demanda atual e dos próximos anos.
Localizada à rua Jaguarão, 45, Chácaras Reunidas, a ampliação da infraestrutura logística conta com área que segue todos os requisitos de temperatura para armazenagem dos produtos do segmento de saúde.
Em 2023, a Ativa Logística obteve um faturamento de R$ 600 milhões, representando um crescimento de 25% em relação a 2022. Para 2024, a empresa espera atingir um crescimento ainda maior, e está rumo a um bilhão nos próximos anos.
Operações logísticas no Brasil
Para proporcionar mais agilidade aos segmentos do setor de higiene, beleza e farma, a Ativa Logística inaugurou no final do primeiro semestre de 2024, um grande centro de distribuição em Barueri (SP), que conta com um sorter, sistema de automação que possui 2 kmde comprimento de esteira.
Com 28 anos de história, a Ativa Logística possui 24 centros de distribuição localizados nos estados das regiões Sul, Sudeste e Goiânia (GO), com frota composta por mais de 1.800 veículos para operações nos modais aéreo e rodoviário.
Em 2023, a movimentação de cargas atingiu a marca de 279 mil toneladas, representando 50 milhões de volumes entregues nos modais aéreo e rodoviário para clientes dos segmentos de saúde, beleza e bem-estar. Nos últimos dois anos, a Ativa Logística desenvolveu mais de 40 projetos focados em ESG.