A Emergent Cold LatAm, considerada a maior empresa de armazenamento e logística de alimentos a temperatura controlada da América Latina, acaba de receber, na sua nova unidade de Guarulhos, SP, a certificação internacional EDGE Advanced, um dos mais respeitados selos de sustentabilidade para construções. Essa é a 10ª unidade da companhia a atingir este padrão de excelência e a segunda no Brasil, reafirmando o compromisso da empresa com práticas sustentáveis e inovação na cadeia de frio.
O programa EDGE (Excellence in Design for Greater Efficiencies), desenvolvido pela International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial, reconhece projetos que adotam soluções sustentáveis para reduzir impactos ambientais. No caso da planta de Guarulhos, inaugurada em novembro, os resultados são expressivos:
– 41% de redução no consumo energético;
– 45% de economia no uso de água;
– 46% de redução no carbono incorporado nos materiais de construção.
No Brasil, a outra unidade com certificação EDGE Advanced está localizada no Rio Grande do Sul. Já no Chile, a Emergent Cold LatAm fez história ao conquistar a certificação EDGE Zero Carbon para um de seus armazéns, tornando-o o primeiro no mundo a operar com neutralidade de carbono no setor de alimentos a temperatura controlada. “A sustentabilidade é um dos valores da empresa e está no centro da nossa estratégia de negócios. Estamos nos esforçando para adotar os padrões EDGE Advanced em todas as novas construções, reforçando nosso compromisso em construir um futuro mais eficiente e sustentável para a logística de alimentos na América Latina”, destaca David Palfenier, presidente da Emergent Cold LatAm.
Em tempo
Com R$ 400 milhões investidos em sua nova planta em Guarulhos, a Emergent Cold Latam inaugurou o segundo armazém na unidade, no dia 21 de novembro, consolidando-o como a maior estrutura de armazenamento de alimentos a temperatura controlada da companhia na América Latina – veja mais em https://logweb.com.br/emergent-cold-latam-amplia-capacidade-de-armazenamento-em-20-com-novo-armazem-em-guarulhos-sp/. A planta completa representa um aumento de 20% em sua capacidade de armazenamento no Brasil, atendendo demandas para diferentes temperaturas (seco, refrigerado e congelado). A nova instalação soma-se ao armazém já em operação no local, totalizando capacidade para armazenar 51 mil paletes, distribuídos em uma área total de 347.000 m³- a maior estrutura da empresa na América Latina. Essa expansão integra o plano de investimentos da companhia de pelo menos R$ 1,2 bilhão anunciado pela empresa em 2023 para 2 os anos seguintes, e reforça a liderança da Emergent Cold Latam no setor.