Radix desenvolve aplicativo para aumentar produtividade e rastreabilidade de centro de distribuição em 34 filiais da Sotreq no Brasil

06/01/2020

A multinacional de tecnologia e engenharia Radix desenvolveu uma solução para aumentar o controle dos processos logísticos da Sotreq, a maior revendedora de máquinas e peças da Caterpillar no Brasil. O sistema X!Pedition foi criado para atender inicialmente o gerenciamento do Centro de Distribuição de Peças da filial de Sumaré e já está sendo utilizado em outras 34 filiais da Sotreq no país.

No cenário inicial, os controles dos processos logísticos eram feitos de forma manual pelos colaboradores da empresa. “Sendo assim, existia uma imperfeição para equalizar os processos físicos e sistêmicos, acarretando perdas de estoque, retrabalho e falta de precisão nos dados gerenciais, o que impactava o planejamento”, explica Leonardo Leda, gerente na Radix.

O principal objetivo do projeto foi reduzir os custos da operação logística através de um sistema de gerenciamento de armazém (WMS). Como consequências, obter redução das correções de estoque; aumento da rastreabilidade dos materiais; otimização dos processos do armazém e redução da necessidade de trabalhos manuais.

A solução da Radix foi o desenvolvimento de um aplicativo mobile (Android) para realizar a integração entre os processos cotidianos da operação e o SAP ECC standard. O aplicativo X!Pedition possibilitou otimizar todas as operações logísticas, desde a entrada do material até sua entrega para o cliente. O colaborador confirma uma operação no mobile e o processo é executado automaticamente no SAP, sem a necessidade de acessar o sistema. A construção da ferramenta teve cinco etapas: levantamento do processo, desenho da solução, desenvolvimento, testes integrados e go-live.

O centro da solução utiliza as funcionalidades standard do módulo WM do SAP, como por exemplo, gerenciamento de filas, sendo possível acompanhar quais colaboradores estão efetuando a guarda ou recolhimento e qual a ordem de transporte está sendo executada. Processos como a criação/confirmação de ordem de transporte; criação/atualização de volumes; emissão de nota fiscal; confirmação de entrega para o cliente e digitalização do canhoto da nota fiscal, entre outros, são feitos automaticamente.

Como resultados imediatos, houve aumento de 6% na velocidade de atendimento ao cliente; redução de 30% nas correções de estoque na entrada e 55% na saída; melhora na rastreabilidade do processo; redução da necessidade de controles manuais e impressão de papéis; redução de 30% de horas extras na operação; redução de 78% de discrepância identificada no momento do recolhimento do material; estabelecimento de novos indicadores e métricas de cálculo para eficiência operacional; aumento na confiabilidade da informação e aumento da satisfação do cliente.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Uber Flash abre cadastro para veículos de carga para envio de objetos maiores
Motz ganha prêmio Líderes do Agronegócio 2024 na categoria Distribuição e Logística
Black Friday: gerenciamento de transporte logístico no varejo pode economizar até 40% do valor do frete
Tecnologia inteligente busca reduzir acidentes por excesso de peso nas rodovias
Emergent Cold Latam
Emergent Cold Latam amplia capacidade de armazenamento em 20% com novo armazém em Guarulhos, SP
Prometeon inaugura Centro de Distribuição em Mauá, SP

As mais lidas

Nada encontrado