Diminuição no deslocamento de pessoas aumenta demanda por logística

25/03/2021

Especialistas apontam que a transformação digital nas empresas, considerada uma antecipação do processo de digitalização, avançou a passos largos durante a pandemia. Segundo relatório de abril de 2020 do Waze, aplicativo de solução em mobilidade, houve diminuição de 69% no número de quilômetros rodados no app por usuário no Brasil. Em paralelo, ocorreu um aumento significativo na demanda por logística, resultado da expansão dos e-commerces e das compras online no período.

Na onda da digitalização, a Pathfind, empresa especializada em otimização e redução de custos logísticos, desenvolveu um produto que une roteirizador dinâmico, aplicativo para motoristas (chamado de Paths) e torre de controle. O sistema inteligente utiliza algoritmos de machine learning, ou seja, quanto mais é usado, mais se atualiza e otimiza as rotas.

A proposta da solução, que já foi testada por clientes da empresa e está em desenvolvimento desde fevereiro de 2019, é facilitar o dia a dia da logística, uma opção viável para quem tem grandes frotas e diversas entregas diárias. “Neste formato ninguém tem no mercado, juntamos os três em um único produto, voltado para veículos de entrega, de médios a grandes”, explica Antonio Wrobleski, presidente do Conselho Administrativo da Pathfind.

O produto realiza o cadastro de todos os clientes e as respectivas entregas, planeja o trajeto – com opção de priorizar consumidores, mostra no dashboard todas as rotas, atrasos, distância, pedidos e visitas, além da classificação dos tipos de serviços: entrega (E), entrega e coleta (E+C) e/ou coleta (C). “O sistema utiliza o GPS do celular. Tem histórico da rota, cria relatórios e é uma torre de controle – a empresa em suas mãos, já que apresenta uma visão geral do empreendimento”, destaca Wrobleski.

Com o lançamento do produto, o presidente da Pathfind acredita que haverá um aumento do compromisso com as entregas, contribuindo com todo o mercado logístico do país. “O que acontece hoje, de verdade, é que faltam ferramentas que ajudem na responsabilidade com a entrega, essencial para o cálculo do giro mensal nos estoques. Melhora Roic, Ebitda e, principalmente, lucro líquido da operação. Acreditamos muito nessa solução, pois o empresário saberá onde está o seu equipamento, onde está a sua entrega e vai melhorar a empatia e a relação entre produtor e consumidor”, finaliza o empresário.

Compartilhe:
savoy
Veja também em Conteúdo
Ypê é reconhecida por revolucionar a logística com seu CD 4.0
22º Prêmio NTC Fornecedores do Transporte celebra os principais destaques do segmento
Artigo de colunista do Portal Logweb fala sobre Peak season e logística – mais longa e com mais cuidados
Librelato amplia presença nacional da Libreparts com nova unidade em Sapucaia do Sul/RS
CCR AutoBAn reforça campanha de conscientização sobre o descarte irregular de lixo nas rodovias
HC Hornburg cria Centro de Treinamento

As mais lidas

Nada encontrado