A proximidade de importantes datas para o comércio, como a Black Friday e as festividades de Natal e Ano Novo, tem aquecido as estratégias de armazenagem dos segmentos mais requisitados nessa época do ano. E-commerce, indústrias de alimentos e bebidas, empresas de atacado e varejo físico e online – esse último com projeção de aumento em 9% nas vendas, segundo a consultoria Neotrust Confi -, são alguns exemplos de setores que investem na ampliação da capacidade de estoque para garantir que os consumidores finais sejam atendidos com rapidez e, claro, consigam comprar o produto desejado.
“Contar com uma previsibilidade de estoque garante que a empresa possa atender o aumento de pedidos, diversificar a gama de produtos e melhorar a experiência do cliente. E uma solução prática, rápida de ampliação da capacidade e que não onera nos orçamentos das companhias é a locação de galpão lonado, uma vez que é possível contar com esse tipo de montagem em qualquer terreno ou espaço”, comenta o diretor Comercial e de Marketing da Tópico, Sérgio Gallucci.
O especialista explica que na companhia, que é líder nacional na fabricação, venda e locação de galpões lonados, a demanda pelo serviço de montagem no segundo semestre aumentou e que é possível estruturar o ativo, muitas vezes, em menos de uma semana.
“Independente do tamanho da área, contar com uma infraestrutura flexível é vantajoso por ser totalmente adaptável às necessidades da empresa. Ao longo dos anos, já atendemos diversos clientes que, felizmente, ultrapassaram as metas internas e precisaram rever os estoques e ampliar a capacidade de armazenagem em questão de dias, pois a ocupação precisava ser imediata”, enfatiza o diretor.
Solução Sustentável – Além do galpão lonado ser uma solução mais sustentável do que a construção de um espaço de alvenaria, o ativo conta com outras vantagens como a resistência às mais variadas condições climáticas, baixo custo de manutenção, redução no custo total final da operação logística e a possibilidade de ter um contrato ajustado de acordo com o período de utilização.
“Outra grande vantagem dos lonados é que a fabricação envolve materiais mais leves e recicláveis, contribuindo significativamente para o meio ambiente e a redução de emissões de carbono”, pontua Gallucci.