Avião da FAB leva 40 toneladas de doações do Ibrachina de SP para Canoas, na grande Porto Alegre

09/05/2024

Um avião da Força Aérea Brasileira com 40 toneladas de doações, entre água, alimentos e itens de higiene pessoal, arrecadados pelo Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), saiu da Base Aérea de São Paulo na manhã desta terça-feira (07) com destino à cidade gaúcha de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. Até o momento, foram arrecadadas 300 toneladas de alimentos, que estão sendo levadas em aviões da FAB para ajudar os gaúchos afetados pelas enchentes. 

O Ibrachina instituiu, por meio do Smart City Council, o Comitê de Rápida Resposta (CRR) para lidar com desastres naturais, calamidades públicas e combate às emergências climáticas, que está focado nos esforços com entidades privadas, empresários, sociedade civil organizada e o Poder Público para auxiliar o Rio Grande do Sul. O estado gaúcho vive o maior desastre climático de sua história. De acordo com a Defesa Civil do RS, 374 dos 496 municípios registraram algum tipo de problema, afetando mais de 870 mil pessoas. “Ver o avião decolar carregado com doações, e com toda a rede de solidariedade de São Paulo com os gaúchos, foi emocionante. Reforça o sucesso da nossa missão no Comitê de unir forças do setor público, empresas e a comunidade para fazer a diferença” afirma Thomas Law, presidente do Ibrachina, que acompanhou a partida do avião com os donativos.

As primeiras doações foram enviadas no último sábado (4) pela Força Aérea Brasileira (FAB). A ação do CRR é articulada junto à Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul e o Deputado Federal gaúcho Alceu Moreira, presidente da Fundação Ulysses Guimarães. Ela tem apoio da Polícia Rodoviária, Polícia Militar de São Paulo e Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, além da Receita Federal.

“A presença de Thomas representando a sociedade civil é uma honra para nós e a certeza de que esse engajamento vai ser um sucesso cada vez mais. Só no último final de semana, recebemos mais de 15 toneladas de doações”, afirmou o Coronel Aviador Tiago Leonar Barbosa, da Base Aérea de São Paulo (BASP). 

O Ibrachina já realizou campanhas humanitárias semelhantes, enviando doações para minimizar os efeitos de desastres climáticos em Minas Gerais e Goiás, em 2022, bem como no litoral norte de São Paulo, em 2023. 

Além disso, o instituto e a Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras – APECC, lançaram campanha de ajuda humanitária para a arrecadação de doações como água, cestas básicas embaladas em plástico, produtos de limpeza, itens de higiene pessoal, colchões e roupas de cama e banho.

Pontos de coleta para doações: 

Ibrachina Arena | Rua Borges de Figueiredo, 1325 – Mooca, São Paulo/SP

Horário: 08h às 22h 

Garagem 55 | Rua Borges de Figueiredo, 1089 – Mooca – São Paulo/SP

Horário: 8h às 18h 

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Log CP desenvolve Marketplace dedicado para os clientes dos condomínios logísticos
Procer lança software capaz de apontar volume de grãos armazenados com 98% de precisão
Prodesp automatiza a baixa de multas de trânsito do Detran-SP
Investimentos bilionários nos portos de Santa Catarina impulsionam competitividade no comércio internacional
Armazenagem: Black Friday requer investimento e ampliação de capacidade
Armac aumenta atuação em portos e ferrovias e bate recordes de movimentação de açúcar e fertilizantes

As mais lidas

Nada encontrado